Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Palavras-chave "Comunicação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiálogos da experiência: reflexões e orientações a partir de práticas propositivas e comunicativas para o ensino de línguas na EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Carvalho, Marcos Fernando Costa de; Viñal Junior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Egito, Niedja Balbino doInspirado nos moldes de uma pesquisa narrativa, o presente trabalho visa descrever e analisar as dinâmicas comunicativas, dialógicas e didático-pedagógicas no ensino de línguas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecidas a partir das Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE), que promovi, remotamente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, - Campus de Salvador, realizadas entre os anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia do Coronavírus – COVID19. Neste contexto, tendo em vista a necessidade de transferir os processos de ensino e aprendizagem do curso Técnico em Hospedagem desse campus e considerando as reflexões e questões teórico-práticas e experienciais por mim vivenciadas, junto aos educandos, neste lócus de pesquisa, como culminância deste trabalho, construí algumas ‘Orientações de Práticas Propositivas e Comunicativas para o ensino de línguas na EJA’, visando ressignificar o espaço virtual de aprendizagem como um espaço dialógico e tecnológico proposicional para o desenvolvimento crítico e da autonomia dos estudantes no contexto escolar e na vida. Para tanto, detenho-me neste estudo à apresentação de um retrato circunstancial e momentâneo das práticas e processos comunicativos e pedagógicos, desenvolvidos em uma turma iniciante do Curso Técnico em Hospedagem, tendo em vista às bases da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas (1987) e as contribuições de Lima Jr (2005) na compreensão da Tecnologia, como potencial criativo e transformativo humano, para o diálogo entre os educandos, na diversidade de saberes e conhecimentos e, para o desenvolvimento de práticas comunicativas e ressignificadas, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Assim, a partir das observações e análises do processo vivenciais, também proponho categorias conceituais, para a continuidade da pesquisa, no que se refere ao processo comunicativo como um processo crítico de ressignificação dos modos de ensinar e aprender línguas na escola. Como síntese, neste trabalho, são apresentadas algumas orientações de Práticas Propositivas e Comunicativas, desenvolvidas no ensino de línguas na EJA, considerando as questões teórico-práticas, percebidas e experimentadas neste lócus de pesquisa.