Licenciatura em Educação Física - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Educação Física - DEDC12 por Palavras-chave "Autonomia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO cadeirante dentro da sociedade guanambiense: perspectivas para a construção de um novo olhar sobre o corpo(2012-08-23) Pereira, Leonardo Fernandes; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Claudio Bispo deEste artigo visa discutir a concepção de imagem corporal dos cadeirantes (com paraplegia ou tetraplegia adquirida) residentes num bairro de Guanambi, sua visão de corpo dentro da sociedade e as possíveis contribuições de praticas físicas na melhoria dessa imagem. A proposta metodológica se apresenta numa perspectiva descritiva de cunho qualitativo, sendo utilizado para tal o método para análise de estudo de caso múltiplos, onde os resultados demonstram, apesar das divergências em algumas questões apresentadas, que a deficiência física afeta profundamente e de forma negativa a concepção de imagem corporal dessas pessoas. Neste aspecto, a atividade física regular é apontada como instrumento que poderia auxiliar na melhoria da imagem e autonomia das pessoas com deficiência física, porém, a inexistência de espaços para que esta se concretize impede-os de serem contemplados com pratica da mesma na cidade.
- ItemUm olhar reflexivo sobre o papel do professor de educação física quanto aos moldes ditados pelo capitalismo(2012-08-22) Silva, Chamenna D’Luca Ladeia da; Santos, Mariângela Ribeiro dosReportando ao conhecimento à autonomia do ser é que se vê a importância da escola na vida do sujeito como extensão do conhecimento para a vida, no qual o professor consciente auxilia na assimilação do mesmo, sendo que é na escola que esse sujeito passa um tempo considerável como estudante. Na tentativa de chamar atenção para a atuação dos professores, em especial dos professores de educação física, entendendo-a como uma ação resultante do sistema capitalista mediada pelo Estado por meio do currículo explícito e oculto. Expõe-se nessa pesquisa de procedimento bibliográfico questões referentes não só à Escola, como também referentes ao Estado e ao Sistema Capitalista, compreendendo todos estes como formuladores e mantenedores da alienação por meio do instrumento ideologia, para, em consequência, formar corpos dóceis. Conclui-se sob o entendimento de que o currículo oculto é o detentor das verdadeiras intenções da educação, que o esporte realizado na escola sem direcionamento e acompanhamento crítico em sua maioria é mais uma forma de se alienar tanto quem o pratica quanto quem o assiste, reforçando ainda mais a formação de seres reprodutores desse sistema sorrateiro que é o capitalismo, por isso a utilização desse conteúdo da educação física não é ingênua.