Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Palavras-chave "Currículo"
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- ItemAs contribuições da pedagogia de Paulo Freire para pensar a cultura da paz na EJA: anunciando orientações curriculares(2016-03-31) Souza, Guilhermina da Silva; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dos; Ferreira, Maria Conceição AlvesO presente trabalho inscreve-se no contexto das discussões sobre o pensamento de Paulo Freire e de suas contribuições para pensar a cultura da paz no âmbito escolar. A questão orientadora do trabalho ficou assim definida: quais as contribuições de Paulo Freire para pensar orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA? Partindo dessa inquietação, traçamos o seguinte objetivo geral: Analisar as contribuições de Paulo Freire para definir as orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA. Delimitamos como objetivos específicos: a) identificar, em obras de Paulo Freire, as principais contribuições do seu pensamento em educação; b) relacionar as contribuições do pensamento freiriano às discussões sobre cultura da paz e currículo; c) anunciar princípios orientadores para a organização curricular na EJA, tomando como referência a obra de Paulo Freire para pensar a cultura da paz. A pesquisa desenvolvida é do tipo bibliográfico, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico de obras que versam sobre o pensamento freiriano e sobre cultura de paz e currículo. A pesquisa aconteceu no período compreendido entre agosto de 2013 a novembro de 2015 e foi organizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Neste período foi estabelecido um intenso diálogo com os autores que pesquisaram o tema, o que possibilitou o amadurecimento e largo aprendizado. A leitura de materiais já produzidos possibilitou produções textuais que, sem sombra de dúvidas, contribuirão para o desenvolvimento de trabalhos sobre cultura de paz na EJA. Concluímos assim que, a Cultura de Paz atrelada à EJA, nos proporcionará uma tomada de decisão no sentido de incentivar aos que estão envolvidos nesse processo, desenvolvam uma luta pela emancipação humana.
- ItemEntre grades e trancas: o currículo da educação de jovens e adultos do Conjunto Penal de Eunápolis.(2015-12-18) Souza, Maria Natividade Almeida de Jesus; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, WellingtonO presente estudo teve como objetivo compreender como se configuravam as orientações e proposições curriculares na Educação de Jovens e Adultos do Conjunto Penal de EunápolisBA. Para tanto, primou-se por conhecer as atividades e práticas educativas instituídas nessa unidade prisional. A partir da realidade diagnosticada e conhecimento construído no contexto da pesquisa, foi proposta a construção de princípios curriculares para Educação de Jovens e Adultos da Instituição, com a participação dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa estruturou-se com base na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, orientada pela Etnopesquisa. Os procedimentos de pesquisa constituíram-se na observação in loco, na aplicação de entrevistas semiestruturadas para os sujeitos da pesquisa, realização de encontros e palestras. Assim como, na Análise Documental da Proposta da EJA do CPE. Os aportes teórico-metodológicos deste estudo basearam-se nas teorias e perspectivas contemporâneas da materialização do currículo, na formação humana, educação vista como direito de todos, e na discussão das relações de poder microscópicas, que perpassam a política institucional das prisões e, fundamentalmente, do currículo. Este estudo também se enveredou pela legislação vigente, as diretrizes educacionais brasileiras e as recomendações internacionais de sustentação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em âmbito geral e na educação prisional. Constatou-se por meio desta pesquisa que há avanços na construção legal que contempla e ampara a constituição de direitos à educação para jovens e adultos privados de liberdade. Contudo, perpassam pelos projetos e atividades educativas na EJA do CPE fragilidades no que tangem à garantia do direito e proposta curricular. Nesta perspectiva, crê-se que o desenvolvimento desta pesquisa dará visibilidade e subsidiará a implantação da EJA no Conjunto Penal, sob o reconhecimento de que os internos são sujeitos de direitos, e como tal precisam ser contemplados pelas políticas de educação de qualidade.
- ItemA Lei n°10.639/03 e as questões étnico-raciais no currículo do centro territorial de educação profissional do sertão produtivo – Caetité/BA: um estudo no curso técnico em secretariado – PROEJA(2016-12-02) Pimentel, Celeste Aparecida; Pereira, Antônio; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Costa, Graça dos Santos; Santos, Hélio de Souza; Aquino, Maria SacramentoEsta dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB insere-se no campo do currículo e das questões étnico-raciais. Objetiva compreender a institucionalidade da Lei nº 10.639/03 no currículo do CETEP, analisando de que modo professores/as e estudantes percebem o desenvolvimento da temática das relações étnico-raciais afro-brasileira, a construção da identidade do negro e o racismo no espaço escolar. Partindo-se desta problemática, procurou-se aprofundar elementos teóricos voltados aos estudos das relações étnico-raciais; analisando e sistematizando documentos da legislação brasileira e organizativos do CETEP relativo às relações étnico-raciais e PROEJA; e investigar as dimensões presentes ou não no contexto de documentos organizativos do CETEP e nos discursos de professores/as e estudantes identificando os conteúdos e as abordagens acerca das questões étnico-raciais do povo afro-brasileiro no contexto do curso técnico em Secretariado do PROEJA- CETEP – Sertão Produtivo. Dessa forma, a pesquisa centra-se em analisar como vem se constituindo no currículo praticado do CETEP – Sertão Produtivo, curso Técnico em Secretariado - PROEJA o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em cumprimento a Lei nº 10.639/03? Como são trabalhadas, pedagogicamente, as questões de identidade do povo negro e de racismo nessa escola? Como os estudantes e professores/as percebem o cumprimento dessa Lei, na construção da identidade do negro e do racismo na escola? A pesquisa traz como suporte teórico Munanga (1994), Hélio Santos (2001), (Freire 1982, 1993, 1999) Valente (1995), Tonet (2005), Laffin (2012) Sacristán (2000) e Garcia (2007). Quanto à metodologia é do tipo estudo de caso, baseado Ludke e André (2012), Oliveira (2002), Bogdan e Biklen (1994), Franco (2005) Yin (2001) e Trivinõs (1987), dentre outros. Contou com a participação de 14 estudantes devidamente matriculados no curso técnico em secretariado modulo III e 08 professores/as que atuam na referida turma, sendo que houve a participação de 43 professores/as durante a Jornada Pedagógica em que intervimos nesses momentos com a temática étnico-racial, mesmo a pesquisa focalizando apenas os 08 professores/as do curso técnico em secretariado, optamos em aplicar um questionário com os 43 docentes, com o objetivo de entender suas percepções da Lei nº 10.639/03 de maneira que nos dessem subsídios para melhor compreender a nossa amostra. Aplicamos como técnica a analise de conteúdo do currículo da escola, a observação das aulas dos docentes, o questionário com os professores, o grupo focal com os estudantes e uma intervenção formativa com os docentes e estudantes previamente planejada. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise dos Conteúdos Bardin (2004). Os resultados gerais foram: que a Lei nº 10.639/03 não é observada no currículo escrito do CETEP, pois não encontramos a concretização dos Art. 26 alínea A e Art. 79 alínea A e B da citada Lei, como consequência o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana fica aquém do necessário. Em relação ao currículo praticado, a observação da práxis pedagógica nos permite afirmar que existe uma priorização dos conteúdos do núcleo comum e específicos e uma invisibilidade aos conteúdos referentes às questões étnico-raciais. Concluímos que existe uma complexidade para adequar a Lei nº 10.639/03 ao currículo praticado no CETEP – do Sertão Produtivo.
- ItemPráticas curriculares na EJA: novas proposições(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-11) Marques, Jurema Machado; Ferreira, Érica Valéria Alves; Vinal Júnior, José Veiga; Guerra, Denise Moura de JesusEste estudo buscou respostas ao seguinte questionamento: como a Proposta Curricular da EJA está presente ou não em suas relações com as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes, em sala de aula? Dentre os autores que fundamentaram a temática os principais foram Sacristán (2013), Macedo (2013), Silva (2010), Oliveira (2007) e Dantas (2012). Por meio de um estudo colaborativo foi realizada uma intervenção com cinco educadoras e educadores do Colégio Estadual Dr. Eduardo Bahiana, localizado no bairro Cajazeiras, em Salvador. Os diálogos das sessões de intervenção foram transcritos e analisados qualitativamente. Entre os resultados, destacam-se a tomada de consciência da responsabilidade de cada sujeito (sistema, professor e estudante) em relação à construção do currículo da EJA, que pode ser realizado dentro da escola, considerando suas demandas e possibilidades. Os professores reconheceram, a partir da intervenção, que um currículo que reproduz uma ideologia dominante, mediante organização e fragmentação de conteúdos delimitados por disciplinas, se revela discriminatório, uma vez que não leva em conta as diversidades e particularidades dos jovens e adultos que atendem.
- ItemProjeto político pedagógico da educação de jovens e adultos: concepções e proposições(2017) Laurindo, Lívia dos Santos Ribeiro; Oliveira, Rosemary Lapa de; Oliveira, Ivanilde Apuloceno de; Alves, Érica ValériaA presente pesquisa intitulada “Projeto Político Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e Proposições” teve como objetivo analisar as concepções dos professores acerca da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que o PPP é um importante documento que norteia as inter-relações dos sujeitos envolvidos no contexto escolar, bem como direciona toda a organização do trabalho pedagógico. Como referencial teórico, dialogamos com Arroyo (2007), Di Pierro (2000), Freire (1979, 1987, 1996, 1992), Gadoti (1994, 1997, 2000), Haddad (1987, 1993, 2015), Paiva (2003), nas discussões acerca do contexto histórico, marco e desenvolvimento da EJA no Brasil; nas ponderações sobre o papel político e pedagógico do PPP e a sua construção coletiva dentro da escola, corroboramos com Vasconccellos (2000), Veiga (1998, 2012); nos estudos sobre o currículo, tivemos como referenciais Macêdo (2002, 2010, 2011), Moreira (2007, 2013), Sacristán (2008), Santos (1997), Silva (2003); nas discussões sobre formação do professor da EJA, dialogamos com Laffin (2013, 2015), Tardif (2002); em gestão do planejamento pedagógico da EJA, nos respaldamos nas ideias de Luck (1998), Paro (2001), Veiga (1998, 2003). Bardin (1997) e Gil (1995) contribuiram com a discussão metodológica, pesquisa qualitativa, dispositivos e técnicas de pesquisa. O estudo problematizou a seguinte questão: Quais são as concepções/percepções dos professores da EJA da rede municipal de ensino de Barreiras-BA acerca do PPP dessa modalidade de ensino? Para responder a tal questão, utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo como base metodológica o estudo de caso. Para tanto, os dispositivos utilizados foram questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Fizemos, por fim, a triangulação das informações através da análise de conteúdo entre as entrevistas e a análise documental do PPP das escolas pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores e coordenadores que atuam na EJA das escolas investigadas. A revisão teórica e a pesquisa exploratória realizada em lócus mostraram que é preciso levar em consideração as mudanças sociais, econômicas e culturais dos sujeitos envolvidos nessa modalidade de ensino, na perspectiva de uma educação que possibilite a aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos dos jovens e adultos que por sua vez, necessitam ser inseridos no mercado de trabalho. Os resultados desta pesquisa possibilitaram a elaboração do projeto de intervenção tendo como público alvo os professores, coordenadores e gestores que atuam na EJA, sob a autorização da Secretaria Municipal de Educação, intitulado Dialogando acerca do Projeto Político Pedagógico da EJA cujo objetivo é discutir o PPP como elemento articulador da práxis pedagógica, considerando a construção de concepções e proposições que asseguram a existência da EJA em sua proposta.