Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7 por Palavras-chave "Atividades lúdicas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPercepção de professores do ensino fundamental II sobre a prática lúdica no ensino de ciências em escolas municipais de Filadélfia - BA.(Universidade do Estado da Bahia., ) Santos, Jussara Ferreira dos; Bastos, Adson dos Santos; Oliveira, Rodrigo de Queiroz; Ribeiro, Alaécio SantosO papel da escola, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é proporcionar ao aluno um ambiente de possibilidades para adquirir as informações necessárias para um desenvolvimento educativo, isso implica em uma renovação do ensino na medida em que caminha a sociedade que se modifica todo o tempo. No contexto do ensino atual, o interesse pela ludicidade vem da necessidade da apropriação de novas ferramentas que surgem no meio educacional, a palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar, mas pode ser compreendida também, como relativo a jogos, brinquedos e divertimentos. A ciência está em movimento, e ministrar aulas de tal disciplina, requer a procura do novo, não se limitar ao convencional, neste trabalho, é a ludicidade está retratada sob a percepção dos professores do Ensino Fundamental II nas aulas de Ciências em Filadélfia, BA. A maior contribuição será informar as percepções dos professores sobre a prática lúdica em Escolas Municipais deste município. Estas ferramentas didáticas nas aulas de Ciências serão relatadas segundo os professores. A pesquisa tem caráter qualitativo obtendo dados descritivos, foi realizada no período de Novembro de 2011 a fevereiro de 2012 com 11 professores das Escolas Municipais de Filadélfia, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado, com questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos dão uma leve visão sobre o ensino de Ciências do Ensino Fundamental II nas escolas municipais de Filadélfia, BA ainda se encontra em fase de transição entre o ensino tradicional e as novas tendências no ensino e nas práticas docentes.