Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2
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Navegando Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2 por Palavras-chave "elasmobrânquios"
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- ItemPeixes marinhos perigosos?(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Teles, Carla Sthefany Barroso; Santana, Iramaia de; Sales, Maria josé Dias; Miranda, Mariana PintoOs elasmobrânquios, conhecidos como os tubarões, cações e arraias, pertencem ao grupo dos peixes cartilaginosos, e desempenham um papel crucial no equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Este trabalho atualiza os ditos sobre os tubarões, cações e arraias, focada na descrição de percepções e sentimentos a respeito dos elasmobrânquios e sua relação com a seu status de conservação. Por meio de elementos da Análise do Discurso de publicações online, foram identificados os principais sentidos atribuídos a esses animais e aferido o conhecimento relativo ao grupo. O Google Pesquisa foi a base de dados para a revisão de escopo sobre perigo e acidentes relacionados aos elasmobrânquios, que foram processados com o auxílio do software ATLAS.ti, resultando que o discurso da mídia e da ciência são os mais frequentes (27%), seguido pelo discurso governamental (15%) e da educação (5%). A mídia, em geral, reforça uma imagem negativa dos elasmobrânquios, associando-os ao perigo, sobretudo em relação a ataques, mas também destaca fontes de ameaças à conservação dos elasmobrânquios. O discurso científico, por sua vez, propõe estratégias de conservação para os elasmobrânquios e detecta ameaças à sua conservação. Já os discursos governamentais falam sobre as ameaças humanas à conservação enquanto recursos pesqueiros, e sobre suas estratégias de legislar para garantir a rentabilidade econômica a partir dos peixes cartilaginosos e estratégias de prevenção de acidentes. O campo educacional, apareceu em páginas web voltados ao ensino e pré-vestibulares. Paralelamente, foi realizada uma pesquisa de opinião com ênfase na percepção-sentimento sobre tubarões, cações e arraias, por meio de formulário eletrônico e enquetes no Instagram. Apesar da familiaridade com o consumo de peixes e especificamente de elasmobrânquios, o público respondente percebe os tubarões como um grupo perigoso e ameaçador aos seres humanos, recalcando o medo simbólico a este grupo, ainda que entendam como se dá o risco de acidentes com elasmobrânquios de um modo geral. Ademais, reconhece a importância da conservação e associa a extinção desses animais à destruição do habitat, pesca predatória e mudanças climáticas. Como parte de uma proposta de divulgação científica, com vistas ao papel da Universidade como contribuinte à construção de conhecimento de qualidade, foi desenvolvido um guia imagético de identificação de cações e arraias da região para científicos e curiosos pelo mar. O material é voltado para o público geral e apresenta ilustrações e informações morfoecológicas acessíveis, com o objetivo de incentivar o reconhecimento e a valorização desses animais marinhos. Conclui-se que os discursos analisados influenciam diretamente a percepção pública, muitas vezes marcada pelo medo e pela desinformação e que as iniciativas de divulgação científica, como o guia ilustrado, mostram-se essenciais para a educação ambiental, promovendo o conhecimento e a conservação dos elasmobrânquios.