Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis por Assunto "África"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCatálogo de jornais: missões batistas brasileiras no continente africano (década de 1980)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-21) Falcão, Jaíse Sousa Teles; Santos, Joceneide Cunha dos; Gama, Maria Sandra; Silva, Geovani de JesusEsta pesquisa tem como objetivo catalogar as notícias referentes às missões batistas ocorridas no continente africano através das publicações da Igreja Batista ligada a Convenção Batista brasileira, mediante as notícias do Jornal Batista no período da década de 1980. As Igrejas Batistas assim como as demais igrejas cristãs possuem como meta a conversão de indivíduos não cristãos por intermédio da evangelização e a partir dessa conversão o indivíduo passa a ser intitulado como “novo convertido” e se torna membro de uma determinada comunidade cristã onde irá se adaptar gradativamente até estar apto para começar a evangelizar. Alguns catálogos que auxiliaram o desenvolvimento da presente pesquisa foram o Catálogo de Jornais Catarinenses que dispõe de um acervo de notícias que correspondem ao ano de 1831 a 2019 disponível também em formato digital, bem como, o Catálogo dos Inventários Judiciais da Comarca de Porto da Folha (1801-1900), dentre outros que são de suma importância que nos ajuda a pensar sobre a importância do acesso a fontes históricas que auxiliam e facilitam o processo de pesquisa para o professor/pesquisador. Para elaborar o presente catálogo, foi necessário fazer uso da fonte e realizar o mapeamento das notícias que fazem referência ao continente africano e posteriormente ao mapeamento foi preciso fazer as transcrições de tais notícias para pôr fim catalogar de acordo a estrutura disposta no decorrer da presente pesquisa. Dentre os temas que é possível estudar nos jornais está a educação no continente africano, alguns projetos que envolviam o aprendizado do idioma foram inseridos para facilitar a comunicação e o desenvolvimento das missões. Dessa maneira o presente catálogo tem como principal objetivo apresentar algumas possibilidades de pesquisa para historiadores, pesquisadores e de fontes históricas para ensino de história para professores através do acervo de notícias que permite pesquisar e construir um ensino de história do continente africano, tendo em vista que nos anos 70, a Igreja Batista do Brasil passou a fazer missões no continente africano.
- ItemEntre estratégias e resistências: missões assembleianas em Moçambique na Década da Colheita(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-21) Xavier, Laila Ferreira; Cunha, Joceneide; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia SantanaA conquista da independência de Moçambique, foi conseguida através das lutas nacionais, liderada por movimentos nacionalistas, que tinha como objetivo romper com o domínio colonial estabelecido por Portugal. Entretanto, o fim da colonização não resultou na total independência do país, que a anos sofria com a dominação colonial e consequentemente com o cruzamento social, cultura e religiosa (Cruz e Silva, 2016). As missões evangelizadoras, quer católicas ou protestantes, permaneceram em Moçambique, mesmo sobre resistência legal e social. Estas missões vivenciaram processos de transformações no pós-independência, possuindo novas roupagens e com objetivos e estratégias diferentes das missões anteriores, tiveram que mudar a forma que missionavam. A partir dos anos de 1990, o cenário moçambicano sofreu alterações, com a pressão externa para o fim do governo Marxista, foi aprovada uma nova constituição, que possibilitou a intensificação e instalação de novas missões evangelizadoras, como foi o caso da Assembleia de Deus, que nesse momento iniciava o projeto “Década da Colheita”, que contribuiu para intensificação do envio de missionários para todo o continente africano, e em particular Moçambique, país de língua portuguesa. Com isso, o objetivo desse trabalho é analisar o contexto de Moçambique no período de instalação das missões assembleianas, as conceções feitas entre missionários e moçambicanos e as estratégias utilizadas pelos missionários para plantação de igrejas assembleianas no país.
- ItemUm olhar sobre os discursos e representações sobre África e negros no cotidiano da sala de aula na Escola Modelo municipal Antônio Batista no decorrer da semana de consciência negra - Eunápolis, 2017(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Lima, Caroline Santos; Santos, Joceneide Cunha dos; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA sala de aula é um espaço tanto de aprimoramento e descobertas de conhecimentos quanto de sociabilidades entre os estudantes e docentes. Por isso, a sala de aula é um ambiente de destaque neste trabalho, voltando-se para discussões e apresentações acerca da utilização da lei 10.639/2003, nas turmas dos oitavos anos na Escola Modelo Municipal Antônio Batista, situada no bairro Juca Rosa, zona periférica e urbana de Eunápolis. Para tanto, apresentamos sobre a cidade Eunápolis, o bairro Juca Rosa, a Rede municipal, a Escola Modelo Municipal Antônio Batista, os cenários ao redor da Escola, assim como apresentamos a docente principal observada na pesquisa Flor de Lótus, apresentamos sobre o PNLD de 2015, o livro didático adotado pela Escola da coleção “História dos dias de Hoje” da editora Leya, finalizando com análises sobre as respostas referentes a atividade aplicada nas quatro turmas de oitavos anos dos turnos matutino e vespertino: “Escrever um poema ou poesia em relação ao negro sobre o que está sendo estudado e até repensar sobre o que se pensa em relação ao negro e o que representa.” De modo a identificar quais são os discursos e representações sobre África, culturas africanas e afro-brasileiras nas respostas estudantis e no livro didático.