Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Palavras-chave "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlfabetização nas séries iniciais da Escola Araguacy Gonçalves no município de Antônio Gonçalves-BA(UNEB, 2002) Matos, Isadora; Silva, Eliane; Matos, Maria Iramar; Ribeiro , Ana Paula; Melo , Patrícia Viviane; Garcia, Paulo CésarEsta pesquisa pretende sondar as séries iniciais, como vem sendo formado o indivíduo, reflexões teóricas e práticas relacionadas às dificuldades no processo de alfabetização.
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.
- ItemLeitura e produção de textos na alfabetização: "idéias que norteiam a prática pedagógica nas séries iniciais"(UNEB, 2001) Santos, Maricélia Moura dos; Santos, Tânia Batista dos; Florêncio, Vanda da Silva; Freitas, Zilda de OliveiraNeste trabalho propomos uma análise das dificuldades que os alunos na alfabetização das escolas públicas de Jequitibá demonstram em aprender a ler e produzir textos, tendo como objetivos básicos: analisar as condições de leitura dos alunos na alfabetização das escolas de Jequitibá, identificar e descrever as dificuldades de leitura e escrita por parte dos alunos. O objetivo maior é propor sugestões que possam melhorar o processo de leitura e escrita nas escolas. Utilizamos como procedimentos metodológicos: entrevista, pesquisa de campo e pesquisação. Muitas crianças têm dificuldades em aprender a ler e produzir textos porque não têm acompanhamento da família ou não têm contato com o mundo letrado. Para que esses alunos progridam é necessário que o professor dedique um tempo extra, provocando situações, conversando, pesquisando junto com eles, dando oportunidade a terem contato com recursos variados, reforçando os conteúdos vistos em sala de aula para o seu desenvolvimento aprendizagem.