Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Assunto "Alfabetização"
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- ItemAlfabetização nas séries iniciais da Escola Araguacy Gonçalves no município de Antônio Gonçalves-BA(UNEB, 2002) Matos, Isadora; Silva, Eliane; Matos, Maria Iramar; Ribeiro , Ana Paula; Melo , Patrícia Viviane; Garcia, Paulo CésarEsta pesquisa pretende sondar as séries iniciais, como vem sendo formado o indivíduo, reflexões teóricas e práticas relacionadas às dificuldades no processo de alfabetização.
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.
- ItemLeitura e produção de textos na alfabetização: "idéias que norteiam a prática pedagógica nas séries iniciais"(UNEB, 2001) Santos, Maricélia Moura dos; Santos, Tânia Batista dos; Florêncio, Vanda da Silva; Freitas, Zilda de OliveiraNeste trabalho propomos uma análise das dificuldades que os alunos na alfabetização das escolas públicas de Jequitibá demonstram em aprender a ler e produzir textos, tendo como objetivos básicos: analisar as condições de leitura dos alunos na alfabetização das escolas de Jequitibá, identificar e descrever as dificuldades de leitura e escrita por parte dos alunos. O objetivo maior é propor sugestões que possam melhorar o processo de leitura e escrita nas escolas. Utilizamos como procedimentos metodológicos: entrevista, pesquisa de campo e pesquisação. Muitas crianças têm dificuldades em aprender a ler e produzir textos porque não têm acompanhamento da família ou não têm contato com o mundo letrado. Para que esses alunos progridam é necessário que o professor dedique um tempo extra, provocando situações, conversando, pesquisando junto com eles, dando oportunidade a terem contato com recursos variados, reforçando os conteúdos vistos em sala de aula para o seu desenvolvimento aprendizagem.
- ItemPráticas de letramento nas séries finais do ensino fundamental do Instituto Educacional São Francisco De Assis - IESFA(2018-03-01) Rios Elizângela Silva Barros.; Santos, Patrícia Ferreira Dos; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Girleide Ribeiro; Mendes, Márcia ReginaO presente estudo buscou identificar as práticas de letramento promovidas pelos professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, situado na cidade de Várzea do Poço, interior da Bahia. Os fundamentos teóricos que embasam este texto foram construídos a partir da obra de autores como Kleiman (2000); Mortatti (2004); PCN’s (1997); Rojo (2009); Soares (1998, 2002, 2003, 2004), entre outros. A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de observações, questionários, e teve como sujeitos da pesquisa três professores e dezessete alunos da escola acima mencionada. Diante deste estudo e, a partir da análise dos dados coletados, verificamos que os professores trabalham com alguns gêneros textuais, mas os mesmos ainda não são muito explorados, precisa de um maior aprofundamento, na maioria das vezes o texto é utilizado como pretexto para ensinar a gramática normativa, dessa forma, a metodologia utilizada pelos docentes não contribui para promover níveis mais avançados de letramento. No entanto, um dos maiores desafios que a escola precisa enfrentar é proporcionar condições ao sujeito de participar efetivamente de práticas de letramento, direcioná-lo para a formação do cidadão participativo, consciente de seu papel na sociedade, de modo que responda às exigências para inserir-se no mundo letrado.