Licenciatura em Matematica - DEDC7
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Navegando Licenciatura em Matematica - DEDC7 por Palavras-chave "Educação Matemática"
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- ItemAs tecnologias de informação e comunicação (TIC's) no ensino e aprendizagem da matemática: uma análise das concepções dos professores do Colégio Estadual Yêda Barradas Carneiro em conceição do Coité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Thomas Gerffesson Gonçalves; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Brito, Elizete Barbosa de; Cruz, Ozelito Souza; Brito, Mirian FerreiraAtualmente diversas pesquisas em Educação Matemática vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de propor novas metodologias para o ensino dos conhecimentos matemáticos, de modo que estes se tornem agradáveis e que apresentem significado para os educandos. Nos últimos anos, têm sido perceptíveis algumas exigências em relação aos professores que lecionam matemática, principalmente na busca de novos métodos de ensino a fim de promover a construção e a aprendizagem de outros conhecimentos por parte dos alunos, e uma das principais alternativas é o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino. A presença das TICs cada vez mais forte nas atividades humanas exige indivíduos com conhecimento, com formação crítica e com capacidade de utilizá-las para o seu bem estar e da humanidade, trazendo como consequência à necessidade de reflexão sobre os objetivos do seu uso nas instituições de ensino. O presente estudo buscou levantar algumas indagações em relação ao uso de recursos tecnológicos para auxiliar no processo ensino e aprendizagem da matemática, descrever os conhecimentos necessários ao ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos em um ambiente enriquecido por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a partir do uso de softwares, que possam facilitar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Utilizaremos como fonte de pesquisa, material acadêmico e publicações científicas sobre o tema em questão, tomando como principais referenciais teóricos, autores que tratam dessa temática. Este estudo tem características de natureza qualitativa e para a coleta de dados, utilizou-se de questionários contendo cinco questões todas relacionadas ao tema. A partir das entrevistas realizadas com os professores evidenciou-se que estes docentes buscam inserir o uso das TICs no contexto da sala de aula e existe uma considerável preocupação por parte dos mesmos em trabalhar com esses recursos objetivando contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem escolar dos alunos, porém ainda existem situações adversas que acabam por comprometer a concretização de um trabalho pleno que venha contribuir de modo integral para que esses objetivos sejam alcançados. Diante disso, entendemos que através do uso de novas tecnologias, o professor poderá realizar um trabalho que venha favorecer a aprendizagem dos alunos.
- ItemEnsinar e aprender matemática na educação de jovens e adultos: em busca de um sentido(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Edval da Silva; Santos, Assivânia Lucia Cavalcante dos; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Costa, Ivan Souza CostaAs mudanças e transformações ocorridas na sociedade contemporânea exigem um repensar da educação, novos paradigmas se fazem necessários diante do contexto complexo e diversos que nos encontramos. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, são pilares de extrema importância para direcionar os novos princípios educacionais. O ensino da Matemática durante muito tempo era considerado como conhecimento específico dos bancos escolares, não possuindo relação com a realidade do educando, porém hoje, pesquisas apontam para a importância de um ensino contextualizado oportunizando a construção de uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa teve como objetivo é analisar se a matemática ensinada na escola possui relação no contexto dos alunos, sendo que essa clientela possui especificidades diferenciadas das demais, pois na sua maioria retornam aos bancos escolares para adequar-se as exigências do mundo do trabalho. A metodologia trata-se da abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa foram os alunos de 03 (três) turmas da EJA III, dos referidos Colégios Estaduais: Júlio César Salgado, Cazuza Torres e Teixeira de Freitas, na cidade de Senhor do Bonfim. Os dados foram coletados através da utilização da observação livre e de questionário aberto semiestruturado. A análise indica que os alunos sentem-se mais motivados a aprender matemática quando o seu conhecimento prévio é valorizado, percebem aplicabilidade do conteúdo aprendido e têm as suas expectativas atendidas. Observamos, porém que os professores pesquisados não estão totalmente preparados para atuarem com essa modalidade de ensino, necessitando de uma formação específica na área.