Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador por Assunto "Administração"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA vida profissional de egressos cotistas negros do curso de administração(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Almeida, Stefani Viana; Santos, Jair Nascimento; Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz; Prado, Nadjane CrisóstomoEsta monografia aborda a trajetória profissional dos egressos cotistas negros de Administração. A pesquisa foi desenvolvida com profissionais egressos do curso de Administração do campus 1 (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tratou-se de evidenciar o contexto profissional em que os administradores se encontram, tendo como foco principal os administradores negros egressos do sistema de cotas raciais. O problema de pesquisa foi: quais são as experiências vivenciadas e as barreiras enfrentadas por egressos cotistas negros(as) ao ingressarem no mercado de trabalho? Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio de questionário semiestruturado respondido por 28 egressos negros cotistas que se graduaram a partir de 2017. Os resultados indicam que, apesar dos avanços alcançados pelas cotas raciais, os egressos ainda enfrentam dificuldades como racismo estrutural e falta de oportunidades em consonância com a formação. A pesquisa destaca a necessidade de acompanhamento após a formação, ações afirmativas no ambiente de trabalho e criação de políticas antirracistas, visando promover a equidade, diversidade e inclusão racial.
- ItemFelicidade acadêmica no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos graduandos em administração: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-10) Peixoto, Andréa Luiza Pereira; Silva, Jader Cristino de Souza; Sampaio, Márcio; Silva, Clérisson; Santana, ClarissaEste estudo aborda a felicidade acadêmica no contexto de ensinoaprendizagem e o conceito de felicidade sob a perspectiva dos graduandos em Administração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O objetivo desta pesquisa foi explorar os elementos essenciais que contribuem para promover a felicidade acadêmica no processo de formação do administrador, sob a ótica dos graduandos e apresenta, preliminarmente, o conceito de felicidade a partir da ótica dos mesmos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo com 53 alunos do curso de Administração da UNEB, utilizando um questionário composto por nove perguntas, com foco principal em duas delas: "O que você entende por felicidade?" e " O que você entende por felicidade acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação do administrador?". A abordagem adotada foi qualiquantitativa, utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como estratégia metodológica para análise dos dados. Os resultados identificaram nove categorias que representam conceitos de felicidade e seis categorias que influenciam a felicidade acadêmica. No que diz respeito às nove categorias, foram identificados: equilíbrio e plenitude interior, relacionamento interpessoal, saúde mental e física, segurança material/financeira, inexistência de emoções negativas, estado de contentamento e entusiasmo, aproveitamento dos eventos benéficos que a vida oferece, existência de propósito e realização de metas/objetivos, e conexão com a espiritualidade. Já as categorias que influenciam a felicidade acadêmica são: realização pessoal e sucesso acadêmico-profissional, aprendizagem e aplicação do conhecimento, relacionamento interpessoal, conexão entre vocação individual e objetivo institucional, e equilíbrio e bem-estar pessoal. Conclui-se que a felicidade acadêmica é afetada por diversos fatores e que esta pesquisa identificou alguns elementos-chave nesse processo. Destaca-se a importância de futuras investigações para aprofundar o entendimento dos fatores que contribuem para a satisfação acadêmica e enriquecer as discussões nesse campo de estudo.
- ItemO papel das habilidades docentes para a felicidade acadêmica: um olhar dos graduandos em Administração da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - Campus I(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Pereira, Brenda Santos Menezes; Silva, Jader Cristino de Souza; Andrade , Tamires Silva de; Santos, Vinícius CerqueiraA pesquisa em questão investigou o papel das habilidades docentes na promoção da felicidade acadêmica, de acordo com a perspectiva dos estudantes do curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa aborda a importância da felicidade no ambiente acadêmico, principalmente focando em como as habilidades docentes podem influenciar na felicidade dos alunos. Um questionário com nove perguntas foi aplicado, sendo seis de natureza subjetiva e três objetivas, para que os estudantes de administração respondessem de acordo com suas percepções. As questões principais que nortearam esta pesquisa foram: "O que você entende por felicidade?" e "Quais habilidades docentes você considera fundamentais para promover a felicidade em sala de aula?”. O principal método utilizado para a análise do material empírico neste estudo foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), adotando-se uma abordagem qualiquantitativa. Após a coleta e análise dos dados, os resultados revelaram nove categorias que definem o conceito de felicidade. Essas categorias são: equilíbrio e plenitude interior, existência de proposito e realização de metas/objetivos, estado de contentamento e entusiasmo, aproveitar os eventos benéficos que a vida oferece, relacionamento interpessoal, saúde mental e física, inexistência de emoções negativas, segurança material/financeira, e conexão com a espiritualidade. Além disso, foram identificadas seis categorias de habilidades docentes que promovem a felicidade acadêmica: habilidades socioemocionais, habilidades didático-pedagógicas, habilidade de planejamento e avaliação educacional, habilidade de gestão e dinâmica em sala de aula, domínio do conteúdo e experiência profissional/acadêmica, e postura profissional e ética. Por fim, a pesquisa sugere direções para estudos futuros sobre a felicidade acadêmica e as habilidades docentes, com o objetivo de proporcionar uma compreensão mais abrangente e precisa das percepções dos alunos em relação ao tema.
- ItemRevista Multidisciplinar - v. 1, n. 1(UNEB, 2015) Oliveira, Alex Ferreira de; Menezes, Ana Maria FerreiraA edição da Revista Multidisciplinar do Departamento de Ciências Humanas - Campus I (DCH-I) de 2015.1 contempla vinte e um Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes do curso de Bacharelado em Administração do DCH-I. Os trabalhos versam sobre diferentes temáticas que dialogam com distintos saberes do campo de pesquisa da área de Gestão. São apresentados aqui resultados de pesquisas de caráter multidisciplinar no campo da Administração e de áreas afins. Esse caderno traz investigações que se desdobram em discussões qualitativas sobre: métodos de gestão de estoques; marketing; gestão pública e burocrática; estratégias competitivas na gestão de empresas; sustentabilidade; administração em organizações; liderança feminina; logística reversa; qualidade de vida; gestão social; compras públicas sustentáveis na Bahia; responsabilidade social e muito mais. A edição é iniciada com o artigo de Alex Ferreira de Oliveira, orientado pela professora Ana Maria Ferreira Menezes. Em sua pesquisa o discente busca identificar as melhores práticas utilizadas pelos coordenadores na gestão do Projeto Universidade para Todos (UPT), do Governo Estadual, no ano de 2013, analisando seus processos de gestão e verificando como essas práticas podem melhorar os resultados pretendidos pelo Projeto. Administrações em Organizações Familiares é a temática central do trabalho de Jamylle Vasconcelos de Souza, que construiu uma narrativa explicativa de como ocorre o processo sucessório da organização familiar. Aqui, você leitor, encontrará também um estudo sobre as dificuldades da liderança feminina na Caixa Econômica Federal da Bahia sob a ótica da discente do curso de administração da UNEB, Joilma de Souza Lopes. Cabe destacar que por mais que tentemos apresentar esse caderno na sua totalidade, em função da sua dimensão e pluralidade de temas, não conseguiríamos citar aqui todos os trabalhos publicados. Estamos certos de que o material disponibilizado traz contribuições significativas para difusão do conhecimento, impactando positivamente na construção acadêmica da UNEB. Desejamos a todos uma ótima leitura!