Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 152
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs cinemas da Bahia, 1897-1918(2007) Boccanera Júnior, SilioSilio Boccanera Júnior nasceu em Salvador em 3 de fevereiro de 1863. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Desempenhou cargos públicos. Dirigiu o Teatro São João, fundou agremiações literárias e era sócio da Academia Baiana de Letras e de outras agremiações literárias e científicas. Publicou duas obras com documentos que salvou do extravio, relativos ao maestro Carlos Gomes e foram subvencionadas pela municipalidade da capital baiana.
- ItemColeção Nordestina - Os cinemas da Bahia, 1897 - 1918(2007) Júnior, Silio BoccaneraSilio Boccanera Júnior nasceu em Salvador em 3 de fevereiro de 1863. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Desempenhou cargos públicos. Dirigiu o Teatro São João, fundou agremiações literárias e era sócio da Academia Baiana de Letras e de outras agremiações literárias e científicas. Publicou duas obras com documentos que salvou do extravio, relativos ao maestro Carlos Gomes e foram subvencionadas pela municipalidade da capital baiana.
- ItemO Estado Novo - as múltiplas faces de uma experiência autoritária(2009) Silva, Paulo Santos; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deA publicação da presente obra atende, dentre outros tantos propósitos, à necessidade de socializar resultados de pesquisas desenvolvidas em diversos espaços acadêmicos. O Estado Novo foi tomado como pretexto para a materialização desse projeto. Trata-se, na verdade, na propositura de reflexões acerca de um contexto político que se inscreveu de modo muito marcante na trajetória da frágil experiência democrática brasileira. Conscientes de que tudo aquilo que se vivenciou no período denominado como Estado Novo repercutiu ainda por muitos anos na vida política nacional, tanto pelos feitos dos seus protagonistas quanto pela continuação das instituições criadas naquela época, os organizadores buscaram reunir múltiplos olhares sobre o mesmo fenômeno. Na obra, investigadores da área de literatura e história se reúnem e proporcionam abordagens em torno da sociedade e da cultura brasileira na primeira metade do século XX.
- ItemItapuã, quem te viu e quem te vê! Uma composição poética para crianças e jovens(2009) Luz, Narcimária Correia do PatrocínioO livro “Itapuã quem te viu, e quem te vê” de autoria da professora Narcimária Luz apresenta uma visão poética da história do bairro de Itapuã, destacando o valor das diferentes civilizações que constituíram o bairro. A autora apresenta através de uma perspectiva pluricultural de educação, uma riqueza de detalhes sobre a presença dos tupinambá, portugueses, africanos e mais recentemente nos anos de 1940 a influência dos Estados Unidos. A narrativa utilizada pela autora, cria personagens que delinearão o encontro entre essas civilizações trazendo reflexões acerca das mudanças sócio-históricas que ocorreram ao longo do tempo na territorialidade de Itapuã, Salvador-Ba.
- ItemProjeto Casa das Mariscadeiras : boas práticas para o beneficiamento artesanal de mariscos(2009) Cottens, Kelly Ferreira; Nascimento, Soraya doPor ocasião da implantação do gasoduto do Campo de Manati (Bloco de Produção BCAM - 40), responsável pela produção de gás natural no Estado da Bahia, houve um acidente na Laje do Machadinha, causando impacto ambiental, que repercutiu negativamente na extração de marisco nesta região, comprometendo o aferimento de renda das mulheres que trabalhavam com mariscos. Neste sentido, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular- THABA, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB foi convidado pela PETROBRAS para desenvolver um projeto de compensação ambiental do Campo Manati visando atender o cumprimento da condicionante da Licença de Operação- LO n°595/2007 CGPEG/DILIC/IBAMA/ MMA. É neste contexto, que se buscou, junto com estas mulheres, refletir sobre o exercício da mariscagem listando os problemas mais relevantes, ao tempo em que se apontaram soluções para os mesmos. Nesse processo de discussão e construção coletiva de possibilidades, foram definidas soluções que apontavam para a requalificação do processo de produção do marisco, passíveis de serem implementadas. Essas soluções, aprovadas em oficinas coletivas, compreendem a aquisição de equipamentos adequados e a necessidade de um espaço equipado e montado, para lavagem, cozimento, resfriamento, catagem e embalagem do marisco. Assim surgem as UFB' s (Unidade Familiar de Beneficiamento), que se configuram como elementos estruturantes à implementação das seguintes ações: a- Organização comunitária, com ações indutoras de desenvolvimento e sustentabiIidade; b- Cursos de qualificação e capacitação para o processo de beneficiamento de marisco; c- Estudo de mercado.
- ItemMoodle Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso(2009) Alves, Lynn; Barros, Daniela; Okada, AlexandraA publicação deste livro se constitui em um marco para o cenário acadêmico, na medida em que estamos disponibilizando os resultados de investigações realizadas por pesquisadores vinculados a instituições brasileiras, espanholas, inglesas, portuguesas e australianas que cotidianamente constroem diferentes sentidos para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: III - Histórias de Pedro Malasartes(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 3: Histórias de Pedro Malasartes convida o leitor a refletir sobre a esperteza desse personagem que faz rir pelo modo quase sempre ilícito de derrotar seus adversários.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume:I - Contos de D. Luiza(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 1: Contos de D. Luiza reúne sete deliciosas histórias de exemplo e encantamento narradas por Dona Luiza Cruz do Nascimento que tem um jeito todo especial de educar divertindo.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: V - Contos de D. Sônia(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 5: Contos de D. Sônia traz as narrativas de Dona Sônia Pinto, narradora da cidade de Alagoinhas, interior da Bahia, que se faz presente.
- ItemLiteratura e cinema: Traduções Intersemióticas(2009) Souza, Lícia Soares deEsta obra discorre sobre as várias formas de constituição de textos abrangidos pelo título na produção estética brasileira das quatro últimas décadas e reflete sobre um dos modos importantes de nossa produção ficcional ao transitar em textos da literatura do cinema.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: IV - Contos de D. Carlota(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 4: Contos de D. Carlota apresenta as narrativas, a maior parte contos de exemplo, de Dona Carlota Couto Farias, moradora de Salvador
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: II – Contos de Animais(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 2: Contos de Animais estão oito histórias do tempo em que os bichos falavam que nos foram contadas por homens e mulheres, de Salvador e do interior do Estado.
- ItemColeção Nordestina - Portugueses na Bahia na segunda metade do séc. XIX: Emigração e comércio(2010) Gandon, Tania Risério d'AlmeidaQual o espaço ocupado pelos portugueses na vida econômica da Bahia após a quebra do pacto colonial? Teriam eles continuado a controlar a praça comercial da capital baiana numa fase de transição entre o sistema escravista e um novo modo de produção? Apesar da concurrência externa e interna, que fatores permitiram que eles conservassem o prestígio que lhes é atribuído pela historiografia tradicional? Baseado em vasta documentação de arquivos brasileiros e portugueses este estudo procura responder a questões como estas, esboçando ao mesmo tempo algumas características da comunidade portuguesa em Salvador na segunda metade do século XIX. Imigração e comércio são temas relacionados entre si na história deste grupo organizado corporativamente e ao mesmo tempo flexível nas suas estratégias de integração à sociedade brasileira.
- ItemColeção Nordestina - Portugueses na Bahia na segunda metade do séc. XI, emigração e comércio(2010) Gandon, Tania Risério d'AlmeidaQual o espaço ocupado pelos portugueses na vida econômica da Bahia após a quebra do pacto colonial? Teriam eles continuado a controlar a praça comercial da capital baiana numa fase de transição entre o sistema escravista e um novo modo de produção? Apesar da concurrência externa e interna, que fatores permitiram que eles conservassem o prestígio que lhes é atribuído pela historiografia tradicional? Baseado em vasta documentação de arquivos brasileiros e portugueses este estudo procura responder a questões como estas, esboçando ao mesmo tempo algumas características da comunidade portuguesa em Salvador na segunda metade do século XIX. Imigração e comércio são temas relacionados entre si na história deste grupo organizado corporativamente e ao mesmo tempo flexível nas suas estratégias de integração à sociedade brasileira.
- ItemMatas do sertão de baixo(EDUNEB, 2010-02) Alves, IsaiasIsaías Alves, grande educador — dos maiores deste País — em MATAS DO SERTÃO DE BAIXO estuda o trecho da terra baiana em que nasceu. Estuda-a em todas as dimensões que para o sábio e para o filho tem “o torrão natal: na superfície e na tradição”; histórica e sentimentalmente; com a sua vida social e os seus momentos memoráveis; através de famílias, que subsistem, de homens que de muito se foram. Pedagogo (mestre de mestres), fundador da Faculdade de Filosofia — que tanto realce deu à Universidade da Bahia — o ilustre polígrafo quis coligir no livro, um pouco da história da sua região, além de representar as reminiscências e as impressões da infância e da mocidade vividas.
- ItemLinguagens, práticas discursivas e sociedade(2010-12) Bulhões, Ligia Pellon de Lima'Linguagens, práticas discursivas e sociedade' reúne artigos produzidos por egressos da Linha de Pesquisa II: Linguagens, Discurso e Sociedade do Programa da Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL, do Departamento de Ciências Humanas I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que concluíram o curso de mestrado entre os anos de 2008 e 2010. Estes trabalhos resultam de pesquisas sobre a língua em ação vinculadas a diferentes perspectivas teóricas inscritas nos campos interdisciplinares da Análise do Discurso, Retórica e Argumentação, Sociolinguística e Linguística Aplicada. Neles, os autores problematizam os pressupostos clássicos sobre a relação entre língua, linguagem e discurso, tendo em vista os diferentes sujeitos e contextos sócio-históricos, oferecendo, com as questões propostas, uma pequena contribuição para o avanço da compreensão desta complexa relação.
- ItemFernão Cabral de Ataíde e a Santidade de Jaguaripe(2011) Calasans, JoséA reedição de “Fernão Cabral de Ataíde e a Santidade do Jaguaripe”, obra cuja primeira publicação data do ano de 1952, vai permitir que este livro do historiador José Calasans Brandão da Silva, notável pelos seus estudos sobre folclore e, sobretudo, sobre o episódio histórico de Canudos, passe da condição de raridade almejada por alfarrabistas, bibliófilos e colecionadores, para se tornar útil instrumento para quantos desejem estudar a complexidade e as sutilezas da religiosidade popular, através dos acontecimentos ocorridos no recôncavo baiano no século XVII. Iniciativa oportuna e feliz da Editora da UNEB – EDUNEB, por sugestão do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB, porquanto este relançamento acontece na passagem do décimo aniversário de morte do autor, esta reedição acrescida das ilustrações do artista plástico Trípoli Gaudenzi e do prefácio especializado da doutora Luitgarde Barros, fica marcada não só pelo seu forte simbolismo, como também, pela inegável qualidade da publicação, que honra o homenageado e os seus realizadores. Cumprem assim, a Universidade e a Casa da Bahia, seus compromissos com a preservação da nossa memória histórica e a sempre necessária difusão do conhecimento.
- ItemEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação(2011) Galeffi, Dante AugustoEpistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação é o título deste livro. É um título ambicioso, do tamanho da ambição do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lócus de produção dos capítulos que compõem o livro. A título de apresentação, o DMMDC nasceu na perspectiva de reunião de campos epistemológicos separados pelos efeitos da racionalidade técnica monológica, na emergência de uma ciência implicada - uma reunião das ciências dos princípios naturais com as ciências humanas, no sentido que inere ao campo da produção do conhecimento interdisciplinar e da superação do horizonte disciplinar moderno - na direção da resolução de problemas comuns de sustentabilidade e gestão da vida global, de organização e investimento na inovação e na pesquisa experimental avançada. Uma pesquisa experimental que abarca também as dimensões do ser humano em suas formas de vida associada, além da modelagem epistemológica moderna, excessivamente monológica e molar (referente à estrutura de regência que caracteriza o funcionamento [trituramento] da natureza segundo leis universais, como a gravidade e o eletromagnetismo). Trata-se também, de abarcar as modelagens moleculares configuradas em singularidades marcadas pela multiplicidade, as subjetivações do processo produtivo desejante na potenciação da sociedade humana autossustentável em sua força de renovação e consolidação dinâmica de suas formas e processos produtivos orientados pela Ética do Cuidado. A Prof.ª Drª Teresinha Fróes Burnham, idealizadora, realizadora e fundadora do DMMDC (ao lado de outros), esclarece que as raízes do DMMDC datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento sociedade: (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais congrega pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Instituto Federal da Bahia (IFBAHIA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATC), além de um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
- ItemCultura, memória e região(2011-12) Estrela, Ely Souza; Kustner, Roccio CastroA presente coletânea resulta de uma seleção de trabalhos apresentados no I Encontro Cultura, Memória e Região, realizado em dezembro de 2008, pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia. Aceitando o desafio de abrir brechas, no sentido de romper com o individualismo e a competição já tão naturalizados no espaço acadêmico, envidamos esforços para a publicação dos trabalhos selecionados e apresentados pelos estudantes em co-autoria com seus orientadores com o intuito de incentivar a construção coletiva do conhecimento e os grupos de pesquisa. Assim, a presente coletânea é o resultado desse compromisso e dessa tentativa de construção coletiva do conhecimento no processo vis-à-vis com o outro, sobre o outro, sobre si mesmo e sobre diferentes questões e objetos relacionados à cultura, à memória e à região na era da globalização.
- ItemDiscurso e cultura: diálogos interdisciplinares - Vol 1(2012) Carvalho, Cristina dos Santos; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Parcero, Lúcia Maria de Jesus‘Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares’ reúne trabalhos apresentados no IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (SIPE), organizado pelo Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tais trabalhos se inserem nas áreas de Letras, Educação e Comunicação Social. Em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, os temas aqui abordados retratam a investigação acadêmica em diversos pontos do estado da Bahia e do Brasil. Questões teóricas e aplicadas são discutidas com incursões nos diversos campos das representações culturais. Com essas discussões, buscam-se estabelecer conexões que venham a fortalecer a investigação científica. Deste modo, novas possibilidades de estudos se configuram a partir do registro de tais pesquisas, ultrapassando os limites geográficos do evento.