Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Palavras-chave "Autobiografia"
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- ItemTornando-se professor: desafios enfrentados por um aluno transgênero no curso de pedagogia do DCHIII(UNEB, 2024-07-11) Ferreira, Karlos Victor da Silva; Santos Júnior, Antônio Carvalho dos; Santos, Aline Ramalho dos; Kalon, Jorge FracisO artigo é escrito tendo em vista narrar a trajetoria de vida e formação do proprio autor, revelando assim, situações de opressão e discriminação que se manifestaram em vários momentos da sua carreira escolar e academica. O trabalho se localiza no campo dos estudos (auto)biográfico, tece reflexões a partir da produção de memórias das coisa vívidas por esse homem trans que se torna pedagogo e que acessou a universidade por uma politica de cotas específicas para populações trans e travestis.
- ItemVivências em uma escola rural: autobiografia e formação de uma educadora(UNEB, 2025-01-10) Laurindo, Aline Caroline de Souza; Santos Júnior, Antônio Carvalho dos; Santos, Aline Ramalho dos; Almeida, LindembrgEste artigo aborda minha trajetória escolar em uma instituição rural nos anos iniciais (educação infantil e fundamental I) e como contribuiu para minha formação acadêmica. Trata-se de uma autobiografia de como se dava a educação na localidade de Jatobá, distrito de Juremal, Juazeiro-Bahia, descrevendo detalhes da forma como esse ensino se perpetuou em minha vida e esse processo identitário que hoje carrego. Aluna de escola pública, pertencente a uma comunidade rural, parda, sofrendo preconceito por ter o cabelo cacheado, filha única de um agricultor analfabeto e de uma dona de casa com ensino fundamental I incompleto. Morando em uma casa sem energia elétrica, muitas vezes fazendo as atividades de casa com a luz de candeeiro, pois o lampião era considerado artigo de luxo para nossa família. A pesquisa foi conduzida com base nas memórias da pesquisadora sobre seu tempo escolar, relacionando vivências, dificuldades e práticas no contexto da educação rural. Os resultados atenderam às expectativas propostas pela pesquisa, que se objetivou oferecer reflexões e sugestões para aprimorar o debate sobre a educação no campo.