Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador por Assunto "(Auto) biografia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPercursos das feminilidades: traçados e figurações do feminino na identidade e na prática docente da rede pública da cidade de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-21) Besnosik, Raquel Lima; Souza, Elizeu Clementino de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Mussi, Amali de Angelis; Grossi, Fabiana Regina da SilvaEsse estudo objetiva investigar as concepções de feminilidades de professoras da Educação Básica da rede pública da cidade de Barreiras-BA na constituição de suas identidades e, consequentemente, os impactos em suas práticas profissionais. A pesquisa busca na teoria psicanalítica suporte para a discussão sobre as feminilidades. O conceito tem como referência as ideias do próprio Freud (1937) e de outros estudiosos como Birman (1999; 2001), Julien (1997), Homem e Calligaris (2019) e Kehl (1996; 2008). Propõe-se questionar como as feminilidades interferem nas percepções de si mesmas e nas práticas profissionais das mulheres professoras. Para isso, é cabível refletir a respeito da relação da mulher com o trabalho, da feminização do magistério e de suas representações como mulher e como professora e, para isso, como base teórica, recorro a alguns autores, a exemplo de Louro (2001), Demartini e Antunes (1993), Catani et al. (2002), Almeida (1998), Bruschini (1994), Scott (1990) e Butler (2019). Do ponto de vista metodológico, inscreve-se em uma abordagem qualitativa, tendo como eixo a pesquisa de campo, referenciada nos estudos (auto)biográficos, tomando as professoras como colaboradoras, ou seja, sujeitos da investigação. Foram realizadas entrevistas narrativas com dez professoras da rede pública da cidade de Barreiras-BA, que foram escolhidas de acordo com sua disponibilidade e desejo em participar da pesquisa. A partir de suas narrativas, foi possível mapear os sentidos construídos sobre as subjetividades femininas e como o contexto de construção das identidades pode interferir nas escolhas relacionadas à profissão. A leitura apurada desses diferentes significados advindos de cada narrativa sustentou a análise sobre como a concepção das feminilidades influencia na percepção de si mesma e de sua prática profissional, como os discursos culturais e ideológicos contribuem para a formação das identidades e como estas se revelam nos espaços profissionais docentes.
- Item“Rituais” das práticas docentes na EJA nas narrativas da professora Jussara: elementos para pensar a formação continuada(2016-12-16) Morais, Cinara Barbosa de Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva da; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dosEsta dissertação apresenta como título, Rituais das práticas docentes da professora Jussara: elementos para pensar a formação continuada de professores da EJA. O texto contempla as narrativas-formativas da professora da EJA, problematizada na questão que norteia a pesquisa: quais referências das práticas docentes da professora Jussara constituem elementos para a formação continuada de professores da EJA? Assim, o trabalho tem a intenção de: a) Objetivo Geral: compreender as referências das práticas docentes da professora Jussara, que constituem elementos para a formação continuada de professores da EJA; b) Secundários: b 1)Identificar os saberes da experiência como pressupostos que subsidiam as práticas docentes; b 2) Descrever os rituais, trajetórias e memórias, que constituem a experiência existencial da professora Jussara; b 3) Analisar os referenciais constitutivos do ser professor, como elementos para a formação de professores da EJA; b 4) Refletir sobre os saberes da experiência das narrativas imagéticas como elementos formativos na prática da professora Jussara. O processo de investigação se iniciou pela trajetória da pesquisadora no contexto de trabalho de coordenação na escola nos percursos formativos do mestrado. O processo de pesquisa compreendeu o período de agosto de 2015 a agosto de 2016, na escola do campo Anita Marques Dourado, no Povoado de Meia Hora, município de Irecê, Bahia. A metodologia está referendada na abordagem qualitativa de pesquisa, pelo método (Auto) biográfico, narrativas-formativas para atender ao objeto de estudo definido na investigação, a formação continuada do professor. O caminho da investigação se desenvolveu pelos dispositivos de pesquisa: memorial formativo, entrevista-narrativa, diário de registros e narrativas imagéticas. Para fundamentar o processo de produção das informações em análise das narrativas-formativas, a opção na abordagem interpretativo-compreensiva-compreensiva, organizada em tempos metafóricos foram constituídos em pré-análise, sistematizada e organizada em unidades de análises temáticas com as significações tecidas nas narrativas. Desse modo, por meio da leitura cruzada e analítica, elaborei a interpretação das significações das unidades temáticas das narrativas na leitura compreensiva, referencial de anúncio do corpus para o desvelamento da pesquisa. No processo de desvelar as recordações-referências em diálogos de investigação-formação, concluo que a professora da EJA é um agente de formação na perspectiva de autoformação (PINEAU, 2000), que contribui para a formação continuada de professores, pois suas experiências configuram elementos importantes sobre os saberes experienciais, sobre os saberes específicos à prática pedagógica, um aporte teóricometodológico de saberes identitários da docência para acesso à formação continuada do professor que trabalha com o segmento EJA. Deste modo, evidencio o caráter investigativoformativo da (auto) biografia, e sua contribuição para uma nova epistemologia da formação continuada de professores.