Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC7 por Assunto "Compreensão"
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- ItemA ludicidade como elemento mediador da aprendizagem na perspectiva da inclusão(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Renata Silva de Freitas; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraEste trabalho reúne reflexões sobre os processos pedagógicos desenvolvidos na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, com ênfase no uso dos recursos lúdicos como elementos mediadores da aprendizagem. Discorre sobre os conceitos de Educação Especial, Educação Inclusiva, necessidades educacionais especiais e ludicidade, relatando impressões colhidas pela autora em pesquisa qualitativa realizada com docentes que atuam nesta prática em escola pública regular de Ensino Fundamental do Sistema de Ensino do município de Senhor do Bonfim, no semiárido nordestino. Baseia-se teoricamente, em trabalhos e publicações de diversos autores, entre eles: Amaral (1995), Mazzotta (2001), Zavareze(2009), Sassaki (1997), Raiça e Oliveira(1990), Raiça( 2006), além de documentos legais e ou administrativos como Declaração de Salamanca(1994), LDB(1996), Silva (2009) e na Constituição Federal (1988), dentre outras. Conclui, apontando a grande necessidade de se reconhecer a ludicidade como um recurso alternativo que ainda é pouco utilizado, porém, reconhecido como alternativa que, se incorporada aos processos de educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, poderá contribuir significantemente para torná-los mais eficientes na integração, estímulo e aprendizagem desses educando
- ItemLudicidade na Educação Infantil: O Desafio de Aprender Brincando(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Oliveira, Georgia Batista de; Gonçalves, Maria da Conceição CuraçáO presente estudo monográfico objetivou identificar a compreensão que os professores de educação infantil tem sobre ludicidade. Dentro desse contexto buscamos vários autores para subsidiar nossa pesquisa, dentre outros: Ferreira (1986); Ximenes (2000); Freire (1992); Dallabona e Mendes (2004); Gentilli e Alencar (2005); Almeida (2003); Kulisz (2004); Maturana (2004); Luckesi (2008). Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados o questionário aberto, fechado e a observação. Os resultados obtidos através das análises e interpretação dos dados apontam que as professoras pesquisadas possuem um conhecimento significativo sobre ludicidade e que contribui de forma importante na construção do novo saber de seus alunos, pois através de seus discursos transmitiu conhecer que o lúdico é algo inerente a criança e faz o processo de ensino-aprendizagem torna-se prazeroso, significativo, divertido e facilitador e ainda reconhecem-se como mediadores nesse processo.
- ItemReflexões sobre a violência no âmbito escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Eurides Carneiro da Araújo; Cruz, Ozelito SouzaO presente trabalho monográfico, reflexões sobre a violência no âmbito escolar, se propõe a identificar como as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos. Os suportes teóricos utilizados para embasar esta pesquisa foram estudos desenvolvidos junto a autores como: Abramovay (2002), Colombier (1989), Foulcoult (2009), Xavier (2002), Silva (2004), D‟Antola (1989) dentre outros, com o intuito de fundamentar epistemologicamente a pesquisa, colaborando desta maneira para uma reflexão crítica nesse estudo sobre violência no âmbito escolar, obtendo assim, uma melhor constatação dos fatos. A metodologia teve um enfoque qualitativo, com os seguintes instrumentos: observação participante para obtermos um contato direto com o contexto observado; o questionário fechado no intuito de traçar o perfil das professoras o questionário aberto para identificar a compreensão dos sujeitos sobre a violência manifestada por seus alunos. A partir da análise dos questionários, da observação, foi possível identificarmos que as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos de várias maneiras, a violência é um ato prejudicial para quem é vitima; que as conversas, aconselhamentos, orientação diminui a violência na escola; compreendem o diálogo como meio para resolver as violências causadas por os alunos; apontam a parceria dos pais com a escola para a diminuição da violência no processo ensino-aprendizagem, objetivando a formação de cidadãos críticos e participativos na tessitura de suas histórias e de sua cultura. Como considerações finais, enfatizamos que a escola não pode abrir mão de sua árdua tarefa de educar frente à violência manifestada por seus alunos, também a relevante parceria entre a escola e a família buscando com os alunos uma atuação no campo da prevenção da violência