Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFatores socioambientais que afetam a aprendizagem dos/as alunos/as da EJA, badameiros/as, numa abordagem multidisciplinar.(2015-11-30) Jesus, Núbia Cristiane Bonfim de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Heine, Maria Luiza FigueiredoEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar os fatores socioambientais que afetam a aprendizagem dos/as alunos/ da EJA, badameiros/as, moradores do bairro de Canabrava em Salvador. Com uma abordagem multidisciplinar, foram analisadas questões como a pobreza, subsidiada pelo aporte teórico de Paugam (2003), a exclusão social e privação cultural - por Kramer (1998), situações de violência fundamentadas por Salter (2009), Taquette (2007), Silva (2006) e espécies ou substâncias químicas presentes no lixão que, possivelmente, ainda trazem conseqüências para a vida escolar desses educandos/as, baseada nas discussões teóricas de Baird (2002) e Baracat (2006). Nesse contexto, a pesquisa teve abordagem qualitativa com aporte teórico em Flick (2009), investigação hipotética-dedutiva, utilizando como instrumentos metodológicos: o roteiro biográfico, entrevistas semi-estruturadas, a técnica de observação participante e análise documental para a coleta de informações. Assim, ao utilizar o roteiro biográfico foi possível compreender a importância da história de vida dos educandos e a sua relação com a aprendizagem, subsidiada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Outros aspectos que interferem na aprendizagem também foram contemplados com base em Freire (2002), Romanelli (2006), Arbache (2001), dentre outros. Por fim, a pesquisa revelou que mesmo após quinze anos do término do lixão de Canabrava, alguns educandos não superaram as seqüelas físicas e emocionais provocadas por ele e o quanto estas acarretam problemas na aprendizagem destes alunos.