Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 60
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (não) variação linguística no livro didático de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, ) Gomes, Mônica Silva; Barreto, Andréia Cristina Freitas; Sobral, Lícia da Silva; Pereira, Diego Ramon SouzaNão é de se estranhar que o preconceito linguístico vem sendo abordado no cotidiano escolar de maneira genérica. Alguns estudos têm mostrado que diversos livros didáticos têm apresentado o conteúdo, entretanto, muitos professores têm deixado de abordar a variação linguística, pois não sentem segurança para contextualizar/problematizar o tema na sala de aula. Diante dessa problemática, esta pesquisa visa compreender como as variações linguísticas vêm sendo apresentadas para os alunos no livro didático e como o mesmo contribui para a assimilação do conceito de variação linguística. Desse modo, optamos por analisar o livro “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem” do 6º ano do Ensino Fundamental II, do ano de 2018, de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. Para embasar a pesquisa utilizamos os escritos de: Marcos Bagno, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Virgínia Rosa Mattos Silva, Maria Cecilia Mollica, Irandé Antunes, Carlos Alberto Faraco, dentre outros. Os resultados mostraram que o preconceito linguístico vem sendo abordado no cotidiano escolar, mas ainda não se tornou um componente que explore a história da língua portuguesa brasileira, para explicar a variedade da nossa língua. Foi observado que, conforme o material didático pesquisado, as abordagens utilizadas não são satisfatórias, pois, comparando o crescimento do preconceito linguístico, o espaço delimitado à sua desconstrução é deveras insuficiente. Ainda é possível considerar que o livro deixa a cargo do professor como irá problematizar o conteúdo em sala, mas este pode simplesmente ignorar a reflexão proposta.
- ItemA Estrada 47: uma análise cinematográfica e suas representações sociais(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-13) Aguiar, Sônia Mendes; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Lorena Michele dos; Gonçalves, Marcos FerreiraAs representações sociais tem sido objeto de estudo na área do conhecimento histórico que se debruça nos mais diferentes aspectos das sociedades que as produziu para compreendê las. A ampliação e diversificação de abordagens teóricas e metodológicas deu um novo sentido ao uso das fontes para se escrever a História. A historiografia tem demonstrado uma constante emergência na renovação de fontes para a reflexão de sujeitos históricos e de novos temas a serem abordados. Diante da importância de se entender como essas representações sociais são construídas, e de como elas interferem na compreensão do mundo social, esta pesquisa se propõe a analisar o filme A Estrada 47 (2013), e tem como objetivo identificar quais representações sociais são trazidas pela película do diretor Vicente Ferraz e quais as suas intencionalidades. O filme aborda o momento de participação dos soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. A reflexão desenvolvida nessa pesquisa utilizou-se de autores como Marc Ferro, Marcos Napolitano, Jean Claud Bernardet, Francis Wanoye, Jhoni Langer, Mônica Kornis e Cristina Nova. Esses autores contribuíram para pensar a pesquisa histórica na medida em que permitem ao historiador uma compreensão dos interesses e intencionalidades implícitos e explícitos nas fontes audiovisuais e como elas interferem na leitura da história representada pelo cinema. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa segue a perspectiva de estudar a História no cinema a partir de analises sistemáticas dos mecanismos técnicos e estéticos usados na produção do filme como, a escolha do tema, cadeia de produção, direção, discursos, personagens, cenários, fotografia, figurino, público alvo e trilha sonora. Os argumentos contidos na película dialogam com a renovação da historiografia brasileira a cerca da participação do Brasil no conflito, onde autores como Boris Fausto, Ricardo Seitenfus, Israel Foguel, dentre outros, ajudam a entender a construção da narrativa fílmica e fundamentam a compreensão do contexto do Brasil na guerra. As análises elaboradas nesta pesquisa se limitam a identificar a construção dos personagens trazidos pelo olhar do diretor.
- ItemA formação de professores de História no Território de Identidade da Costa do Descobrimento(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Amaral, Renata Teixeira Moraes; Silva, Geovani de Jesus; Silva, Célia Santana; Gama, Maria Sandra daNesse trabalho buscou-se compreender o processo de formação de professores de história e mapear as Instituições formadoras de professores/as de História no Território de Identidade da Costa do Descobrimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, organizada em duas etapas, na primeira, de pesquisa bibliográfica e documental, na qual produzi uma revisão de literatura sobre a temática. Na segunda etapa, realizamos pesquisa avançada no cadastro e-MEC buscando dados das instituições formadoras, e nos indicadores Educacionais do INEP localizando planilhas de Indicadores de Trajetória da Educação Superior onde analisamos os dados de cursos de licenciatura em História iniciaram no ano 2010 até o ano de 2015.
- ItemA inserção da fé católica no Brasil: uma análise em torno da construção das primeiras igrejas católicas na cidade histórica de Santa Cruz Cabrália(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Alves, Kátia Pinto; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Sá, Charles Nascimento de; Lima, Caroline de AraújoA conquista do território do que hoje chamamos de América pelos europeus em 1492 trouxe inúmeros eventos históricos ao longo dos séculos a frente. Adiante, nos primeiros momentos do século XVI, os portugueses chegaram nas terras que hoje chamamos de Brasil, especificamente na localidade de Coroa Vermelha fixada na região do extremo sul do Estado da Bahia e que compõe a atual Costa do Descobrimento. Com o então iniciado processo de colonização, as mudanças na vida e cultura dos povos nativos se tornaram cada vez mais profundas e passaram a atingir todos os ambientes da vida social, a exemplo o sistema de religiões e crenças ancestrais dos povos que ali viviam desde os temos de outrora. O processo de colonização e catequização rapidamente começou a se disseminar por todas as localidades próximas como na área de Santa Cruz Cabrália, local em que se fundamenta territorialmente essa pesquisa. O erguimento dos primeiros templos religiosos de origem cultural europeia e cristã, como a construção das duas primeiras igrejas na vila colonial de Santa Cruz, deu origem à cidade histórica deste local, resistente ao tempo até os dias atuais. Tendo este histórico como base, este artigo se propõe a analisar o processo de inserção da Igreja Católica na cidade de Santa Cruz Cabrália, transcorrendo um estudo sobre o processo de ocupação do território brasileiro, das terras conquistadas através da colonização imposta pelo Estado Português, associado à participação da Igreja em sua atuação no projeto catequético de evangelização dos povos nativos, com influência na vida social e religiosa, por intermédio da implantação da fé cristã. Para tal a presente pesquisa utiliza-se do método contido no paradigma indiciário de GINZBURG (1989), ao realizar uma revisão bibliográfica de autores e a autoras como CANCELA (2014), FAUSTO (2004), TODOROV (1982) entre outros que versem sobre o tema e observam o processo de colonização pela ótica das Américas, do Brasil e da Bahia, o que ancora este trabalho no campo conceitual da micro história (LEVI, 2016).
- ItemA ressignificação do amor na obra de Luna Vitrolira Aquenda: o amor às vezes é isso(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Oliveira, Denise Rosa de; Nascimento, Hérvickton Israel de Oliveira; Barreto, Andréia Cristina Freitas; Fonseca, Silvana Carvalho daO objetivo dessa pesquisa é compreender de qual forma o amor é representado na obra de Luna Vitrolira (2018), observando como ela descontrói a idealização do amor romântico ocidental. Para além disso, foram abordadas questões voltadas para a relação histórica da mulher perante a sociedade e que são retratadas na obra, tais como violência, abusos e feminicídio, refletindo sobre a dominação masculina, a reprodução de valores dominantes e historicamente voltados a uma sociedade patriarcal, na qual prevalece a violência simbólica de gênero. Desse modo, essa compreensão acontece por meio da análise de nove poemas dispostos na obra com o intuito de reconhecer de qual forma ocorre essa desconstrução afim de entender como esta corrobora para o processo de cura, liberdade e auto pertencimento feminino.
- ItemA temática indígena na música infantil no Brasil recente e o usos das canções no ensino de história(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Santos, Nathália Fonseca Martins; Cancela, Francisco Eduardo Torres; Silva, Célia Santana; Santos, Joceneide Cunha dosAs músicas e canções existem em todas as sociedades. Resultam das visões, sentimentos e pontos de vistas dos indivíduos e grupos. As canções expressam valores, concepções, preconceitos e enaltecimentos de diversos objetos e grupos. Dentre esses, podemos destacar os indígenas. Os índios foram objetos de diferentes conceitos expressos através das músicas. Este trabalho, discuti as formas e os modos como os índios foram descritos em algumas músicas infantis brasileiras, a exemplo de Brincar de Índio, Curumim IêIê e Tu Tu Tu Tupi. A partir destas músicas, serão estabelecidas questões que permitam indicar como os índios foram descritos, confrontando-as com bibliografia específica, com o intuito de compreender os motivos que fizeram com que constituíssem objeto para composição destas canções, especialmente aquelas voltadas para o público infantil, partindo dos anos 1988 a 2012.
- ItemAnálise da inventariação da oferta turística no município de Santa Cruz Cabrália: um estudo sobre a potencialidade turística do local(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Silva, Eliza Santos da; Oliveira , Ricardo Daher; Oliveira, Luiz Felipe Mendes de; Ribeiro, Deisiane BarretoA presente pesquisa, ao ter como pergunta norteadora “De que forma a inventariação da oferta turística fornece subsídio para o fomento do turismo local?”, e ao ser caracterizada como um trabalho bibliográfico, documental e um estudo de caso, aborda sobre a necessidade da presença de um planejamento no desenvolvimento da atividade turística numa localidade, com um enfoque em um dos seus elementos, que é a inventariação turística, para perceber o quanto as informações obtidas na inventariação auxiliam na elaboração do planejamento turístico e no desenvolvimento do turismo numa cidade. Com um caráter qualitativo e exploratório descritivo, o objetivo geral desse trabalho é o de analisar o inventário da oferta turística como identificador das potencialidades turísticas do município de Santa Cruz Cabrália para o desenvolvimento local, através da análise da oferta turística de Santa Cruz Cabrália, presente no primeiro plano municipal de turismo da cidade, criado no ano de 2022. Nesta pesquisa, as principais temáticas que foram discutidas são: planejamento turístico, oferta turística, atrativos, potencialidade e inventariação turística.
- ItemAnálise propositiva do desenvolvimento de uma política de comunicação para um turismo responsável em Porto Seguro – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Brito, Bruna Noronha; Mello, André Blanco; Ribeiro, Deisiane Barreto; Abrantes, Lara MoraesO planejamento estratégico turístico é fundamental para orientar os eixos e atividades necessárias para o desenvolvimento sustentável do turismo. Um dos elementos inseridos nesse processo é a comunicação, um sistema de troca de informações e mensagens composto por pelo menos dois atores: o emissor e o receptor. Ela ocorre de diversas maneiras, podendo ser verbal, não verbal, digital, visual, e é propagada por veículos comunicativos, como websites, panfletos e redes sociais. No contexto do turismo, a comunicação atua para engajar e relacionar diferentes stakeholders, incluindo os turistas, a comunidade local, o trade turístico e os órgãos públicos responsáveis por sua gestão. Nesse sentido, este trabalho busca analisar o sistema comunicativo construído pela Secretaria Municipal do Turismo, Serviços, Atividades e Transportes Turísticos de Porto Seguro (SETUR-PS) com o objetivo final de propor diretrizes baseadas nos princípios da Política de Comunicação a fim de incentivar o desenvolvimento de um turismo responsável na municipalidade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso, esta pesquisa revelou pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades presentes no sistema comunicativo da instituição gestora, propiciando a elaboração de diretivas que podem atuar na melhoria dos serviços ofertados e na proteção de uma relação mútua entre os atores participantes do sistema comunicacional do turismo local. Este trabalho contribui para arcabouço acadêmico e teórico da comunicação no turismo, destacando a importância do planejamento comunicativo estratégico na gestão responsável de destinos turísticos.
- ItemAs figurações femininas e suas imbricações no exercício da maternidade em "o corpo interminável".(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Sá, Quézia Figueiredo de; Pereira, Diego Ramon Souza; Oliveira, Júlia de Mello Silva; Barreto, Andréia Cristina FreitasA presente pesquisa tem como objeto de estudo a obra “O corpo interminável” de Cláudia Lage, na qual analiso a figuração do feminino e da maternidade na ditadura militar, refletindo, principalmente, o passado pelo presente. Nessa perspectiva, utilizo de contribuições de autores como: Motta (2014), Correa (2019), Colling (2015), Figueiredo (2017), entre outros. O apagamento e o silenciamento das mulheres já, por si, um problema que atravessa os tempos não apenas da sociedade brasileira. Quando o assunto é o corpo feminino, também. Em se tratando de um contexto da ditadura militar, tudo isso é evidenciado das maneiras mais cruéis possíveis, seja na denegação de papéis ativos às mulheres, seja na mutilação dos seus corpos e de sua feminilidade como forma de puni-las por ousarem serem ativas e ocuparem espaços efetivamente masculinos. Assim, o corpo interminável também fala de um Brasil contemporâneo e de como o desconhecimento histórico pode levar um país a cometer os mesmos erros do passado, principalmente em se tratando das questões atinentes às mulheres e seus corpos. Daí se considerar a importância do espaço que vem ganhando a escrita feminina que tematiza a ditadura hoje: porque ela põe em perspectiva a existência feminina sob o regime, mas também a existência feminina através do tempo na sociedade brasileira; diz muito sobre o passado, mas também sobre o presente. Pretende-se, portanto, uma reflexão sobre o lugar que o sujeito mulher ocupa durante a ditadura militar brasileira, debruçando-nos sobre a problemática da maternidade, pensando como o passado se desdobra no presente ou como o presente desdobra o passado.
- ItemAs marcas permanecem: a memória de mulheres sobre os mortos e desaparecidos políticos durante o regime militar brasileiro(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Jesus, Reinalda Lino de; Souza, Sandra Regina Barbosa da Silva; Santos, Mariane Nascimento dos; Lima, Caroline de AraújoO presente trabalho tem como objetivo principal analisar as memórias dos familiares de mortos e desaparecidos políticos, que além de refletir o desenvolvimento de traumas psicológicos, contestam as versões oficiais de processos criminais e depoimentos de militares e destacam as contribuições para a história nacional. Diante desse aspecto para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como fontes o depoimento de três mulheres, presentes no Dossiê de Mortos e Desaparecidos da Comissão Nacional da Verdade .Assim, através de uma análise qualitativa, cruzando as fontes com os matérias bibliográficos, a pesquisa perpassa sobe a perspectiva das análises de memórias, traumas, esquecimentos e as interferências sofridas por essas mulheres. E partir dessa, pode-se compreender através dos depoimentos as violências sofrida por essas mulheres, e a representação da fala destas como sujeitos ativos dos processos vivenciado.
- ItemAs relações sociais entre título e tratamento: quem é doutor?(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-12) Santos, Maria Clara Assunção; Sobral, Lícia da Silva; Lopes, Irlena Moreira; Avila, André HeloyO título de doutor é um termo complexo que pode ser interpretado de diferentes maneiras. No Brasil, o título de doutor é frequentemente usado como forma de tratamento, mesmo para pessoas que não possuem um doutorado acadêmico. Essa prática pode ser vista como uma forma de expressar respeito, mas também pode ser interpretada como uma forma de hierarquização e de discriminação. A relação entre o título de doutor e o racismo é um aspecto importante a ser considerado. O objetivo, desse modo, foi analisar as relações sociais intrínsecas a esse termo, considerando suas motivações e consequências. Discutiu-se ainda o título acadêmico na licenciatura e a sociologia do “doutor”, indicando sua relação com hierarquia, poder e posição social. Para análise os passos a serem seguidos se construíram embasados em aspectos sociolinguísticos Bagno (2012) e sociológicos Queiroz (2021) e foram analisados dados qualitativos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A partir das análises constatou-se que o título de doutor é frequentemente associado a profissões de alto status e remuneração. Essa associação pode levar a uma valorização excessiva do título, o que pode prejudicar o acesso ao conhecimento e à educação superior por parte de pessoas de baixa renda. É importante estar atento a essas implicações, para que o uso do título seja feito de forma consciente e responsável.
- ItemCampos semânticos de liberdade e prisão: Um estudo de metáforas no poema "Lá fora" de Ana Cristina César(Universidade do Estado da Bahia, 11-12-23) Santos, Gracieli Batista; Sobral, Lícia da Silva; Sousa, Irlena Moreira Lopes de; Dias, Marcelo NascimentoO conceito de literatura marginal corresponde a um espaço de produções literárias que surgem em torno da discussão de temas relacionados ao cotidiano, vivenciados pelo próprio autor. Essas produções refletem verdades inseridas em contextos sociais específicos. A obra de Ana Cristina é constituída por elementos que resgatam o tempo vivido, as relações sociais do feminino com um período histórico, bem como a realidade da autora inserida nesses contextos. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, o corpus a ser analisado insere-se na realidade social e histórica da autora. Para isso, foram utilizados os trabalhos de Gonçalves (2008), Silva (2010) e Moira (2014). Na análise linguística presente na construção do poema, as relações da língua e as palavras entrelaçam-se em significados inerentes aos contextos vivenciados pela autora. O objetivo é compreender as metáforas presentes no texto e relacioná-las com os campos semânticos representativos do poema. Na construção dos campos semânticos, observaram-se as metáforas que conduzem ao entendimento do poema e sua relação com os significados propostos na análise. Para esse empreendimento, foram utilizadas as teorias e conceitos propostos por Ullmann (1977), Fiorin (2008), Rocha Lima (2011) e Abrahão (2018), com o objetivo de analisar o poema e seus significados no contexto do feminismo da época da autora.
- ItemCapoeiragem no maior povoado do mundo: inserção da capoeira regional em Eunápolis (1975 a 1981)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Neto, Valter Báfica Bonfim; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Lorena Michelle dos; Souza, Sandra Regina Barbosa da SilvaA pesquisa em História modifica -se ao passar do tempo, essa constatação é resultado de estudo de intelectuais franceses criadores da escola dos Annales Marc Bloch e Lucien Febvre em 1929. O estudo das fontes ampliou, novas abordagem inseriu os sujeitos como autores de suas próprias histórias, tornando-os sujeitos históricos, trajetórias que foram passados de geração para geração através da oralidade, a história é contada a partir de seus personagens, proporcionando os indivíduos se verem como construtores da sua própria História. O presente trabalho de pesquisa se estabelece pela necessidade de dar voz a capoeira, aos sujeitos nela envolvidos e aos primeiros Mestres no município de Eunápolis. A pesquisa desenvolvida está no âmbito da investigação qualitativa e caracteriza como descritiva e foi baseada em entrevistas com os antigos Mestres de capoeira. O método fundamental na construção dessa pesquisa foi História Oral. A questão central da pesquisa é estudar a inserção da primeira academia de capoeira, como ocorreu o processo de implantação da capoeira. A delimitação deste recorte temporal de 1977 a 1981, se dá por causa da chegada e da partida do primeiro Mestre que atuou em Eunápolis. Para auxiliar na reflexão utilizou se de autores que consideramos fundamentais, como Paul Thompson, Verena Alberti, Paul Ricoeur, Alessandro Portelli, Jacques Le Goff, Eclea Bosi, Marta Abreu, Clifford Geertz, Raymond Williams, Edward Shils.
- ItemCatálogo de jornais: missões batistas brasileiras no continente africano (década de 1980)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-21) Falcão, Jaíse Sousa Teles; Santos, Joceneide Cunha dos; Gama, Maria Sandra; Silva, Geovani de JesusEsta pesquisa tem como objetivo catalogar as notícias referentes às missões batistas ocorridas no continente africano através das publicações da Igreja Batista ligada a Convenção Batista brasileira, mediante as notícias do Jornal Batista no período da década de 1980. As Igrejas Batistas assim como as demais igrejas cristãs possuem como meta a conversão de indivíduos não cristãos por intermédio da evangelização e a partir dessa conversão o indivíduo passa a ser intitulado como “novo convertido” e se torna membro de uma determinada comunidade cristã onde irá se adaptar gradativamente até estar apto para começar a evangelizar. Alguns catálogos que auxiliaram o desenvolvimento da presente pesquisa foram o Catálogo de Jornais Catarinenses que dispõe de um acervo de notícias que correspondem ao ano de 1831 a 2019 disponível também em formato digital, bem como, o Catálogo dos Inventários Judiciais da Comarca de Porto da Folha (1801-1900), dentre outros que são de suma importância que nos ajuda a pensar sobre a importância do acesso a fontes históricas que auxiliam e facilitam o processo de pesquisa para o professor/pesquisador. Para elaborar o presente catálogo, foi necessário fazer uso da fonte e realizar o mapeamento das notícias que fazem referência ao continente africano e posteriormente ao mapeamento foi preciso fazer as transcrições de tais notícias para pôr fim catalogar de acordo a estrutura disposta no decorrer da presente pesquisa. Dentre os temas que é possível estudar nos jornais está a educação no continente africano, alguns projetos que envolviam o aprendizado do idioma foram inseridos para facilitar a comunicação e o desenvolvimento das missões. Dessa maneira o presente catálogo tem como principal objetivo apresentar algumas possibilidades de pesquisa para historiadores, pesquisadores e de fontes históricas para ensino de história para professores através do acervo de notícias que permite pesquisar e construir um ensino de história do continente africano, tendo em vista que nos anos 70, a Igreja Batista do Brasil passou a fazer missões no continente africano.
- ItemCatálogo fotográfico: desenvolvimento urbano e ações políticas em Eunápolis-Ba (1968-2004)(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Santos, Jaqueline Conceição dos; Santos, Mariane Nascimento dos; Santos, Joceneide Cunha dos; Santos, Lorena Michele Silva dosA fotografia desperta no receptor sentimentos de medo, paixão e encantamento. Une e separa, informa e celebra, formata e reproduz comportamentos e valores, comunica, simboliza e denota sobre uma sociedade. Por outro lado, a fotografia, assume um lugar significativo no campo da produção científica, ela pode elaborar uma narrativa histórica, ser entendida como uma forma de expressão cultural, nas quais foram registrados do tempo o espaço e as diversas características dos acontecimentos sociais de diferentes naturezas. Nesse sentido, esta pesquisa intitulada Catálogo Fotográfico: Desenvolvimento urbano e ações políticas em Eunápolis-Ba (1968-2004), tem como objetivo organizar e categorizar fotografias no formato de catálogo que retrata a cidade de Eunápolis, assim como, salvaguardar parte da sua história e viabilizar acesso á essas fontes históricas que são fundamentais no processo de pesquisa e captação de ferramenta pedagógica para professor/pesquisador. A catalogação conta com as fontes fotográficas disponíveis no Arquivo Público da Câmara de Vereadores do Município. A definição de Catálogo foi orientada por Paula Laís de Oliveira (2013), organizados nas temáticas: Construção do Povoado, Centro Urbano e Avenida Porto Seguro, Obras Públicas, Manifestações Populares e Eventos e Ações Políticas. Para embasar e discutir teoricamente fotografia utilizei Jacques Le Goff (2003), Boris Kossoy (2001) e Ivo Canabarro (2005); e para a história e desenvolvimento de Eunápolis utilizamos Teoney Guerra (2010) e Levi Cunha (2019).
- ItemCatálogo fotográfico: registros históricos de Itabela-BA (1986-2007)(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-12) Souza, Janieli Santiago de; Santos, Joceneide Cunha dos; Souza, Sandra Regina Barbosa da Silva; Gama, Maria Sandra daA fotografia e a máquina fotográfica de forma genérica, ao longo da história sofreram diversas mutações, considerando ainda os avanços tecnológicos e as influências sociais e econômicas de cada período histórico. Por outro lado, a fotografia assumiu um importante papel na narrativa da historicidade, pois apresenta informações acerca de lugares, objetos, pessoas, dentre outros, podendo ainda despertar emoções e sentimentos diversos, se tornando, portanto, um importante instrumento para a construção da narrativa de história. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado tem enquanto objetivo apontar a fotografia enquanto fonte histórica e sua importância para a historicidade do Município de Itabela-BA, para isso elaboramos um Catálogo de fotos de Itabela, que é possível visualizar informações sobre os desfiles cívicos, eventos esportivos, gincanas e eventos da Igreja Católica, no período de 1986 a 2007. Essas fotos tiveram o olhar fotográfico (registros) do Senhor Clerir Souza Couto. Para elaboramos esse catálogo, utilizei da pesquisa bibliográfica, a qual trouxe uma série de conhecimentos acerca da fotografia e historicidade da mesma e, um levantamento de fotografias sobre episódios da Cidade citada. O trabalho apresenta-se enquanto uma possibilidade de acervo para pesquisadores ou professores que buscam fontes para a pesquisa e/ou ensino de história.
- ItemConflitos antilusitanos na vila de Porto Seguro: um estudo a partir da trajetória do padre José Tibúrcio de Santana (1821 – 1835)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Brito, Alailson Mendes; Cancela, Francisco Eduardo Torres; Santos, Joceneide Cunha dos; Filho, Sérgio GuerraNa vila de Porto Seguro da primeira metade do século XIX, viveu um padre extremamente atuante no seio da sociedade de então. José Tibúrcio de Santana era natural na vila de Caravelas-BA, filho de pai porto-segurense e mãe caravelense. Envolveu-se em querelas de vários tipos, além de agir politicamente, em busca de mercês, privilégios e honrarias junto ao presidente da província, à corte e ao clero. Ordenou-se padre em 1806 e passou boa parte da primeira metade do século XIX, já como vigário, em Porto Seguro. Presente no cenário dos palcos das sedições antilusitanas na vila de Porto Seguro, testemunha ocular e protagonista em muitas ações do microuniverso sócio-histórico da vila de Porto Seguro na primeira metade dos oitocentos, o padre José Tibúrcio será nosso personagem guia, com o objetivo de historicizar uma parte fundamental da história da antiga vila de Porto Seguro, que foi sua participação nos acontecimentos e movimentos que levaram à formação do Estado e Nação brasileiras, dentre eles o antilusitanismo no Primeiro Reinado. Isto é, dentro desse contexto, centraremos atenção na atuação do padre José Tibúrcio de Santana dentro dos conflitos antilusitanos, que ocorreram entre 1821 a 1835, como parte dos processos que levaram a separação política do Brasil de Portugal e àqueles que envolveram a abdicação de D. Pedro I, e, por isso, são as bases dessa pesquisa. Demonstrando, como resultado principal, que esses processos e movimentos históricos também se davam no interior das províncias, com ação ativa dos sujeitos nelas presentes. Além de analisarmos suas relações familiares, redes de convivência, outras querelas e os caminhos percorridos por José Tibúrcio por promoções dentro da hierarquia da Igreja Católica e fora dela, desde seu processo de habilitação sacerdotal.
- ItemEntre estratégias e resistências: missões assembleianas em Moçambique na Década da Colheita(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-21) Xavier, Laila Ferreira; Cunha, Joceneide; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia SantanaA conquista da independência de Moçambique, foi conseguida através das lutas nacionais, liderada por movimentos nacionalistas, que tinha como objetivo romper com o domínio colonial estabelecido por Portugal. Entretanto, o fim da colonização não resultou na total independência do país, que a anos sofria com a dominação colonial e consequentemente com o cruzamento social, cultura e religiosa (Cruz e Silva, 2016). As missões evangelizadoras, quer católicas ou protestantes, permaneceram em Moçambique, mesmo sobre resistência legal e social. Estas missões vivenciaram processos de transformações no pós-independência, possuindo novas roupagens e com objetivos e estratégias diferentes das missões anteriores, tiveram que mudar a forma que missionavam. A partir dos anos de 1990, o cenário moçambicano sofreu alterações, com a pressão externa para o fim do governo Marxista, foi aprovada uma nova constituição, que possibilitou a intensificação e instalação de novas missões evangelizadoras, como foi o caso da Assembleia de Deus, que nesse momento iniciava o projeto “Década da Colheita”, que contribuiu para intensificação do envio de missionários para todo o continente africano, e em particular Moçambique, país de língua portuguesa. Com isso, o objetivo desse trabalho é analisar o contexto de Moçambique no período de instalação das missões assembleianas, as conceções feitas entre missionários e moçambicanos e as estratégias utilizadas pelos missionários para plantação de igrejas assembleianas no país.
- ItemEscravidão e liberdade: disputas nos tribunais entre senhores e homens e mulheres escravizados durante a segunda metade dos oitocentos em Canavieiras(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Wemis Pires; Santos, Joceneide Cunha dos; Santos, Cristiane Batista da Silva; Ortiz, Ivanice Teixeira SilvaA Bahia apresenta uma considerável produção de estudos referente a escravidão durante o século XIX, mas ainda temos uma escassez de produções na historiografia baiana que verse sobre a escravidão no Litoral Sul. Visando contribuir para o preenchimento desta lacuna, pretendemos analisar algumas trajetórias de homens e mulheres escravizados que visavam suas alforrias e dessa forma entender alguns aspectos da escravidão em Canavieiras, Província da Bahia, no período compreendido entre 1850 e 1888. Foram analisadas como fontes, documentos referentes a correspondências de Juízes e da Câmara Municipal, relatórios dos presidentes da Província, Censo Demográfico do Império de 1872, processos cíveis de ações de liberdade, Cartas Precatórias e Cartas de alforria. Empregamos o método indiciário de Ginzburg, que permite que o historiador conduza uma investigação por meio de pequenas pistas e vestígios, sendo cruzadas com outras informações obtidas no processo investigativo. Também usamos o método onomástico do mesmo autor com o foco em conceder uma compreensão e aproximação das vivências dos escravizados na Vila durante este período. A partir dos documentos analisados, notamos que a Vila de Canavieiras possuía um número reduzido de escravizados e escravizadas, mas que conseguiram construir diversas redes de sociabilidades e solidariedades. Identificamos, no aspecto econômico, uma economia voltada tanto para a produção exportadora quanto uma agricultura voltada para o consumo interno já consolidado.
- ItemExperiência política e exercício de poder em uma vila de índio: a Câmara Municipal de São José de Porto Alegre (1771 – 1791).(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-15) Hermano, Tami Carvalho; Cancela, Francisco Eduardo Torres; Santos, Uiá Freire Dias dos; Sá, Charles Nascimento deO presente trabalho tem como objetivo discutir o funcionamento da Câmara Municipal da vila de índios de São José de Porto Alegre entre 1771 a 1794. Busca, igualmente, analisar a atuação indígena nesse espaço, as principais pautas das reuniões e os mecanismos utilizados para exercício de poder. A principal fonte utilizada foi o livro de atas do senado da câmara da vila, que abriga os termos de abertura de pilouros, de posse, de juramento, de rendimento, dos autos de audiência geral promovida pelo ouvidor da comarca, salvaguardado na seção colonial do Arquivo Público do Estado da Bahia. Para melhor amparar as discussões teóricas autores como Souza, Bicalho, Moreira, Curvelo dentre outros, foram fundamentais na construção deste artigo, pois além de aproximar nos do objeto de pesquisa, possibilitou trabalhar com as fontes, permitindo a compreensão do funcionamento da câmara, dos seus funcionários, das suas pautas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »