Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Assunto "App-Learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProcessos formativos e tecnológicos: app-learning zuppa do saber na formação continuada de professores na educação de jovens e adultos - EJA(2021-08-03) Silva, Mackssaila Bezerra Gagliano da; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Cordeiro, Sandro da Silva; Lago, Ana Cristina Castro doEsta pesquisa, intitulada “Processos formativos e tecnológicos: App-Learning Zuppa do Saber na formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos – EJA”, foi desenvolvida no processo de conhecimento do aprendizado, requer responder à questão de: Como o aplicativo Zuppa do Saber pode possibilitar à formação de professores da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo geral: Compreender como o aplicativo Zuppa do Saber mobiliza o aprendizado na formação continuada dos professores da EJA, através dos seus bancos de dados sobre a Educação de Jovens e Adultos. Assim, desdobram em objetivos específicos: Analisar a forma como os professores da EJA assimilam os dispositivos digitais em suas práticas pedagógicas; Elaboração de oficinas envolvendo socialização do fazer pedagógico através do banco de aulas do Aplicativo Zuppa do Saber aos professores da Educação de Jovens e Adultos, que realizam suas práticas no município de Lauro de FreitasBahia. Contudo à formação docente de ensino da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA –tem se enquadrado em planos de aulas pautada em movimento de alfabetização para atingir dados quantitativos referente às políticas públicas que são criadas afastadas das realidades em que os professores enfrentam, pois os mesmos sentem com a falta de formações direcionada para o campo da EJA. Deste modo, com o advento da utilização das tecnologias na educação, abrem-se possibilidades para pensar o processo formativo continuado dos professores que atuam na EJA. Ao que corresponde ao aporte metodológico, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da efetivação da pesquisa participante, norteada pelo estudo do espaço escolar e os sujeitos profissionais que lecionam na EJA. Trazendo à tona a participação e interação destes com o aplicativo virtual do banco de aulas do Zuppa do Saber, como interface que pode contribuir e mobilizar práticas pedagógicas criativas e potencializadoras para a formação de professores. O resultado apresentado é a necessidade de criar diretrizes no trilhar da caminhada para a formação de professores, dialogando com dispositivos online, pois atravessamos um cenário totalmente novo através de uma Pandemia, conhecida como Covid19, que reverbera a construções de mudanças, reinvenções e criatividade. Assim, o resultado sucedeu a interatividade com App-Learning que possibilitou trocas mútuas e interativas de experiências docentes pautadas no interesse do conhecimento de formação e de leituras referenciadas. Em relação ao produto do mestrado profissional, através dos nossos diálogos formacionais, realizamos um breve portfólio digital contendo informações de como utilizar o Aplicativo Zuppa do Saber apresentando estratégias e práticas pedagógicas. Em que a experiência vivenciada na pesquisa, apresentou-se favorável, intrigante, criativa, favorecendo possibilidades de estudo não presencial, uma vez que precisamos pensar além dos muros escolares e perceber que se pode ir além, através de dispositivos tecnológicos para a formação do docente da EJA.