Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC7 por Assunto "Educação Infantil"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Literatura no Imaginário Infantil(Universidade do Estado da Bahia, ) Moreira, Valci Soares da Silva; Golçalves, Maria Elizabethe SouzaEsse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo identificar as compreensões dos professores da educação infantil do Centro Estudantil Fundame (CEF) sobre a Literatura Infantil e a Importância de Contar Historias no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essa pesquisa teve como aporte teórico: Coelho (2000), Pires (2000), Bettlheim (2007), Abramovich (1989), Lajolo e Zilberman (2004), Gentille e Alencar (2005), Ludke e Andre (1986), Cruz Neto (1994), Gil (1991), Minayo (2004), Machado (2001), e tantos outros que nos deram embasamento teórico para a realização dessa pesquisa. A metodologia utilizada foi à qualitativa, por nos possibilitar uma maior interação com os sujeitos. Tivemos como instrumentos de coleta de dados: observação participante, questionário fechado, e a entrevista semiestruturada. Com o auxilio desses instrumentos conseguimos fazer algumas reflexões sobre a problemática proposta, onde constatamos que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreende a importância da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças, porém, a freqüência com que esses momentos de prazer e aprendizado ocorrem e de maneira esporádica, e descompromissada, por parte de algumas professoras. Contudo, ressaltamos que algumas professoras procuram realizar um trabalho criativo, dinâmico, porém ainda há um longo caminho a percorrer, no sentido uma prática mais consciente, que alcance os alunos e suas vivencias de modo integral.