Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5 por Palavras-chave "Educação Básica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA história da (des)Inserção da língua espanhola no currículo da educação brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Brito, Gislane Silva; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO interesse pelo desenvolvimento de uma pesquisa com esse tema surgiu a partir do contato com questões relacionadas à oferta da língua espanhola na Educação Básica no componente curricular Políticas Públicas ofertado no quarto semestre do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir desse contato, surge o objetivo geral desse estudo que consiste em compreender as percepções dos professores de E/LE em formação acerca da importância da oferta do espanhol nas escolas e dos prejuízos da não obrigatoriedade dessa oferta e, para isso, foi necessário avaliar a importância da língua espanhola e a história de sua oferta na educação brasileira e observar as percepções de professores em formação acerca do contexto de (não) oferta da língua espanhola na Educação Básica. Essa pesquisa está fundamentada na Lei 9.394, na Lei 11.161/05, na Lei 13.415 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores que tratam da importância da oferta da língua espanhola na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que os participantes da pesquisa estão cientes da luta para a reinserção da mesma no currículo da educação brasileira e reconhecem que a falta dessa oferta traz prejuízos para a vida profissional, pessoal e intercultural dos alunos.