Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL)
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O Programa de Pós-Graduação em Letras / PPGL, vinculado ao Departamento de Educação – Campus X da Universidade do Estado da Bahia – DEDC X / UNEB, localizado em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, órgão da CAPES (192ª reunião, 04 a 06 de março, divulgação de resultado em 13 de março de 2020), foi implantado em 2020. O Programa oferece o Curso de Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos e Literários, na modalidade acadêmico, com 26 vagas, preenchidas anualmente por meio de Processo de Seleção Pública para Aluno Regular, com Edital publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL) por Assunto "Autorretrato da periferia"
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- ItemRadiografia/datilografia do gueto: uma discussão sobre autorretrato e geografia do espaço em narrativas marginais-periféricas de Ferréz(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-24) Sousa, Simony Oliveira de; Sales, Karina Lima; Nascimento, Juciene Silva de Sousa; Silva , Cibele Verrangia Correa daO presente estudo analisa narrativas de Ferréz à luz da literatura marginal-periférica: Contos/crônicas extraídos da obra Ninguém é inocente em São Paulo e trechos do romance Capão pecado sob a ótica dos conceitos de autorretrato literário e geografia do espaço, a fim de se investigar em que medida esses pressupostos se ficcionalizam através da radiografia da periferia realizada pelo autor, constituindo-se em um autorretrato dos contextos narrados. Como ponto de partida, traçam-se reflexões em torno da acepção literatura marginal e do próprio conceito de marginalidade. Para tanto, utiliza-se o termo Literatura marginal-periférica reformulado por Érica Peçanha do Nascimento (2006), no intuito de delimitar o estudo a partir desse prisma conceitual. Seguindo esse limiar, apresenta-se a definição de Autorretrato discutida por Eunice Ribeiro (2015), Querido (2012); Pires (2019) e também presente no trabalho de Almi Junior (2020), concatenado à ideia de Radiografia da realidade proposta por Bellucco (2006) e Silva (2010), com vistas a compreender como as narrativas de Ferréz analisadas se apresentam enquanto práticas verbais e literárias que autorretratam a periferia na qual o próprio autor se insere. Faz-se, ainda, ao longo do trajeto, uma abordagem geográfica desses conceitos, ampliada pelos estudos sugeridos por Gomes (2010) e Schneider (2015), ambos respaldados pela corrente socioantropológica de Marc Augé (1994), além de aspectos abordados por Dalcastagnè (2012), que explicitam a ideia do espaço literário, os quais são embasados pelos conceitos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade cunhados pelos filósofos franceses Deleuze e Guattari (1992; 2009), em diálogo, outrossim, com a proposta de Bhabha (1998) sobre a definição dos entrelugares, os quais propiciam meios subjetivos de natureza singular e coletiva que ressignificam as identidades. Ademais, inclui-se no presente estudo o conceito de realidadeficção proposto por Ludmer (2013) mediante o entendimento de que textos marginais-periféricos podem ser enxergados como pós-autônomos, visto que exigem do leitor uma espécie de esvaziamento, para o qual imbricam-se ficção e realidade. Com base nos pressupostos levantados ao longo da pesquisa, chegou-se à conclusão de que embora as possibilidades de análise não se esgotem na delimitação pretendida, a força propulsora desse movimento de produção literária marginal-periférica, reside justamente na resistência da palavra que se coloca como manifesto-testemunho das “minorias” que, através da “radiografia/datilografia” literária de autores como Ferréz, contestam, protestam e reivindicam de modo legítimo a urgência de se autorretratarem.
- ItemRadiografia/datilografia do gueto: uma discussão sobre autorretrato e geografia do espaço em narrativas marginais-periféricas de Ferréz(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-24) Sousa, Simony Oliveira de; Sales, Karina Lima; Nascimento, Juciene Silva de Sousa; Silva, Cibele Verrangia Correa daO presente estudo analisa narrativas de Ferréz à luz da literatura marginal-periférica: Contos/crônicas extraídos da obra Ninguém é inocente em São Paulo e trechos do romance Capão pecado sob a ótica dos conceitos de autorretrato literário e geografia do espaço, a fim de se investigar em que medida esses pressupostos se ficcionalizam através da radiografia da periferia realizada pelo autor, constituindo-se em um autorretrato dos contextos narrados. Como ponto de partida, traçam-se reflexões em torno da acepção literatura marginal e do próprio conceito de marginalidade. Para tanto, utiliza-se o termo Literatura marginal-periférica reformulado por Érica Peçanha do Nascimento (2006), no intuito de delimitar o estudo a partir desse prisma conceitual. Seguindo esse limiar, apresenta-se a definição de Autorretrato discutida por Eunice Ribeiro (2015), Querido (2012); Pires (2019) e também presente no trabalho de Almi Junior (2020), concatenado à ideia de Radiografia da realidade proposta por Bellucco (2006) e Silva (2010), com vistas a compreender como as narrativas de Ferréz analisadas se apresentam enquanto práticas verbais e literárias que autorretratam a periferia na qual o próprio autor se insere. Faz-se, ainda, ao longo do trajeto, uma abordagem geográfica desses conceitos, ampliada pelos estudos sugeridos por Gomes (2010) e Schneider (2015), ambos respaldados pela corrente socioantropológica de Marc Augé (1994), além de aspectos abordados por Dalcastagnè (2012), que explicitam a ideia do espaço literário, os quais são embasados pelos conceitos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade cunhados pelos filósofos franceses Deleuze e Guattari (1992; 2009), em diálogo, outrossim, com a proposta de Bhabha (1998) sobre a definição dos entrelugares, os quais propiciam meios subjetivos de natureza singular e coletiva que ressignificam as identidades. Ademais, inclui-se no presente estudo o conceito de realidadeficção proposto por Ludmer (2013) mediante o entendimento de que textos marginais-periféricos podem ser enxergados como pós-autônomos, visto que exigem do leitor uma espécie de esvaziamento, para o qual imbricam-se ficção e realidade. Com base nos pressupostos levantados ao longo da pesquisa, chegou-se à conclusão de que embora as possibilidades de análise não se esgotem na delimitação pretendida, a força propulsora desse movimento de produção literária marginal-periférica, reside justamente na resistência da palavra que se coloca como manifesto-testemunho das “minorias” que, através da “radiografia/datilografia” literária de autores como Ferréz, contestam, protestam e reivindicam de modo legítimo a urgência de se autorretratarem.