Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
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Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Palavras-chave "Cerrado"
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- ItemFenologia reprodutiva de uma comunidade vegetal na Serra do Mimo, Barreiras, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Araújo, Thifanny Pereira de; Nascimento, Viviany Teixeira do; Costa, Cristiana Barros Nascimento; Costa, Jorge Antonio SilvaO Cerrado é um hotspot de biodiversidade que enfrenta uma crescente supressão da sua vegetação devido ao agronegócio e ao crescimento urbano. Pesquisas de fenologia vegetal são escassas, apesar de serem importantes para a conservação da biodiversidade, considerando que, quando realizadas em nível de comunidade, fornecem dados sobre a sua estrutura e organização. O município de Barreiras-BA enfrenta o avanço imobiliário sobre as suas encostas, além de integrar o MATOPIBA (acrônimo da região composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde há grande expansão agrícola) e estar inserido no norte do Cerrado brasileiro, uma região com uma alta taxa de desmatamento e, consequentemente, perda de biodiversidade. Este estudo teve o objetivo de registrar as fenofases reprodutivas de espécies de angiospermas da Serra do Mimo. Os dados fenológicos foram coletados a partir de observações diretas e visitas quinzenais durante um ano. Os registros das fenofases reprodutivas foram feitos utilizando o percentual de intensidade de Fournier. Para cada espécie utilizou-se da classificação de Newstrom, Frankie e Baker para definir os padrões de floração e frutificação. Foram registradas 94 espécies em floração e 73 espécies em frutificação, em sua maioria da família Fabaceae (23,4% e 27,4%, respectivamente). Das espécies, 62,5% eram arbóreas e arbustivas. Ao longo de todo ano há espécies em fenofases reprodutivas, mas com uma maior concentração na estação seca. O padrão anual foi o mais frequente para ambas floração e frutificação. Os resultados encontrados foram semelhantes a outros estudos em áreas de Cerrado, sendo este o primeiro estudo fenológico a nível de comunidade na Serra do Mimo. Pesquisas fenológicas complementares podem verificar variações nos eventos fenológicos a partir da comparação dos dados registrados.
- ItemA inserção da temática cerrado nas escolas estaduais do município de Barreiras-Ba(2021-11-30) Pereira, Graziele Santos; Felipiak Junior, Clauberto; Oliveira, Fábio deO meio ambiente vem sofrendo danos em decorrência das ações humanas. Vivemos em um mundo em que para produzir, tudo se retira da natureza, porém sem considerar os impactos ao ambiente. Nesta perspectiva, encontra-se o Bioma Cerrado, considerado um dos mais ricos Biomas do país estando em meio às adversidades ambientais. Diante deste panorama este trabalho possuiu o objetivo de discutir a Educação Ambiental inserida na Rede de Educação do Estado a partir da apropriação do conteúdo Bioma Cerrado. Assim, busca-se identificar as ações de EA desenvolvidas pelos professores da Rede, bem como apontar quais conteúdos e metodologias estão sendo utilizadas com foco no Cerrado. Utilizou-se os autores Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004) e Róger Walteman Gomes (2014) como referências. A problemática visa discutir em que medida a EA desenvolvida em escolas públicas tem o Cerrado como conteúdo. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa dos dados em escolas estaduais com uso de questionário estruturado direcionado a todos os professores. Os resultados obtidos permitiram inferir que a EA tem sido incluída de modo superficial, com pouca relação com o Cerrado, sendo constatada a falta de formação continuada que provoque os professores à prática da EA diante das questões que envolvem o Cerrado como bioma local.