Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité por Assunto "Campo e Cidade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino da geografia potencializado pela literatura baiana: (des)leituras e aprendizagens sobre imagens de campo e cidade na Bahia no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, sertões baiano(2022-04-22) Gordiano, Maria Aparecida de Oliveira; Rego, Adriano Eysen; Castro, Jânio Roque Barros de; Valverde, Tércia CostaGeografia e Literatura trazendo possibilidades dialógicas e um desses caminhos são abordagens conceituais, sobretudo paisagem e lugar. Nesta pesquisa, propomos discutir sobre o ensino da Geografia em diálogo com a Literatura Baiana numa perspectiva de (des)leituras e novas aprendizagens sobre imagens de campo e cidade da Bahia no Colégio Estadual José Leitão Santaluz-BA. A questão norteadora apresenta-se da seguinte maneira: de que forma o diálogo entre a Geografia e a Literatura pode ressignificar a aprendizagem dos(as) alunos(as) a partir das discussões sobre espaços do campo e cidade da Bahia representados em obras literárias Baianas? Nessa perspectiva, a correlação da Geografia com a Literatura pode contribuir de forma significativa, dinâmica e inovadora para o ensinoaprendizagem da Geografia. A investigação teve como aporte metodológico a abordagem qualitativa colaborativa. As (des)leituras sobre imagens de campo e cidade no ensino-aprendizagem da Geografia foram realizadas a partir de alguns romances da Literatura Baiana como Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho; Cascalho, de Herberto Sales; Grito da Terra, de Ciro de Carvalho Leite; As Aparições do Dr. Salu e Outras Histórias, de Guido Guerra e As Voltas da Estrada, de Xavier Marques. Os instrumentos utilizados são os seguintes: questionário, entrevistas, observações participantes e produções de narrativas dos(as) alunos(as) colaboradores(as) da pesquisa. A proposta de intervenção ocorreu no Colégio Estadual José Leitão com estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Médio a partir das oficinas nas quais realizamos análises de trechos das obras citadas além do conto Como um velho Saveiro, de Osvaldo Dias da Costa e os seguintes poemas: Bahia, de Firmino Rocha; O Sertão, de José de Oliveira Falcón; Ruinas de sonhos, Lembranças de um Vaqueiro e Galopes Selvagens, de Adriano Eysen. Como produto, foi criado uma página no Instagram com a participação dos(as) alunos(as) em parceria com a escola para divulgar e socializar as suas produções, com o propósito de incentivar outros(as) jovens à leitura e à criação literária, bem como lhes oportunizar uma formação crítica.