Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Assunto "Alunos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental como ferramenta para desmentificar os mitos que envolvem os anfíbios (classe anura)(2022-12-19) Leal, Rafael Cardoso dos SantosA classe Amphibia está dividida em três Ordens: Anura (desprovido de cauda), que inclui os sapos, rãs e pererecas; Caudata (provido de cauda), que compreende os tritões e salamandras, pouco conhecidos no Brasil; Apoda (ausência de membros locomotores), onde encontramos as cecílias e cobras-cegas. Esses animais são de grande importância ecológica, pois de um lado são controladores naturais de populações de várias espécies, principalmente invertebrados e, de outro lado, fonte de nutriente para diversos carnívoros. Porém a falta de conhecimento sobre esse grupo acarreta ameaças, fazendo com que estes vertebrados sejam mal-vistos, despertando repúdio e aversão a eles. Tendo em vista a intenção de colaborar na difusão de conhecimentos científicos atualizados e que podem contribuir na conservação dos animais em foco, esse trabalho surgiu da necessidade de desmistificar os anfíbios que são ainda considerados animais “nojentos” pela maioria da população, que ainda os vê como seres maléficos, relacionados a bruxarias. Dessa maneira a presente pesquisa teve por objetivo realizar trabalho educativo com crianças na escola municipal Doutor Abílio Farias na comunidade do Mucambo, Barreiras – BA. A pesquisa foi do tipo qualitativo exploratório-bibliográfico, com aplicação de um questionário semiestruturado em dois momentos diferentes, antes e depois da palestra dialogada, para alunos de duas turmas do ensino fundamental II 8º e 9º ano. Os resultados demonstram que os alunos quando tem contato como conhecimento científico de forma compreensiva, ele é capaz de fazer rupturas de conceitos errôneos e de promover mudanças ou adicionamentos aos seus saberes prévios, e assim passa a respeitar e entender importância dos animais para o meio ambiente.
- ItemO estágio curricular supervisionado na formação de professores de ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): campus IX, Barreiras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Carvalho, Elitânia dos Santos Silva; Oliveira, Fábio de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaO Estágio sendo um componente curricular obrigatório passa a ser visto como o eixo central nos Cursos de licenciatura, sendo indispensável no processo de construção da identidade docente, proporcionando aos licenciandos reflexões críticas sobre as experiências vivenciadas, os saberes e posturas fundamentais para a formação da profissão docente. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências Biológicas. A fundamentação teórica baseia-se nas discussões referentes ao Estágio Curricular Supervisionado e a Formação Inicial em Ciências e Biologia baseado nos autores: Gramsci (1991), Tardif (2002), Gauthier (2003), Andrade e Amboni (2004), Roesch (2005), Carvalho e Bianchi (2005), Krasilchik (2008), Bizzo (2009), Ghedin (2010), Lodi (2010), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2012), Scalabrin e Molinari (2013), Leher (2014), Gomes (2015), Gelbran (2015), Corte e Lemke ( 2015), Silva e Santana (2017), Nóvoa (2019). A pesquisa caracteriza-se como do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo 12 questões, elaborado pelo Formulário Google, o link foi disponibilizado pelo Whatzapp para oito alunos que estavam cursando no semestre 2023.2 a disciplina (EDC004) Estágio Supervisionado I, versada em ensino de ciências. Os dados analisados apontam que os alunos se fundamentam nos conhecimentos prévios da realidade escolar, existindo inúmeros desafios e dificuldades dentro do ambiente escolar no período do estágio, como por exemplo, um dos maiores desafios é lidar com uma sala cheia composta por vários alunos diferentes, assim como enfrentar dificuldades como a falta de datashow para ministrar as aulas ou um laboratório para realizar as aulas práticas. O período de regência é um momento desafiador para o estagiário. A atuação docente em sala de aula implica na apropriação de conhecimentos e saberes didático-pedagógico que garantam aprendizagens significativas para os alunos. Sendo assim, é importante refletir sobre os problemas relacionados à prática pedagógica na sala de aula pelos licenciandos com o objetivo de tentar superar os obstáculos encontrados ao longo desse processo.