Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Palavras-chave "Atendimento educacional especializado"
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- ItemO potencial educativo de jogos digitais cooperativos no contexto do atendimento educacional especializado de jovens e adultos com deficiência(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-23) Santos, Rodrigo Ribeiro dos; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, William de SouzaEsta pesquisa trata sobre o potencial de jogos digitais cooperativos no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de jovens e adultos com deficiência. Partimos da constatação de que há um aumento significativo na matrícula de estudantes com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento nas escolas regulares. Esse fato demanda a adoção de práticas educativas que potencializem sua aprendizagem e contribuam para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social. Os estudantes com deficiência que integram à Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser contemplados com propostas pedagógicas que atendam suas necessidades de aprendizagem e sejam condizentes com suas especificidades. Diante do exposto, partindo do pressuposto epistemológico de que a construção do conhecimento se dá por meio da interação entre os indivíduos, esta pesquisa emerge com o seguinte questionamento: como jogos digitais cooperativos contribuem para criar experiências de aprendizagem cooperativa no AEE de estudantes jovens e adultos com deficiência? Como objetivo geral, buscamos compreender como jogos digitais cooperativos, inseridos no AEE de jovens e adultos com deficiência, podem criar experiências de aprendizagem cooperativas. O delineamento metodológico desta pesquisa pauta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa a pesquisa-ação, e para buscar de informação foram utilizadas a observação sistemática, a entrevista semiestruturada, o diário de campo, um plano de ação composto de jogos digitais cooperativos e o registro audiovisual. A pesquisa envolve 7 (sete) estudantes diagnosticados com deficiência intelectual e que são oriundos da EJA do Colégio Estadual da Bahia, situado na cidade de Salvador-BA. Nas considerações finais, constatamos que os jogos digitais cooperativos, quando desenvolvidos e aplicados levando em conta as especificidades dos estudantes, e quando são trabalhados com intencionalidade pedagógica, ancorados em objetivos de aprendizagem, podem, decerto, criar experiências de aprendizagens lúdicas e cooperativas no contexto do AEE de jovens e adultos com deficiência.