Licenciatura em Historia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Assunto "Ensino de História"
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- ItemGamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.(2023-07-25) Souza, João Vitor da Silva; Lopes, Regiane LuziaTrabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
- ItemO ensino da cultura afro-brasileira nas séries finais do ensino fundamental II de 8º e 9º anos(2024-07-12) Lima, Isamara AzevedoA presente pesquisa realiza uma abordagem sobre a importância dos manuais de História na educação brasileira, visto que o ensino é apontado como uma política pública educacional que deve considerar que todos o(a)s aluno(a)s, sem exclusão de nenhuma faixa etária de idade possuem direito de estar na escola e envolvido no processo de atividades culturais. A pesquisa será realizada em livros didáticos do Fundamental II de 8º e 9º ano, onde buscar-se-á analisar como se trabalha as questões voltadas para o trabalho escravo e o trabalho livre que fizeram e fazem parte da história dos povos e como aparecem nestes livros e se, da forma como são apresentadas, podem representar parâmetros de emancipação na formação intelectual e representativa da sociedade.
- Item(Re)pensando a invisibilidade de Maria Felipa de Oliveira nas lutas pela independência da Bahia, sob os aspectos da lei nº 10.639/03 e pelo viés da educação antirracista.(2024-07-11) Santos, Evellyn Raiana Pires dosO presente artigo visa discutir a representação de Maria Felipa na Independência da Bahia ocorrida em 02 de julho de 1823 e assim perceber se a sua figura é visibilizada ou não, nos livros didáticos de História a partir da homologação da lei Nº 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tomando como ponto de partida para o desenvolvimento dessa pesquisa a referência de Felipa enquanto figura histórica marcante na construção da memória das populações negras do Brasil. Assim, o estudo se debruça na observação da representatividade de Maria Felipa enquanto mulher negra, de influência político-social e de forte inspiração nas organizações sociais que foram fundamentais na luta pela Independência em solo baiano. Nesse sentido, busca-se analisar conjuntamente a relevância da lei Nº 10.639/03 e seus desafios no que tange a educação básica. Para tal, foram utilizados como fonte livros de história designados as turmas do 8º Ano de Ensino Fundamental adotados pelas escolas do município de Itaberaba–BA, publicados no ano de 2018.