Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Palavras-chave "associação"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA história, atuação e importância dos agentes comunitários de saúde no município de Conceição do Coité/Bahia (1996-2003)(Universidade do Estado da Bahia, ) Andrade, Adriana Gomes Carneiro; Batista, Ricardo dos Santos; Santana, Cristiane Soares de; Silva, Marinélia Sousa daA presente pesquisa tem como objetivo principal conhecer a história, atuação e importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Conceição do Coité/Bahia (1996- 2003), marco de implantação e efetivação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) nesta localidade. O trabalho situa-se na linha da História Social focando em especial Edward Palmer Thompson para discutir e refletir a formação dessa categoria profissional, de que forma se organizaram para conquistar seus direitos trabalhistas e um espaço como trabalhador de saúde. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, fonte oral, atas, jornais, fotografias e demais documentos fornecidos pelo Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde do Centro Leste Bahia (SINDRACS), anteriormente Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Conceição do Coité (AACSCC) para análise. Percebeu-se que o ACS era o mediador entre a comunidade e as Unidades de Saúde da Família (USF) e surgiu no cenário brasileiro, na década de 1990, como instrumento para reduzir o alto índice de mortalidade materno infantil, principalmente no Nordeste e posteriormente estendendo a todo o país. Dessa forma pretendemos compreender como esse novo personagem atuou na sociedade coiteense e suas contribuições na área de saúde.
- ItemAtuação e dimensão política da associação comunitária de Canta Galo (1988-2000(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Ludmilla Ramos; Silva, Rogério Souza; Simões Filho, Kleber José Fonseca; Oliveira, Ilzimar Gloria FerreiraO trabalho aqui apresentado objetivou-se analisar as experiências comunitárias da Associação Comunitária de Canta Galo (ACC), na busca pelo desenvolvimento local do Povoado de Canta Galo, localizado no munícipio de Conceição do Coité, semiárido baiano. O estudo defende a importância das organizações coletivas para a conquista de direitos mais concretos, em benefício dos moradores e produtores que habitam o meio rural. Para além disso, são analisadas as práticas políticas partidárias que permeiam o espaço da entidade, usando prestígios para trazer conquistas e assim barganhar votos. Como fontes são analisadas as atas da entidade, estatuto social e entrevistas com alguns membros. Por fim, o trabalho demonstra que, uma organização social situada no meio rural, composta por sujeitos com culturas políticas divergentes diante do poder hegemônico local, alcançou conquistas relevantes para seus associados.
- ItemAtuação e dimensão política da Associação Comunitária de Canta Galo (1988-2000).(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Silva, Ludmilla Ramos; Silva, Rogério Souza; Simões Filho, Kleber José Fonseca; Oliveira, Ilzimar Gloria FerreiraO trabalho aqui apresentado objetivou-se analisar as experiências comunitárias da Associação Comunitária de Canta Galo (ACC), na busca pelo desenvolvimento local do Povoado de Canta Galo, localizado no munícipio de Conceição do Coité, semiárido baiano. O estudo defende a importância das organizações coletivas para a conquista de direitos mais concretos, em benefício dos moradores e produtores que habitam o meio rural. Para além disso, são analisadas as práticas políticas partidárias que permeiam o espaço da entidade, usando prestígios para trazer conquistas e assim barganhar votos. Como fontes são analisadas as atas da entidade, estatuto social e entrevistas com alguns membros. Por fim, o trabalho demonstra que, uma organização social situada no meio rural, composta por sujeitos com culturas políticas divergentes diante do poder hegemônico local, alcançou conquistas relevantes para seus associados.
- ItemTransformações culturais no município de Serrinha, tomando-se como base os carnavais da associação cultural Serrinhense, entre 1970-1980(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Katiane dos; Boas, Antonio VilasNesse trabalho tenho como foco o clube Associação Cultural Serrinhense e as transformações sociais na cidade de Serrinha entre os anos 1970-1980 partindo desse espaço que se configurou um marco na sociedade serrinhense, a partir da promoção cultural e social dos eventos promovidos pelo clube. Alguns pontos são destacados a exemplo do carnaval no clube e na rua, elencando de que forma o carnaval foi promissor na divulgação da cultura local e regional. A participação das mulheres também tem destaque nessa pesquisa, elas, enquanto agentes sociais contribuíram muito nos eventos festivos e sociais do clube. A mulher foi na verdade a mantenedora dos carnavais promovidos pela Associação é possível ter essa noção com a observação de fotos e manchetes nos jornais, quando estas vinham sempre como destaque da festa. Outro destaque é para o clube enquanto espaço de construção e reconstrução social e cultural, formador de identidades. Era natural encontro de amigos nesse local em dias normais, era onde os sócios se encontravam para falar e criar estratégias políticas. Os encontros amorosos também eram normais, aqui as famílias da mesma classe social se encontravam e então se promovia os encontros entre com indivíduos da mesma “nobreza” como relata um dos entrevistados.