Licenciatura em Historia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Palavras-chave "Educação antirracista"
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- ItemEstudar história das origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da lei 10.639/2003.(2023-12-21) Santana, Josiele Cone de Oliveira; Lopes, Regiane LuziaA presente pesquisa, intitulada “Estudar História das Origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da Lei 10.639/2003, tem como finalidade analisar os livros que compõem a Coleção Estudar História, direcionada ao ensino nas turmas de 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental II, e utilizada pela escola Doralice de Souza Sampaio, da Rede Pública do município de Itaberaba-Ba, no período de 2020 a 2023. Partindo da compreensão de que a Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, é uma normativa fundamental para a luta por uma educação antirracista, visto que a partir dessa Lei torna-se obrigatória a inclusão de conteúdos que priorizam a valorização das histórias africana e afro-brasileira como forma de respeito, reconhecimento, importância da cultura e história da população negra, o propósito dessa pesquisa é identificar se a narrativa nesta Coleção contempla as diretrizes exigidas na legislação. Além disso, espera-se que esta escrita possa contribuir para a reflexão sobre a promoção da igualdade de direitos entre os indivíduos que compõem a sociedade e a urgência de se pensar mecanismos de prevenção às formas de racismo. Nessa perspectiva, a educação antirracista entrelaçada à Lei, juntamente com o livro didático, torna-se um mecanismo necessário no combate ao racismo na análise aqui proposta.
- Item(Re)pensando a invisibilidade de Maria Felipa de Oliveira nas lutas pela independência da Bahia, sob os aspectos da lei nº 10.639/03 e pelo viés da educação antirracista.(2024-07-11) Santos, Evellyn Raiana Pires dos; Lopes, Regiane LuziaO presente artigo visa discutir a representação de Maria Felipa na Independência da Bahia ocorrida em 02 de julho de 1823 e assim perceber se a sua figura é visibilizada ou não, nos livros didáticos de História a partir da homologação da lei Nº 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tomando como ponto de partida para o desenvolvimento dessa pesquisa a referência de Felipa enquanto figura histórica marcante na construção da memória das populações negras do Brasil. Assim, o estudo se debruça na observação da representatividade de Maria Felipa enquanto mulher negra, de influência político-social e de forte inspiração nas organizações sociais que foram fundamentais na luta pela Independência em solo baiano. Nesse sentido, busca-se analisar conjuntamente a relevância da lei Nº 10.639/03 e seus desafios no que tange a educação básica. Para tal, foram utilizados como fonte livros de história designados as turmas do 8º Ano de Ensino Fundamental adotados pelas escolas do município de Itaberaba–BA, publicados no ano de 2018.