Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Palavras-chave "Alfabetização"
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- ItemA concepção construtivista na alfabetização(UNEB, 2001-12-12) Santos, Euleide Nascimento Lima; Pedreira, Gerolina Souza; Ribeiro, Lindeci Macedo dos Santos; Barboza, Valdênia Souza; Oliveira, Lucinete Chaves deEste estudo consta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores que atuam em classes de Alfabetização e refletir sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita dos alunos nas referidas classes. De início, apresenta-se a metodologia adotada, caracterizada pela pesquisa bibliográfica do tema em questão. Toda teoria só adquire significado, quando passa a ser vivenciada na prática. O construtivismo, enquanto teoria, só será verdadeiramente compreendido se posto em prática, após a sistematização do saber. Nunca se falou tanto nesta teoria como agora, justificando-se aqui, o aprofundamento do tema, para definir o referencial teórico do trabalho e delimitar o problema a ser estudado: Construtivismo e Alfabetização.
- ItemAlfabetização nas séries iniciais da Escola Araguacy Gonçalves no município de Antônio Gonçalves-BA(UNEB, 2002) Matos, Isadora; Silva, Eliane; Matos, Maria Iramar; Ribeiro , Ana Paula; Melo , Patrícia Viviane; Garcia, Paulo CésarEsta pesquisa pretende sondar as séries iniciais, como vem sendo formado o indivíduo, reflexões teóricas e práticas relacionadas às dificuldades no processo de alfabetização.
- ItemAprendizagem da leitura e da escrita: um desafio para jovens e adultos(UNEB, 2001) Dias, Eliete Severo; Dourado, Elma Lúcia Rocha Oliveira; Moraes, Maria Leonor Bagano de; Bagano, Walniete Brito; Martins, Jorge dos Santos; Andrade, BeneditaEste trabalho volta-se para "A aprendizagem da Leitura e da Escrita um desafio para Jovens e Adultos," sendo condizente com o particular interesse das autoras desse estudo, no que se refere à ampliação de conhecimentos sobre o processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Na primeira etapa do trabalho serão feitas considerações que viabilizarão uma visão panorâmica de todo o estudo, assim como seus propósitos e procedimentos adotados. Na segunda etapa, nas considerações teóricas, serão tratados os tópicos seguintes, por serem considerados relevantes para o estudo proposto: A educação no contexto histórico-social.
- ItemDificuldades do ensino-aprendizagem na alfabetização: um olhar sobre a formação do professor alfabetizador(UNEB, 2009) Pereira, Elizabete Silva dos Santos; Ferreira, Margarete Meneses Oliveira; Silva, Rísia Ferreira da; Amorim, Eliã Siméia M. dos Santos; AmorimO presente trabalho objetivou compreender como a formação do professor interfere no processo de alfabetização, mediante pesquisa quantitativa, com método Fenomenológico, cujos instrumentos de coleta de dados foram pesquisa de campo, com questionário e entrevistas, com professoras, que atuam em sala de aula de alfabetização, da Rede Municipal de Jacobina. Percebeu-se que as maiores dificuldades para o processo de ensino aprendizagem estão relacionadas ao descaso existente por parte do Estado para o investimento na formação continuada e qualificada dos alfabetizadores. Os dados revelados nesta pesquisa mostraram que 100% das professoras entrevistadas não possuem graduação para alfabetização, uma vez que, não existe na legislação vigente tal formação, ficando assim a necessidade de serem oferecidos por parte dos órgãos competentes cursos de pós graduação para formar especialistas em alfabetização, que venha a contnbuir para uma pratica pedagógica consistente capaz de desenvolver um trabalho de qualidade no campo da educação, uma vez que este é o processo introdutório para o desenvolvimento cognitivo da criança em fase inicial para a formação do cidadão
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.
- ItemLeitura e produção de textos na alfabetização: "idéias que norteiam a prática pedagógica nas séries iniciais"(UNEB, 2001) Santos, Maricélia Moura dos; Santos, Tânia Batista dos; Florêncio, Vanda da Silva; Freitas, Zilda de OliveiraNeste trabalho propomos uma análise das dificuldades que os alunos na alfabetização das escolas públicas de Jequitibá demonstram em aprender a ler e produzir textos, tendo como objetivos básicos: analisar as condições de leitura dos alunos na alfabetização das escolas de Jequitibá, identificar e descrever as dificuldades de leitura e escrita por parte dos alunos. O objetivo maior é propor sugestões que possam melhorar o processo de leitura e escrita nas escolas. Utilizamos como procedimentos metodológicos: entrevista, pesquisa de campo e pesquisação. Muitas crianças têm dificuldades em aprender a ler e produzir textos porque não têm acompanhamento da família ou não têm contato com o mundo letrado. Para que esses alunos progridam é necessário que o professor dedique um tempo extra, provocando situações, conversando, pesquisando junto com eles, dando oportunidade a terem contato com recursos variados, reforçando os conteúdos vistos em sala de aula para o seu desenvolvimento aprendizagem.
- ItemLiteratura infantil e letramento(UNEB, 2008) Santos, Joanice da Silva; Silva, Márcia Maria Santos da; Santos, Valdeni Soares Rios; Cerqueira, Zenilda Souza; Gomes, Antenor RitaA pesquisa na qual este trabalho foi construído, apresenta uma análise de como a literatura infantil contribui no processo de letramento das crianças desde a alfabetização à 4a série do Ensino Fundamental. Este estudo foi realizado tendo como parâmetro a pesquisa qualitativa, pois utilizamos o método de observação e de entrevista com os alunos e professores das escolas Heraldo Rocha, Raio do Sol e Colégio Estadual Governador António Carlos Magalhães, objetivando compreender e relatar como a literatura infantil interfere no processo ensino-aprendizagem, para melhorar o desenvolvimento na alfabetização e tornar-se letrado. Durante a pesquisa constatamos que o trabalho com a literatura infantil pode ajudar num método de alfabetização e de letramento mais significativo e diferenciado frente às novas perspectivas da educação, que exigem uma mudança na forma de ensinar, onde o processo de alfabetização fosse além das atividades descontextualizadas da vida dos alunos, porque ela vem de encontro a essa nova prática pedagógica, pois a literatura constitui um fator de impulso à aprendizagem, apresentando como uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos educandos, por possibilitar o imaginário, a fantasia, o encontro de subsídio para responder dúvidas, encontrar novas idéias para solucionar problemas e também, vem fazer com que os alunos tornem-se mais críticos frente à realidade em que vive.
- ItemO professor alfabetizador e a prática da leitura e escrita no 1°ano do Ensino Fundamental em Jacobina(UNEB, 2002-07-27) Silva, Luzineide de Oliveira Carneiro; Silva, Maria de Fátima Batista da; Carvalho, Maria Lúcia Batista de; Alves, Nilcéia Maria; Rios, Jane Adriana V.P; Gomes, Antenor Rita; Carvalho, Denise Dias deO presente estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre a prática pedagógica do professor alfabetizador com relação às dificuldades encontradas pelos alunos do 1o ano do Ensino Fundamental em ler e escrever significativamente. Os professores em análise efetivam suas práticas na Escola Municipal José Prado Alves, em "Lages do Batata", na cidade de Jacobina-Ba. Esta pesquisa realizou-se através de um estudo teórico sobre alfabetização e prática docente, assim como uma pesquisa qualitativa delineada em observações, entrevistas e questionário. Na análise identificaram-se algumas causas que dificultam o processo de aquisição da escrita e da leitura, muitas destas análises apontaram uma prática pedagógica equivocada e descontextualizada, tornando a aprendizagem passiva e mecânica pautada no ensino simplório da codificação e decodificação do sistema linguístico. Aponta-se também neste estudo a importância de uma alfabetização que se paute nas concepções construtivistas, onde o aprendizado se constrói e não se decora e para tanto deve ser primordial nas práticas pedagógicas docentes, ações que possibilitem a construção e inferência dos conhecimentos. A leitura e a escrita devem ser concebidas na escola sob uma metodologia analítica, partindo de uma realidade concreta, para pequenas unidades significativas. A intenção não é apontar meios para resolver os problemas encontrados, mas propor uma reflexão da prática docente, para que possamos formar cidadãos responsáveis nas suas atividades leitoras e escritoras.
- ItemUm assunto puxa outro: a representação da coerência textual na formação do alfabetizador(UNEB, 2005) Santos, Cosme Batista dos; Kleiman, Ângela Del Carmen Bustos Romero de; César, América Lúcia Silva; Silva, Jane Quintiliano Guimarães; Silva, Maria Cecília Perez de Souza e; Carvalho, Terezinha de Jesus Machado deEsta tese investiga a representação das definições teóricas da lingüística na formação do professor alfabetizador. Em termos mais específicos, esta tese estuda os mecanismos lingüisticos, enunciativos e sócio-cognitivos mobilizados por um grupo de alfabetizadoras em formação para representar a definição de coerência textual divulgada em textos escritos formadores extraídos da obra Redação e textualidade (Costa Val, 1999). Referenciada teoricamente pelos conceitos de letramento como prática social, retextualização e representação social, esta tese destaca que a retextualização da definição de coerência textual dos textos escritos científicos formadores para os textos orais das alfabetizadoras em formação é substancialmente ancorada por meio de categorias pertencentes ao senso comum. Nesse sentido, a retextualização é também uma atividade que implica em representação social desse objeto por essas alfabetizadoras. Dessa forma, considerando que a retextualização gera uma representação social do grupo sobre o conceito lingüístico em exame, a coerência, podemos afirmar que o impacto das noções da Lingüística Textual na formação não resulta em uma incorporação imediata dos léxicos da ciência no conhecimento dos alfabetizadores em formação. Pelo contrário, as categorias mobilizadas em suas manifestações configuram uma maneira diferenciada de aprendizagem desse objeto, basicamente apoiada nas cognições locais do grupo. A pesquisa é pertinente para o campo da formação do professor, porque considera como objeto de investigação, as "maneiras" heterogêneas que as alfabetizadoras utilizam para significar as noções teóricas advindas da escrita e da formação. Assim, a formação do professor não é investigada apenas visando às situações em que os termos da ciência são incorporados ao repertório de saberes do professor, mas também, nas situações em que esses termos são ressignificados a partir de categorias locais, porém de forma organizada e relevante para a formação do alfabetizador.