Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Palavras-chave "apropriações do conhecimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs narrativas de si no programa de vida do estudante: a escrita como dispositivo de aprendizagem(2018-03-01) Carvalho, Rafaela Santos Guerra de; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Ribeiro, Girleide; Pereira, Luciana de AraújoO presente estudo investigou a funcionalidade de um Projeto intitulado PVE – Projeto de Vida do Estudante: uma alternativa prática de escrita em turmas do 6° ao 8º ano Escola Estadual Frei José da Encarnação, na cidade de Jacobina-Ba. Desta forma, o norteamento do trabalho começou através da percepção de como os alunos se apropriavam dos gêneros textuais no cotidiano de suas produções, além de que as temáticas estabelecidas pelas articuladoras são elementos significativos para um “novo olhar” diretivo, e com isso, busquei nos objetivos específicos uma compreensão sobre os saberes dos alunos em relação ao uso e apropriação dos gêneros textuais nas práticas de escritas e de qual forma os efeitos discursivos manifestados nas narrativas interferem na escolha dos gêneros para consolidar aprendizagens. Por isso, pretendeu-se inicialmente mapear as ações do PVE no âmbito da Secretaria de Educação do Estado com base no Território Educacional do NRE do PRoEI – Programa de Educação Integral do Governo do Estado da Bahia. Para tanto, buscou-se dialogar com a proposta estabelecida pela Secretaria de Educação e com diversos estudiosos, entre eles, Marcuschi, (2005), Bakhtin (1979). A abordagem de pesquisa utilizada foi narrativa autobiográfica com base na pesquisa Qualitativa/Dialógica, tendo como metodologia as histórias de Vida. Contudo, os dados foram coletados por meio de observações das produções dos alunos, relatos das professoras da disciplina, participação nas intervenções didáticas e refacções dos textos dos mesmos. Por fim, o trabalho sinaliza algumas lacunas referentes às condições de trabalho dos professores articuladores e na continuidade das devolutivas por parte da Secretaria de Educação e, do não - envolvimento dos pares no sentido de promover práticas interdisciplinares. Aqui, o foco foi o processo de aprendizagens dos sujeitos e a disponibilização do ato de escrever em situações não formais. Percebe-se que, enquanto sujeitos pesquisados, foram os alunos envolvidos na disciplina do Projeto de Vida do Estudante na referida escola que manifestaram aceitabilidade no uso de gêneros textuais em situações espontâneas, tudo isso, vem reforçar o compromisso das articuladoras que estabeleceram práticas inovadoras para a promoção de saberes no espaço escolar. No entanto, que, ainda se mostra de forma incipiente para dialogar com a atividade, de forma interdisciplinar e, não como preenchimento de ação cuja participação deveria ser de todos os professores que se limitam a não socialização de responsabilidade. Diante do exposto, entende-se que é um projeto (in) concluso, portanto, é a partir das trocas entre os pares e os saberes poderão ser reafirmados, embora a sua validade e significação ultrapassem os limites do muro escolar.