Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB
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A Editora da Universidade do Estado da Bahia, filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), foi criada em 2006 e, ao longo desse período, já publicou mais de 600 títulos, uma média de 25 por ano, voltados para as áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Linguística, entre outras.
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Navegando Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB por Assunto "arte"
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- ItemArte e religiosidades: (re) construções de espaços, imaginários e rituais.(2017-08-31) Campos, Maria de Fátima Hanaque; Guimarães, Helenise Monteiro; Coelho, Beatriz Ramos de VasconcelosEste livro é fruto de interesse em ensino e pesquisa sobre Arte e Religiosidade de um grupo de professores e pesquisadores de diversas instituições. Dividido em duas partes: arte sacra; espaços de arte e religiosidade popular, o próprio tema é o elo que agrega o trabalho deste grupo de caráter interdisciplinar ao tratar do tema sob diferentes olhares. Uma breve descrição dos artigos dará ao leitor um panorama das várias abordagens trazidas. A primeira parte apresenta artigos cujas abordagens trazem relação com expressões da arte sacra. Veneração de relíquias e o legítimo uso das imagens, busca apontar um percurso resumido das relíquias, sua aceitação pela igreja católica, em especial, o reforço dado ao seu culto, sobretudo àquelas dos mártires, consagrados pela Igreja Católica Romana. Ex-votos de Congonhas: motivos, devoções, aspectos técnicos, estilísticos e sociais analisa o conteúdo das pinturas em “tabuas” votivas, considerando a grande importância das informações contidas nas mesmas. Iconografias sobre a eucaristia cristã em pinturas de José Teófilo de Jesus e José Joaquim da Rocha no século XVIII, em Salvador – Bahia, é uma análise iconográfica das pinturas encomendadas, em 1793, pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Sacramento da antiga Sé ao pintor José Teófilo de Jesus, e das pinturas encomendadas entre 1796-1797, pela citada irmandade. Sacramento da Igreja do Pilar ao pintor José Joaquim da Rocha, ambas com mesmo programa iconográfico. Das iconografias às produções artísticas e religiosas do líder messiânico Antônio Conselheiro mostram as produções do beato Conselheiro que datam da segunda metade do século XIX, deixando um conjunto de edifícios religiosos que dialogam, sobremaneira, com o estilo que foi encetado a partir da Reforma Católica – o Barroco. Sendo assim, é de considerável importância o conhecimento desse patrimônio religioso para um melhor exercício histórico e artístico do fenômeno ocorrido no interior da Bahia, denominado Canudos. A segunda parte apresenta artigos cujas abordagens trazem relações com expressões da arte e religiosidade popular. Seduções da princesinha do café: Vassouras e o Festival Vale do Café, tem por objetivo apresentar dados de nossa pesquisa de campo na cidade de Vassouras, Vale do Café no Estado do Rio de Janeiro. Destaca o estudo do turismo e sua afirmação como campo de conhecimento. Devoção e arte na análise de duas danças populares afrocatólicas em Laranjeiras-Sergipe, visa descrever e analisar duas danças vinculadas à devoção católica e a cultura popular de Laranjeiras/SE, denominadas de Taieira e Cacumbi. Manifestações culturais religiosas híbridas herdadas da cultura portuguesa e africana que encontraram rebatimento no estado de Sergipe. Entrelaçamentos: aprender, rezar e brincar o Reis de Boi investigar os novos tempos para a realização das práticas dos Reis de Boi e a importância do Mestre de Reis de Boi para a transmissão dos saberes. Arte e Religiosidade: o Divino em Paraty apresenta uma releitura da paisagem urbana na Festa do Divino Espírito Santo em Paraty (2013 e 2014) para evidenciar as alterações na estética urbana e recriam aquela cidade e o seu centro histórico como um novo lugar, uma nova realidade que é desenhada a partir da materialização e manifestação da fé. A criatividade nas danças de Obaluaiê durante o transe na festa do Xirê, analisa a criatividade do corpo em transe, focalizando o Orixá Obaluaiê na festa do Xirê. Durante a observação no campo, foram produzidas imagens fotográficas que revelam a criatividade na dança do Orixá Obaluaiê. Arte, Tradição, Cultura e Ancestralidade: estética e entalhe em roupas e paramentas de Orixás, propõe uma reflexão histórica e antropológica do estilo, composição estética e arte reproduzida em paramentas para representação dos Orixás. Estes aspectos refletem as identidades culturais, apropriações e reelaborações na representação das divindades em suas insígnias, riscos e adereços estéticos, expressando a linguagem mítica e mágica.
- ItemPintura e corpo na Filosofia de Merleau-Ponty(2020-09) Lima Neto, José Martins deEsta obra é oriunda de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujo objetivo central foi investigar o lugar privilegiado da pintura no pensamento de Merleau-Ponty.