Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Palavras-chave "Alfabetização"
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- ItemA percepção docente sobre os motivos e implicações da dificuldade de leitura no 6° ano(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-24) Silva , Elenilda Souza; Sales , Gleiton Silva de; Lisboa, Aissa Cavalcante; Cerqueira, Maeve Mascarenhas deEste artigo tem como objetivo analisar os fatores que contribuem para a permanência das dificuldades de leitura entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar as práticas pedagógicas mobilizadas para enfrentá-las. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi motivada por observações realizadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, nas quais se evidenciou que muitos alunos concluíram o 5º ano com limitações significativas na leitura, sendo promovidos para os anos finais, apesar dessas limitações. A partir de questionários aplicados a docentes de Língua Portuguesa, buscou-se compreender as percepções e estratégias utilizadas por esses profissionais diante de um desafio que extrapola os limites da disciplina e compromete o desempenho global dos estudantes. A fundamentação teórica apoia-se nos aportes de Soares (2011; 2018), Gomes (2007), Ferreiro e Teberosky (1986) e Freire (2022), entre outros o PNA (2019). Os dados preliminares revelam que as limitações leitoras no 6º ano são atravessadas por múltiplas determinações, como fragilidades na alfabetização inicial, ausência de acompanhamento familiar, contextos socioeconômicos adversos, problemas emocionais e cognitivos, além do impacto da pandemia de COVID-19 no processo de letramento. O estudo também aponta a insuficiência de políticas efetivas para garantir o acompanhamento individualizado desses estudantes, o que impõe desafios adicionais aos professores dos anos finais. Conclui-se, portanto, que a superação desse quadro requer ações articuladas entre escola, família e poder público, bem como a valorização da formação docente continuada e de metodologias que considerem as especificidades dos sujeitos em processo de aprendizagem.
- ItemAlfabetização e letramento: desafios vivenciados na escola municipal Paulo Freire - Itaberaba, Bahia(2025-01-07) Soares , Ludimila dos Santos Soares; Lima, Salomão Barbosa dos SantosO presente artigo tem como objetivo identificar e analisar os principais desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais da Escola Municipal Paulo Freire, em Itaberaba – BA. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza teórica e empírica, fundamentada nos estudos de Magda Soares, Paulo Freire, Miriam Lemle, Corinne Smith e Lisa Strick. O método utilizado caracteriza-se como qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. Foram realizadas observações diretas durante cinco dias em duas turmas da escola, além da aplicação de questionários a duas professoras regentes do componente curricular de Língua Portuguesa e uma entrevista com a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, com foco na compreensão dos desafios enfrentados no ensino de leitura e escrita. Os resultados apontam que a maioria das atividades propostas pelas professoras ainda prioriza pouco a leitura em sala de aula, tratando textos como ferramentas complementares e não como um eixo central para o ensino e aprendizagem. Destaca-se a necessidade de uma abordagem que compreenda a leitura como elemento essencial para a autonomia das crianças, ampliando seus horizontes e possibilitando melhores níveis de letramento para o convívio social. Entre as dificuldades observadas nas turmas, identificaram-se: baixa capacidade de decodificação de palavras, dificuldades de compreensão da linguagem, pouca habilidade para leitura e escrita, problemas na pronúncia correta e escassa participação da família no processo de alfabetização. Os dados reforçam a importância de estratégias pedagógicas que articulem práticas inovadoras em sala de aula com ações que envolvam as famílias, criando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes.