Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Assunto "Adolescente"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemQualidade de vida na percepção de estudantes do ensino médio de escolas urbana e rural do município de Guanambi, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-26) Lopes, Edivalda da Silva Domingues, Edivalda; Almeida, Claudio Bispo de, Claudio; Nunes, Claudio Pinto, Claudio; Dutra, Nivaldo Osvaldo, NivaldoA Qualidade de vida (QV) é um constructo multidimensional, cujo estudo vem tendo interesse crescente em diversas áreas da atividade humana e com diversas populações, como a de adolescentes escolares. Assim, este estudo teve como objetivo geral avaliar a percepção de QV dos estudantes do Ensino Médio para comparação entre os residentes na área urbana e rural do Município de Guanambi-BA. Já seus objetivos específicos foram caracterizar o perfil socioecodemográfico dos estudantes; analisar as produções científicas nacionais sobre QV de adolescentes brasileiros do Ensino Médio; comparar a percepção da QV e seus domínios entre os estudantes de escolas dos meios urbano e rural do Município de Guanambi-BA e desenvolver oficinas pedagógicas voltadas para a QV no âmbito escolar. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, realizado com estudantes do Ensino Médio dos meios urbano e rural do Munícipio de Guanambi-BA. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura que deu origem ao manuscrito 1 e uma pesquisa de campo utilizando o questionário WHOQOL-bref, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com itens que avaliam quatro domínios: Físico, Psicológico, Meio Ambiente e Relações Sociais. Para a revisão de literatura, foi realizado um levantamento de produções científicas na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES no recorte temporal de 2013 a 2023, em que foram encontrados um total de 36 artigos, restando 07 quando aplicados os critérios elencados para inclusão. A pesquisa de campo deu origem ao manuscrito 2, no qual a amostra consistiu de 167 participantes, estudantes dos meios urbano e rural. A coleta de dados ocorreu no mês de novembro de 2023, após aprovação do Comitê de Ética. As análises foram feitas por meio de estatística descritiva, distribuição de frequências e, para as comparações, utilizou-se o teste Qui-quadrado. Os resultados apontaram que todos os artigos têm a QV de adolescentes como objeto de pesquisa, porém voltadas para seus aspectos isolados no campo da saúde; que as produções científicas brasileiras mostram que a QV de adolescentes do Ensino Médio utiliza abordagens e metodologias que diferem entre elas; além disso suas problematizações não se dão a partir de uma perspectiva multidimensional de QV. A análise da QV através do WHOQOL-bref mostrou que os estudantes dos meios urbano e rural apresentam percepções aproximadas de QV, porém, no geral, esse nível de QV é baixo. O domínio mais afetado foi o Físico em ambas as escolas e o melhor resultado foi para o domínio das Relações Sociais. Conclui-se que existe na literatura científica lacunas em relação a estudos sobre QV com adolescentes estudantes, principalmente do meio rural e com grupos considerados saudáveis. Sugere-se atenção à QV dos estudantes do Ensino Médio do Município de Guanambi-BA, com ações de educação em saúde e posteriores intervenções, considerando as especificidades de cada contexto e evidencia-se a necessidade de criação de políticas públicas que visem a melhoria da QV deste grupo populacional.