Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Assunto "Afetividade"
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- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemRelações interpessoais professor-aluno na Escola Estadual Frei José da Encarnação(UNEB, 2007-05-02) Batista, Agnailde de Sousa; Mendes, Alzeny; Oliveira, Maria Gonçalves de; Barros, Simão Patrício dos Santos; Fontes, IsauraO presente trabalho de conclusão de curso trata de identificar e fazer reflexões a respeito das possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir de forma positiva no processo ensino-aprendizagem. Para melhor entendimento dessas relações nos atentamos em buscar subsidios que nos ajudassem a responder todas ou pelo menos quase todas as nossas dúvidas a respeito das mesmas. Vivenciamos durante as nossas entrevistas com os segmentos envolvidos a existência de alguns casos isolados de maus relacionamentos entre professores e alunos caracterizando empecilhos numa relação que se transforma a cada dia num dos grandes problemas para o desenrolar do processo de construção do conhecimento a partir do ensino. aprendizagem. A nossa temática versa exatamente sobre as "Relações interpessoais professor-aluno na escola estadual Frei José da Encarnação" no Ambito escolar, como acontecem, e que fatores contribuem positivamente ou negativamente, dificultando ou facilitando o processo educativo. Afinal, educar é conscientizar o aluno de que ele pode ser mais, reconhecendo também que é chamado a ser um eu-no-mundo-com-o-outro, num relacionamento comum e solidário e dessa forma, ensinar para a liberdade num mundo onde o aluno exista com o outro tendo em mente que a verdadeiro papel do professor, portanto, é estar sempre atento a todos os elementos precisos no bom desempenho e desenvolvimento das potencialidades de seu aluno.