Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Assunto "Abrigo filhos do povo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiversidade religiosa, um desafio educacional: a escola municipal abrigo filhos do povo(2012-08-24) Oliveira, Adauto Leite; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Dorneles, Malvina do Amaral; Costa, Livia Alessandra Fialho da; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta dissertação versa sobre o tratamento educativo dado à questão da diversidade religiosa presente na escola pública, tomando como caso de estudo a escola municipal Abrigo Filhos do Povo, situada no bairro da Liberdade, em Salvador-Ba, tendo em vista as implicações que isso pode gerar no processo de ensino aprendizagem e nas relações interpessoais. A pesquisa é um estudo de caso e de cunho qualitativo, com sua sustentação metodológica em autores como Macedo (2004); Gatti (2005); Demo (2001); Mattelart (2004); Nosella & Buffa (2009); Bardin (2009); Orlandi (2009) e Lüdke e André (1986). Para a perspectiva de práticas educativas, que se estende para além do trabalho docente, foi escolhido Libâneo (1994), como principal referência, mas sem desprezar a importância de Freire (1987, 1996, 1997, 1998 e 2003); Saviani (1998), Gaddoti (1994) e outros. Bogardus (1965); Eliade (2010); Gaarder (2005); Wach (1990); Akkari (2010); Bourdieu (2010); Foucault (2010); Weber (2009); Junqueira (2010, 2011), Diniz (2010) e Durkheim (1996) compõem o principal quadro teórico deste trabalho, no que tange a discussão da diversidade e do fato religioso na sociedade. Os dados colhidos no campo, através de questionários, grupo focal, aplicação da escala de Bogardus, documentação legal e histórica da instituição, somados a observações do cotidiano, muito contribuíram para uma análise equilibrada do objeto da pesquisa. A mudança no cenário religioso brasileiro apontado pelo censo do IBGE (2000), os diversos casos de intolerância religiosa dentro do contexto escolar, noticiados nas várias mídias, assim como as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação para lidar com a inclusão das novas normativas, a exemplo da Lei 10.639/03, fazem com que o interesse a respeito da dinâmica adotada por uma escola para lidar com essas questões se tornasse imprescindível no momento histórico atual, posto que, além da garantia do êxito acadêmico, a escola deva se preocupar em formar pessoas capazes de interagir pacificamente com os diferentes, garantindo a própria existência da humanidade.