Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Assunto "Abordagem (auto)biográfica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSujeito em janelas: a relação com o saber na EAD(2012-03-09) Medrado, Adonai Estrela; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Charlot, Bernard; Matta, Alfreo Eurico Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino deNa tela do computador, vivemos em janelas. Simultaneamente, adotamos várias identidades e estamos em vários locais. Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação com o saber que se estabelece quando nos propomos a construir uma formação universitária fazendo uso da modalidade (supostamente) a distância. Neste caso, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) torna-se mais uma janela em nossas vidas. O objetivo da dissertação é analisar e refletir a relação com o saber num curso para formação de professores de Letras na Educação a Distância (EaD). O método adotado foi a etnografia virtual – o pesquisador matriculou-se no curso de uma conceituada universidade privada para vivenciar e analisar a experiência de uma turma. A experiência etnográfica descrita ocorreu entre o segundo semestre de 2009 até o segundo semestre de 2011. Foram coletas três entrevistas utilizando-se a abordagem (auto)biográfica. Cada colaborador entrevistado trilhou percurso distinto no curso – um trancou, outra evadiu e uma terceira permanece – e estabeleceu sua forma própria de relação com o saber. Sem julgamento de valor, trechos específicos das entrevistas foram selecionados e analisados conforme os objetivos da pesquisa. Optou-se pela análise semântica e privilegiou-se o levantamento dos participantes, dos eventos e das características associados ao contexto da formação na vida e ao processo adaptativo à condição de estudante. Concluiuse que a formação, o estudo e a aprendizagem possuem significados diferentes para cada sujeito. A maneira como cada um se relaciona com o saber favorece ou dificulta sua permanência e seu sucesso na EaD. Não é a modalidade ou a instituição ou o design didático adotado que é bom ou ruim em si, mas a relação construída que é frutífera ou não.