Licenciatura em Historia - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Assunto "APAE"
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- ItemA relação da APAE com a escola luz e saber - Valente-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Simões, Gilmária Damasceno; Miranda, Joselita Alves; Melo, Líbia Gertrudes de; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de CarvalhoEsta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e sua relação com Escola Luz e Saber de Valente, cidade do estado da Bahia, a fim de identificar possíveis contribuições sociais para o Município. O recorte temporal desta análise foi o período de 2003, ano de fundação da APAE, até os dias atuais. Este trabalho também trará uma breve contextualização da história da educação especial ao logo dos anos, e tem como principal fonte os documentos do arquivo da escola, como atas, livros das assembleias gerais, livro de ponto, livro de presença dos pais, relatos orais coletados por meios de entrevistas com os funcionários, alunos e pais que foram protagonistas das atividades realizadas nessa associação ao longo dos 15 anos de atuação dentro da cidade do município. Busco compreender como a APAE desenvolveu a inclusão de seus alunos e como foi o processo por essa luta, apontando discussões sobre o movimento apaeano no país e suas iniciativas para atender pessoas com deficiência. Para dialogar sobre a História da Educação no Brasil me apoio em Ghiraldelli Júnior (2009) e Manacorda (2010); Mazzotta (2001) e Mantoan (2003), entre outros, me ajudaram a compreender sobre a Educação Especial; exploro também documentos oficiais como a LDB (1996), decretos de leis e estatutos referentes ao tema; para orientar-me no manuseio das entrevistas me apoio em Meihy (2005).
- ItemApontamentos históricos da associação de pais e amigos dos excepcionais – apae no municipio de santaluz – bahia: os desafios da implementação de políticas de inclusão da fundação aos dias atuais(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Milson Marcolino; Carvalho, Maria Cezarela OliveiraEsse trabalho de conclusão de curso tem como temática a implementação da APAE de Santa Luz da fundação aos dias atuais. Tendo como problema norteador: como foram edificadas as perspectivas de compreensão dos processos educativos das pessoas com deficiências para a promoção da educação inclusiva. Este estudo traz como justificativa evidenciar ao leitor a própria história da educação especial no Brasil, enfocando em certo momento, a emergência da APAE – Santa Luz, provocando um debate sobre inclusão e integração. Objetivamos a compreensão do percurso histórico político do movimento de luta pelo processo de promoção de políticas públicas para a Educação Inclusiva no Brasil. Para construção dos fundamento teóricos dialogamos com: Maria Teresa Egler Mantoan (2015) e Rosana Glat (2004), dentre outros que discutem sobre os núcleos conceituais básicos tratados pela pesquisa que desenvolvemos: Quanto aos aspectos metodológicos a abordagem é qualitativa, pois, consideramos que tal perspectiva é a mais adequada para tratar do objeto de estudo: as contribuições da APAE em seu percurso histórico para a educação inclusiva no município de Santaluz. Concluímos que mesmo com tantas dificuldades, barreiras, tendo poucos recursos financeiros a Apae de Santaluz não desiste de buscar os direitos das pessoas com deficiência, em consonância com uma Educação Inclusiva