Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Palavras-chave "Aluno"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemA indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Souza, Eliene Oliveira de; Souza, Judicael Bispo de; Oliveira, Tereza de Lourdes de; Rios, Valdira Souza; Matos, Isaú Hormino deConsiderando a ampla variabilidade de comportamentos conseqüentemente seus efeitos, este trabalho pretende descobrir as causas da indisciplina no âmbito escolar, discutindo questões centrais em torno da família, escola e sociedade. Destacam-se as idéias de vários autores com suas diversas concepções acerca da referida temática, de modo a comparar as visões dos mesmos com intuito de chagar a um consenso. Além dos aspectos teóricos e metodológicos, serão analisados também questionários de alunos, entrevistas com pais, professores e diretores. Na conclusão serão apresentadas as possíveis causas e alternativas para uma melhor compreensão a respeito desse problema.
- ItemDesmotivação do aluno pelo aprendizado da ortografia(UNEB, 2004-08) Figueredo, Magna Valois OliveiraEste trabalho justifica-se pela necessidade do aluno alcançar um nível de produção de textos mais elevado e que esteja dentro dos aspectos formais da língua no âmbito escolar. E para que isto aconteça ele carece conhecer a função que a escrita exerce em sua vida. Não apenas a função da escolar, mas como uma pratica que o leva a ser um cidadão alfabetizado. Para ser alfabetizado, o aluno não apenas escreve, mas faz, leituras que o conduzirá a interpretações vários, desmistificando a mensagem transmitida e obtendo acréscimo em relação ao conhecimento ortográfico. Muitos dos alunos que concluem o ensino fundamental não diferenciam a fala da língua escrita (ortografia), não demonstram curiosidades, duvidas ou vontade de aprender sobre a escrita. Esse desinteresse é decorrente do meio que vive o aluno e da metodologia empregada pelo professor para ensinar ortografia.
- ItemReflexões sobre indisciplina: contribuições teóricas e depoimentos de professores de ensino fundamental de Várzea da Roça-Bahia(UNEB, 2008-01-21) Oliveira, Gecivaldo Marques de; Nunes, Glaconei dos Santos; Aquino, Jailton Oliveira de; Almeida, Jeovane Pacheco; Lopes, Adriana Lourenço; Benevides, Lourdisnete SilvaEste trabalho tem como objetivos caracterizar o fenômeno da indisciplina escolar a partir da visão de diferentes teóricos da área educacional, articular as concepções desses teóricos com depoimentos de professores que atuam no Ensino Fundamental em uma escola municipal de Várzea da Roça- Bahia e levantar indicativos que possam auxiliar futuras discussões acerca da indisciplina em sala de aula, visando desmistificar essa problemática. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica acerca de autores que tratam da indisciplina escolar e da coleta de depoimentos de sete professores que lecionam em turmas de Ensino Fundamental. Concluímos que não há um conceito único para definirmos indisciplina, assim como, não podemos atribuir esse problema a uma única causa, mas sim a um conjunto de fatores interligados e interdependentes, pois tanto os teóricos quanto os participantes não são unânimes quando a questão é o que caracteriza o ato indisciplinar.