Licenciatura em Matematica - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DCET2 por Palavras-chave "Jogos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemReflexões teóricas e metodológicas sobre os números inteiros: possibilidades didáticas lúdicas para o letramento matemático(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Jesus, Renata Santos de; Santos, Daniela Batista; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Santos, Viviane MendonçaA experiência docente, vivenciada a partir de projetos, e os estágios mostram que ainda persiste a concepção de que Matemática é considerada por muitos alunos como uma disciplina difícil, pelo fato de não conseguir entender determinados conteúdos. Especialmente, destacamos que esta situação é muito recorrente no estudo dos números inteiros, o que despertou o interesse para o desenvolvimento da presente pesquisa qualitativa. Objetivamos investigar a abordagem teórica e metodológica com que os números inteiros são trabalhados no 7o ano do Ensino Fundamental. Para isso, realizaremos uma análise deste objeto do conhecimento no livro didático “A Conquista Matemática”, do autor Giovanni Júnior (2022), utilizado nas redes Municipal e Estadual de Alagoinhas-BA e averiguaremos como professores trabalham com este conteúdo. Dessa forma, aplicaremos um questionário para os professores via Google Forms. Para este trabalho, utilizamos como base teórica os documentos da Base Comum Curricular Nacional (BNCC) e o Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs), teóricos como: Borin (2002), Andrade (2013), Antunes (1998), Petty (1995), Lara (2011), dentre outros. A partir da análise dos dados, construímos duas categorias: “Reflexão dificuldades de aprendizagem dos alunos com os números inteiros” e “Potencialidades dos jogos e paradidáticos, como alternativa para o ensino de números inteiros”, que mostraram as principais dificuldades dos alunos no aprendizado dos números inteiros, como: o jogo de sinais, a abstração conceitual e a falta de contextualização nas atividades. Os resultados da pesquisa também indicaram o potencial dos jogos e materiais paradidáticos como alternativas didáticas eficientes para o ensino de Matemática, em particular, o conceito de números inteiros. Diante do exposto, buscamos contribuir com uma reflexão crítica sobre a abordagem dos números inteiros e apresentamos, a partir dos dados coletados e das reflexões teóricas, algumas alternativas didáticas numa perspectiva da ludicidade e do letramento matemático. Assim, acreditamos que esta pesquisa tenha contribuído para um ensino de matemática diferenciado e lúdico.