Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC7 por Palavras-chave "Escola comum e inclusão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Processo de Letramento da Criança com Síndrome de Down na Escola Comum - Um Estudo de Caso(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Lenira Ypsilon da; Souza, Pascoal Eron Santos deEsta pesquisa é um estudo de caso e teve como objetivo conhecer como é desenvolvido o processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. O estudo foi realizado com uma criança com síndrome de down regularmente matriculada em uma escola comum do ensino fundamental I, situada no distrito de Tijuaçu, Senhor do Bonfim-Ba. O quadro teórico está fundamentado na defesa dos direitos de inclusão sócio/educacional da pessoa com necessidades educacionais especiais, recorrendo a autores como Rangel (2008); Soares (2005); Mantoan (2005), Moreira, Castro, Sant’Ana (2004) entre outros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante e a entrevista semiestruturada que foram satisfatórios para obter os resultados relevantes à pesquisa, sendo que os informantes e suas participações nesse estudo somaram e contribuíram de forma considerável com a pesquisa e seu resultado. Os resultados finais revelam que se precisa de uma atenção maior e redimensionamento do processo de letramento da criança com síndrome de down na escola comum. Sendo que a partir dos dados coletados identificou-se um “déficit” no processo educativo/inclusivo do