Licenciatura em Educação Física - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Educação Física - DEDC12 por Assunto "Educação Física"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA concepção de corpo dos acadêmicos do curso de licenciatura plena em educação física, ingressantes e concluintes do processo de formação da UNEB - Campus XII – Guanambi(2012-08-16) Lima, Príscylla Teixeira; Silva, Ana Paula Fernandes Fagundes da; Carvalho, Sebastião Carlos dos SantosO estudo em questão se propôs analisar as concepções de corpo dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física no processo de formação, na tentativa de identificar as relações estabelecidas entre corpo, mídia e a educação física. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter comparativoqualitativo com vinte e três acadêmicos, sendo onze ingressantes e doze concluintes do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo seis questões abertas e sua interpretação se efetivou a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para uma perspectiva ainda fragmentada sobre concepção de corpo dos ingressantes, com relação aos concluintes, que mencionam discussões amplas e reflexivas a acerca das temáticas. Diante deste contexto, cabe então à Educação Física questionar o papel que vem assumindo na sociedade contemporânea, principalmente frente à idolatria e fragmentação do corpo, buscando entendê-lo com base em sua construção e manifestação histórica, cultural, estética, política e social.
- ItemA influência da mídia esportiva nas aulas de educação física das escolas municipais de Guanambi-BA(2012-08-21) Cotrim, José Ricardo; Matos, Macelino CostaO esporte moderno, com mais de dois séculos de existência, passou a conquistar lugares e posições cada vez mais privilegiadas ao longo do tempo e, atualmente, faz parte da sociedade em geral, inclusive no Brasil, conhecido mundialmente como o país do futebol. Essa ideologia é fortemente divulgada pela mídia que, em função das inovações tecnológicas na área da comunicação, consegue veicular informações numa proporção global e atingir um número cada vez maior de pessoas. Nesse sentido, todos os setores sociais, inclusive o educacional, são atingidos pelas informações veiculadas pela mídia, em particular, a esportiva. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência que a mídia esportiva exerce nas aulas de educação física das escolas municipais de GuanambiBa, através de pesquisa de campo com abordagem qualitativa e do método dialético por meio da aplicação de questionário com questões abertas e observação das aulas de educação física das turmas de 8ª série dos Colégios Municipais de Guanambi-Ba. Nessa perspectiva, os dados obtidos a partir da pesquisa confirmou a hipótese de que o esporte competitivo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação de massa, é reproduzido nos ambientes escolares, nas aulas de educação física, muitas vezes, de forma descontextualizada.