Licenciatura em Historia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Assunto "Educação Rural"
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- ItemEscolas rurais em tempos de pandemia: desafios para as/os estudantes do 5º ano da Escola Santo Antônio, na cidade Marcionílio Souza – BA, no ano de 2020.(2024-07-11) Silva, Maria de JesusAs concepções sobre a Educação brasileira sempre estiveram restritas ao meio urbano. Com isso, por muitas décadas, a Educação do campo foi desconsiderada quanto às suas demandas e particularidades no processo de ensino. Diante do movimento político de reconstrução de uma educação que estivesse voltada aos saberes historicamente produzidos pelas pessoas da zona rural e às inconsistências que permeiam a percepção dos aspectos mais relevantes da educação do campo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os caminhos pedagógicos adotados pelos professores de uma escola no município de Marcionílio de Souza, Bahia, no período da pandemia de COVID-19, no ano de 2020. A presente pesquisa se tratou de um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta foram a pesquisa de campo e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi realizado também um levantamento bibliográfico nos principais bancos de dados brasileiros, como os Periódicos da CAPES e o SciELO, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do assunto e aumentar a familiaridade com o tema. Este estudo se justifica pela necessidade de produções que colaborem científica e socialmente com a Educação Rural, trazendo para o meu Território geopolítico e cultural o debate sobre um assunto tão pertinente. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias pedagógicas adotados pelo corpo pedagógico da unidade escolar selecionada foi de fundamental importância para a contribuição da formação e para a reversão do quadro de evasão escolar. Foi percebido também que a educação do campo, na Bahia, ainda vem sofrendo um apagão tanto no sentido de produção científica quanto de políticas públicas que colaborem para o enfrentamento das desigualdades existentes.