Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Palavras-chave "Análise de conteúdo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise interseccional da novela Lado a Lado (2013)(UNEB, 2025-01-16) Leal, Eloisa Raquel da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Paiva, Carla Conceição da Silva; Santos, Márcia Guena dosO início do século XX foi uma época crucial para a independência das mulheres, marcado por mudanças sociais, políticas e culturais que pavimentaram os direitos femininos. Transformações essas que contribuíram para o movimento sufragista, mercado de trabalho e direitos sobre os seus corpos. A novela Lado a Lado (2013) retrata esse período da história por meio das narrativas das protagonistas, Isabel Nascimento, uma mulher negra pobre, e Laura Assunção, uma mulher branca de classe alta. Essa monografia apresenta uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe, ancorado nas metodologias feministas, através de uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo para realização do aprofundamento das questões trazidas pelas categorias dessa investigação.
- ItemO figurino das Mulheres nordestinas na novela mar do sertão (2022)(UNEB, 2024-01-07) Ferreira, Martha Beatriz Lopes; Paiva, Carla Conceição da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Nicoli, Letizia OsórioA telenovela é conhecida como um gênero de narrativa audiovisual que mistura ficção e elementos do cotidiano. Caracterizada por sua capacidade de criar empatia e identificação, trata de questões universais com enfoque nas especificidades de cada contexto. Este trabalho se propôs a analisar as principais representações construídas em torno do Nordeste a partir do figurino feminino na telenovela Mar do Sertão, com a finalidade de identificar aspectos de aproximação e distanciamento do Nordeste presente nessa novela e o cotidiano das mulheres nordestinas, examinando os figurinos de três personagens femininas principais Candoca, Xaviera e Tereza. Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo e de imagem. A pesquisa apontou que os figurinos adotados ajudam a moldar percepções sobre as personagens analisadas, ainda reforçam alguns estereótipos, limitando a complexidade das três personagens, contudo representam a diversidade e a força das mulheres nordestinas.
- ItemRepresentação das mulheres negras na série documental a vida depois do tombo (2021)(2021-12-20) Santos, Mariane Ribeiro dos; Paiva, Carla Conceição da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Nicoli, Letizia OsórioO discurso cinematográfico é um reflexo intrínseco do local de fala do sujeito. Majoritariamente, no cinema brasileiro, a ausência de uma liderança compartilhada entre homens e mulheres, brancos e negros corrobora para que não haja igualdade na participação do mercado e para que os recortes sociais e as representações sociais das mulheres negras sejam as mesmas: empregadas domésticas, prostitutas, escravas etc. Essa linha discursiva demonstra que gênero e raça são linhas de força muito presentes nas disputas envolvendo identidade nacional brasileira. Face ao exposto, buscou-se diagnosticar que tipo de representações sociais estão sendo construídas das mulheres negras no documentário A vida depois do tombo (2021), a partir da personagem Karol Conká. Por meio da análise de conteúdo, foi possível constatar que se por um lado a série demonstra uma imagem humanizada da artista, mãe, filha e irmã que Karol Conka é, por outro, reforça muito mais a imagem negativa construída no mundo das telas pelo BBB21, reforçando representações sociais já consolidadas no audiovisual das mulheres negras e que o principal equívoco na construção da narrativa foi a tentativa em emular um cenário virtual, em que a personagem se vê enclausurada no erro, na culpa e na solidão.