Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4 por Palavras-chave "Ensino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino dos fonemas fricativos interditais do inglês: investigando turmas de ensino médio em Jacobina - BA.(2012-12-21) MATOS, Anelise Pereira AraújoO objetivo deste estudo foi verificar se os professores brasileiros de inglês ensinam os fonemas fricativos interdentais da língua inglesa nas turmas de Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Jacobina - Bahia. Os participantes foram dois professores de inglês atuantes na instituição investigada e oito alunos matriculados em séries que variavam entre o primeiro ao terceiro ano. Os dados foram coletados por meio de observações das aulas de inglês e, um questionário realizado com os professores e um outro com os alunos. De modo geral, os resultados indicam que pode estar ocorrendo uma variação quanto ao ensino dos fonemas do ‘th’(um professor possivelmente esteja fazendo a instrução explícita dos sons em questão enquanto o outro não). Os resultados também sugerem que a pronúncia não é a habilidade mais evidenciada pelos educadores nas aulas de língua inglesa. No entanto, acredita-se serem necessárias futuras pesquisas que ampliem o tempo de observação a fim de verificar tal questão.
- ItemUm novo quadro na história: o ensino de língua inglesa por meio do gênero HQ.(2012) Silva, Sara Carvalho daEsta pesquisa exploratória objetivou analisar se as características próprias ao gênero textual História em quadrinhos possuem potencial pedagógico que possa auxiliar no desenvolvimento da comunicação oral, leitura e escrita de aprendizes de língua inglesa como segunda língua. Para tanto foram escolhidas duas turmas de sexto ano do ensino fundamental II, nas quais foi aplicada uma atividade experimental que pretendia avaliar a aceitação dos quadrinhos nas aulas de língua inglesa e o desempenho dos alunos após uma aula de revisão e leitura utilizando os quadrinhos. Ao serem analisados indutivamente, os dados coletados revelaram que a aceitação deste tipo de texto é boa e que além de ser este um instrumento para contextualização de conteúdos, pode servir também como incentivo à leitura, porque sua construção híbrida de imagem e texto facilita o processo de inferência e interpretação. Conclui-se, portanto, que a junção da palavra e a imagem, presentes neste gênero facilita o desenvolvimento da habilidade de leitura, e oportuniza sua utilização com fins de contextualização e motivação nas aulas.