Licenciatura em Historia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Assunto "Cinema"
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- ItemEstrelas Além do Tempo: Cinema, questão racial e relações de gênero.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-25) Almeida, Keyla Viviane do Nascimento; Oliveira, Josivaldo Pires de; Gonçalves, Aline Najara da Silva; Santos, Taylan SantanaEste artigo faz uma análise crítica e sociológica do filme Estrelas Além do Tempo (2016) a partir das relações entre gênero, raça e representação, com base em uma perspectiva interseccional. A investigação busca compreender como a narrativa cinematográfica resgata e reinscreve trajetórias de mulheres negras no campo da ciência e da tecnologia, rompendo com estereótipos e silenciamentos historicamente construídos. A partir da ideia de sortilégio da cor, de Elisa Larkin Nascimento (2003), e das contribuições teóricas de autoras como Kimberlé Crenshaw (1989), Angela Davis (1981), Patricia Hill Collins (2000) e Carla Akotirene (2019), o estudo examina como a sobreposição entre racismo e sexismo condiciona as experiências das protagonistas, revelando as múltiplas formas de exclusão e resistência que marcam suas trajetórias. Utilizando a metodologia da análise fílmica com aporte teórico-crítico, o artigo contextualiza as personagens dentro das lutas por direitos civis nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que propõe paralelos com a realidade brasileira, marcada pelo mito da mestiçagem e pela negação do racismo estrutural. Ao refletir sobre os aspectos simbólicos e políticos da representação audiovisual, o trabalho evidencia como o cinema pode atuar como ferramenta de produção de conhecimento e reconfiguração do imaginário social. Trata-se de uma produção vinculada à pesquisa de conclusão de curso em licenciatura em História, com o objetivo de contribuir para o debate sobre o empoderamento feminino e étnico nas narrativas culturais.
- ItemMovida Madrileña: a contracultura na Espanha através do filme Laberinto de Pasiones (1982), de Pedro Almodóvar(2022-12-22) Borges, Ismenia Meireles Costa de Almeida; Santos, Jacimara Vieira dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Nascimento Neto, João Evangelista doApós a morte de Franco, a Espanha passa por um pujante processo de modernização cultural e política. Essa transição na atmosfera cultural da época motivou as pessoas à mudança e à conquista de novos espaços. Tendências iam surgindo e se consolidando. Nesta perspectiva, a corrente contracultural que viria a ser conhecida como Movida Madrileña, imprimiu nova perspectiva artística e atmosférica no campo sociocultural espanhol, rebento de uma sociedade que clamava por liberdade de expressão artística e sexual, campos que haviam sido oprimidos durante os quase 40 anos de ditadura franquista. O cinema de Pedro Almodóvar é fruto desse período pós-franquista e, nesse sentido, seus filmes evidenciam a liberdade de expressão, apresentando um ideal democratizador, moderno, as vozes marginais e dialogando com a cultura de outros países, principalmente com inspirações norte-americanas. É nesse contexto que, assim, a partir do filme Laberinto de pasiones, lançado em 1982, discutirei aspectos da importância desse movimento, o impacto da Movida em grande parte da sociedade daquela época, com base no método da análise fílmica em conjunto com a análise da documentação existente sobre o assunto.