Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Palavras-chave "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA concepção construtivista na alfabetização(UNEB, 2001-12-12) Santos, Euleide Nascimento Lima; Pedreira, Gerolina Souza; Ribeiro, Lindeci Macedo dos Santos; Barboza, Valdênia Souza; Oliveira, Lucinete Chaves deEste estudo consta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores que atuam em classes de Alfabetização e refletir sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita dos alunos nas referidas classes. De início, apresenta-se a metodologia adotada, caracterizada pela pesquisa bibliográfica do tema em questão. Toda teoria só adquire significado, quando passa a ser vivenciada na prática. O construtivismo, enquanto teoria, só será verdadeiramente compreendido se posto em prática, após a sistematização do saber. Nunca se falou tanto nesta teoria como agora, justificando-se aqui, o aprofundamento do tema, para definir o referencial teórico do trabalho e delimitar o problema a ser estudado: Construtivismo e Alfabetização.
- ItemAlfabetização nas séries iniciais da Escola Araguacy Gonçalves no município de Antônio Gonçalves-BA(UNEB, 2002) Matos, Isadora; Silva, Eliane; Matos, Maria Iramar; Ribeiro , Ana Paula; Melo , Patrícia Viviane; Garcia, Paulo CésarEsta pesquisa pretende sondar as séries iniciais, como vem sendo formado o indivíduo, reflexões teóricas e práticas relacionadas às dificuldades no processo de alfabetização.
- ItemAprendizagem da leitura e da escrita: um desafio para jovens e adultos(UNEB, 2001) Dias, Eliete Severo; Dourado, Elma Lúcia Rocha Oliveira; Moraes, Maria Leonor Bagano de; Bagano, Walniete Brito; Martins, Jorge dos Santos; Andrade, BeneditaEste trabalho volta-se para "A aprendizagem da Leitura e da Escrita um desafio para Jovens e Adultos," sendo condizente com o particular interesse das autoras desse estudo, no que se refere à ampliação de conhecimentos sobre o processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Na primeira etapa do trabalho serão feitas considerações que viabilizarão uma visão panorâmica de todo o estudo, assim como seus propósitos e procedimentos adotados. Na segunda etapa, nas considerações teóricas, serão tratados os tópicos seguintes, por serem considerados relevantes para o estudo proposto: A educação no contexto histórico-social.
- ItemDificuldades do ensino-aprendizagem na alfabetização: um olhar sobre a formação do professor alfabetizador(UNEB, 2009) Pereira, Elizabete Silva dos Santos; Ferreira, Margarete Meneses Oliveira; Silva, Rísia Ferreira da; Amorim, Eliã Siméia M. dos Santos; AmorimO presente trabalho objetivou compreender como a formação do professor interfere no processo de alfabetização, mediante pesquisa quantitativa, com método Fenomenológico, cujos instrumentos de coleta de dados foram pesquisa de campo, com questionário e entrevistas, com professoras, que atuam em sala de aula de alfabetização, da Rede Municipal de Jacobina. Percebeu-se que as maiores dificuldades para o processo de ensino aprendizagem estão relacionadas ao descaso existente por parte do Estado para o investimento na formação continuada e qualificada dos alfabetizadores. Os dados revelados nesta pesquisa mostraram que 100% das professoras entrevistadas não possuem graduação para alfabetização, uma vez que, não existe na legislação vigente tal formação, ficando assim a necessidade de serem oferecidos por parte dos órgãos competentes cursos de pós graduação para formar especialistas em alfabetização, que venha a contnbuir para uma pratica pedagógica consistente capaz de desenvolver um trabalho de qualidade no campo da educação, uma vez que este é o processo introdutório para o desenvolvimento cognitivo da criança em fase inicial para a formação do cidadão
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.
- ItemLeitura e produção de textos na alfabetização: "idéias que norteiam a prática pedagógica nas séries iniciais"(UNEB, 2001) Santos, Maricélia Moura dos; Santos, Tânia Batista dos; Florêncio, Vanda da Silva; Freitas, Zilda de OliveiraNeste trabalho propomos uma análise das dificuldades que os alunos na alfabetização das escolas públicas de Jequitibá demonstram em aprender a ler e produzir textos, tendo como objetivos básicos: analisar as condições de leitura dos alunos na alfabetização das escolas de Jequitibá, identificar e descrever as dificuldades de leitura e escrita por parte dos alunos. O objetivo maior é propor sugestões que possam melhorar o processo de leitura e escrita nas escolas. Utilizamos como procedimentos metodológicos: entrevista, pesquisa de campo e pesquisação. Muitas crianças têm dificuldades em aprender a ler e produzir textos porque não têm acompanhamento da família ou não têm contato com o mundo letrado. Para que esses alunos progridam é necessário que o professor dedique um tempo extra, provocando situações, conversando, pesquisando junto com eles, dando oportunidade a terem contato com recursos variados, reforçando os conteúdos vistos em sala de aula para o seu desenvolvimento aprendizagem.
- ItemLiteratura infantil e letramento(UNEB, 2008) Santos, Joanice da Silva; Silva, Márcia Maria Santos da; Santos, Valdeni Soares Rios; Cerqueira, Zenilda Souza; Gomes, Antenor RitaA pesquisa na qual este trabalho foi construído, apresenta uma análise de como a literatura infantil contribui no processo de letramento das crianças desde a alfabetização à 4a série do Ensino Fundamental. Este estudo foi realizado tendo como parâmetro a pesquisa qualitativa, pois utilizamos o método de observação e de entrevista com os alunos e professores das escolas Heraldo Rocha, Raio do Sol e Colégio Estadual Governador António Carlos Magalhães, objetivando compreender e relatar como a literatura infantil interfere no processo ensino-aprendizagem, para melhorar o desenvolvimento na alfabetização e tornar-se letrado. Durante a pesquisa constatamos que o trabalho com a literatura infantil pode ajudar num método de alfabetização e de letramento mais significativo e diferenciado frente às novas perspectivas da educação, que exigem uma mudança na forma de ensinar, onde o processo de alfabetização fosse além das atividades descontextualizadas da vida dos alunos, porque ela vem de encontro a essa nova prática pedagógica, pois a literatura constitui um fator de impulso à aprendizagem, apresentando como uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos educandos, por possibilitar o imaginário, a fantasia, o encontro de subsídio para responder dúvidas, encontrar novas idéias para solucionar problemas e também, vem fazer com que os alunos tornem-se mais críticos frente à realidade em que vive.
- ItemO professor alfabetizador e a prática da leitura e escrita no 1°ano do Ensino Fundamental em Jacobina(UNEB, 2002-07-27) Silva, Luzineide de Oliveira Carneiro; Silva, Maria de Fátima Batista da; Carvalho, Maria Lúcia Batista de; Alves, Nilcéia Maria; Rios, Jane Adriana V.P; Gomes, Antenor Rita; Carvalho, Denise Dias deO presente estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre a prática pedagógica do professor alfabetizador com relação às dificuldades encontradas pelos alunos do 1o ano do Ensino Fundamental em ler e escrever significativamente. Os professores em análise efetivam suas práticas na Escola Municipal José Prado Alves, em "Lages do Batata", na cidade de Jacobina-Ba. Esta pesquisa realizou-se através de um estudo teórico sobre alfabetização e prática docente, assim como uma pesquisa qualitativa delineada em observações, entrevistas e questionário. Na análise identificaram-se algumas causas que dificultam o processo de aquisição da escrita e da leitura, muitas destas análises apontaram uma prática pedagógica equivocada e descontextualizada, tornando a aprendizagem passiva e mecânica pautada no ensino simplório da codificação e decodificação do sistema linguístico. Aponta-se também neste estudo a importância de uma alfabetização que se paute nas concepções construtivistas, onde o aprendizado se constrói e não se decora e para tanto deve ser primordial nas práticas pedagógicas docentes, ações que possibilitem a construção e inferência dos conhecimentos. A leitura e a escrita devem ser concebidas na escola sob uma metodologia analítica, partindo de uma realidade concreta, para pequenas unidades significativas. A intenção não é apontar meios para resolver os problemas encontrados, mas propor uma reflexão da prática docente, para que possamos formar cidadãos responsáveis nas suas atividades leitoras e escritoras.