Licenciatura em Historia - DCHT18
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Navegando Licenciatura em Historia - DCHT18 por Palavras-chave "Ensino de História"
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- ItemMemórias e narrativas de professores/as de História: reflexões sobre a formação e experiência docente no Município de Eunápolis (2009-2018)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Fernandes, Lorrany Oliveira; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Santos, Mariane Nascimento dos; Fernandez, Thais VinhasO presente trabalho tem por objetivo investigar através das memórias e narrativas, a trajetória formativa e atuação profissional de professores/as de História no município de Eunápolis. Foram entrevistados oito professores/as que estão atuando no ensino de História, no Ensino Fundamental II. A condução metodológica da pesquisa foi pautada na fonte oral e escrita. Tendo como referenciais Maurice Halbwachs, Lucília Delgado, Verena Alberti. O cruzamento dessas fontes nos possibilitou compreender os processos formativos vivenciados por esses profissionais, e como suas experiências são importantes para sua prática na sala de aula. O ensino de História é fundamental, pois permite a compreensão da temporalidade, estimula o pensamento reflexivo, e promove a consciência histórica. Tendo como suporte os autores: Rusen (2001); Pimenta (2012); Cerri (2011); Bloch (2001). As narrativas, e o ato de rememorar suas histórias de vida são essenciais para a compreensão da constituição de um ser/fazer docente. Esse estudo teve como recorte temporal o período de 2009-2018, sua escolha é justificada por delimitar o período da formação em nível superior dos professores/as entrevistados/a.
- ItemO desafio do “ensino remoto” para docentes de história no contexto da pandemia da Covid-19: um olhar sobre as escolas municipais de Eunápolis(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Bozetti, Andressa; Vinhas, ThaísEste estudo investiga desafios enfrentados por docentes que atuaram no ensino remoto emergencial no ano de 2021, devido à situação de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Diante da necessidade de conter a propagação do vírus, foi implementado um modelo de ensino remoto emergencial, no qual estratégias didáticas e pedagógicas foram empregadas para diminuir os impactos do distanciamento social. Esta pesquisa busca explorar as estratégias educativas utilizadas no contexto da pandemia no processo de ensino-aprendizagem, com o olhar voltado para o componente curricular História. Para a condução dessa análise, autores como Rüsen (2007) e Schimidt (1998; 2009) são referenciados, a fim de compreender os métodos pedagógicos empregados no contexto do ensino remoto de História. O estudo reconhece que a transição para o ensino remoto emergencial demandou dos docentes uma rápida adaptação ao uso de tecnologias, resultando na necessidade de adquirir novas competências pedagógicas e familiarização com ferramentas digitais pouco utilizadas ou até mesmo desconhecidas. Notadamente, o uso das plataformas digitais através de dispositivos como computadores e celulares com acesso à internet, tornaram-se essenciais para o processo educativo em decorrência da pandemia de COVID-19. A discussão sobre a integração das tecnologias ao ensino revela-se crucial diante dos desafios enfrentados pelos professores e das lacunas em suas formações iniciais e continuada. Pensando nisso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com docentes de História que atuaram de forma remota no ensino Fundamental II em escolas municipais de Eunápolis, no ano de 2021. Para o levantamento dos dados da pesquisa, optamos pela aplicação de questionário com docentes da rede municipal de educação, para coletar informações sobre os desafios enfrentados durante o ensino remoto. Os dados foram analisados qualitativamente, identificando as principais dificuldades e estratégias relatadas pelos docentes. Os resultados da pesquisa indicam que os docentes enfrentaram diversos desafios durante o ensino remoto emergencial, como falta de recursos tecnológicos e acessibilidade digital, como também dificuldades de utilização das plataformas digitais, sem um processo formativo direcionado pra essa questão. Neste contexto, esta pesquisa enfatiza a importância de compreender a trajetória de ensino-aprendizagem dos professores de História a partir de suas experiências durante esse período excepcional, e seus impactos no ensino-aprendizagem do componente curricular no contexto da pandemia.