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- ItemA contextualização dos saberes locais com o semiárido brasileiro na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Sobradinho-Ba(UNEB, 2025-01-13) Almeida, Francisco Hernandes Gonçalves de; Carvalho, Luzineide Dourado; Guedes, Neuma de Sá; Sá, Francisca de AssisEste trabalho tem como objetivo investigar a contextualização dos saberes locais do Semiárido Brasileiro na prática educativa da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA (EFAS). A pesquisa destaca como a integração entre os conhecimentos tradicionais e científicos contribui para a formação de jovens comprometidos com a convivência socioambiental de suas comunidades. Utilizando abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, e utilizando as técnicas de semi estruturada, análise documental e análise de conteúdo para analisar as práticas pedagógicas na Alternância e suas correlações com a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) dentro da referida escola, os impactos da valorização dos saberes locais na convivência com a realidade das comunidades rurais dos municípios do Território do Sertão do São Francisco que são atendidos na EFAS. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância, ao alternar momentos de formação escolar e vivência prática na comunidade, potencializa o aprendizado significativo e fortalece a identidade cultural dos estudantes, promovendo o desenvolvimento local e territorial. Apesar dos desafios estruturais e de gestão, a experiência da EFA de Sobradinho evidencia a relevância da educação contextualizada como ferramenta de transformação social e construção de uma convivência sustentável com o Semiárido.
- ItemA contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio(UNEB, 2023-12-14) Belé, Marilia Tomaz; Rios, Rita Cristina; Silva, Antoneide Santos Almeida; Sousa, Clara Maria Miranda deO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.
- ItemA gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA(UNEB, 2024-07-17) Maciel, Geane Alves; Costa, Patrinne Dias da; Teles, Edilane Carvalho; Silva, Francisco de Assis; Rios, Rita Cristina NovaisO presente trabalho de conclusão de curso aborda como a gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode ser eficaz na aprendizagem e processo de ensino da EJA, explorando os benefícios e as diversas possibilidades oferecidas por essa metodologia imersiva. Ao integrar mecanismos de jogos nesse processo, a gamificação visa motivar e envolver os alunos, incentivando sua participação ativa e impulsionando a construção coletiva do conhecimento. Tem como objetivo geral compreender a gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA, específicos de conhecer o contexto e práticas da gamificação na educação de jovens e adultos, analisar o percurso gamificado na turma de EJA e refletir a inovação e engajamento junto as práticas de gamificação na EJA. Neste estudo, em termos teóricos a pesquisa está alicerçada nos estudos de Moran (2015) que intervém na utilização de metodologias ativas como uma maneira para tornar a educação mais relevante, participativa e significativa; Alves (2015) que explora o conceito da gamificação em relação à aprendizagem e instrução; A pedagogia Freiriana, e entre outros autores que também fundamentaram este estudo. Em termos metodológicos, utilizou uma abordagem qualitativa, de procedimento exploratório e bibliográfica onde investigamos os efeitos da gamificação em relação a motivação dos alunos, na construção do conhecimento, na evolução das competências socioemocionais e na transformação das abordagens pedagógicas, através desta pesquisa participativa. Os resultados indicaram que a gamificação pode ser eficaz no processo de aprendizagem da EJA, bem uma contribuição valiosa para na participação dos sujeitos, além de que as metodologias ativas atendem às necessidades e características dos alunos da EJA.
- ItemA importância da escolarização para a comunidade do Rodeadouro(UNEB, 2024-07-19) Félix, Ana Célia Santos; Santos, Cássia da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Lima, Aurilene Rodrigues; Vieira, Josenilton NunesO estudo investigou a situação educacional dos jovens e adultos da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro da Bahia, com foco na importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação cidadã e cultural desses indivíduos. A ausência de acesso à educação e os desafios enfrentados pela comunidade foram pontos centrais da pesquisa. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 30 moradores da comunidade, com baixo ou nenhum grau de escolarização, buscando compreender suas percepções, expectativas e desafios em relação à educação. O estudo buscou mapear as dificuldades enfrentadas pelos quilombolas em relação à educação, identificando as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que a falta de acesso à escolarização impacta significativamente na formação e no desenvolvimento dos indivíduos da comunidade quilombola do Rodeadouro. Diversos fatores, como falta de transporte, discriminação, casamento infantil e gravidez na adolescência, contribuem para a exclusão educacional, dificultando a participação dos moradores na educação formal. Diante dos desafios identificados, a pesquisa ressalta a importância de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos os jovens e adultos quilombolas, respeitando sua cultura e identidade. A valorização da Educação de Jovens e Adultos como uma oportunidade de recomeço e realização, aliada ao reconhecimento da história e dos direitos dos quilombolas, é essencial para promover a inclusão educacional e o empoderamento dessas comunidades marginalizadas
- ItemA importância da merenda escolar para os alunos da EJA: Estudo de caso em um colégio estadual de Juazeiro-BA(UNEB, 2023-12-14) Santos, Jéssica da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Guedes, Neuma de Sá; Batista, Denise AmaralA pesquisa é de natureza qualitativa, pois aborda problema social no campo da EJA. Trata-se de estudo de caso analítico com destaque para a importância da merenda escolar para os alunos da EJA. O lócus da pesquisa foi o Colégio Estadual Jutahy Magalhães de Juazeiro-BA. A pesquisa buscou conhecer a importância da merenda escolar para os alunos da educação de jovens e adultos. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. A pesquisa apresenta a alimentação escolar/merenda como recurso importante para efetivação e permanência no processo de ensino-aprendizagem da EJA das turmas pesquisadas.
- ItemA magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças(2023-12-14) Santos, Dilaila Eduarda Batista dos; Santos, Michele Almeida; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Sá, Francisca A. deA literatura infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Diante disso, a presente pesquisa tem como título “A magia da literatura infantil: um estudo sobre a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças". Este memorial de produto pedagógico tem como objetivo geral: analisar a importância da literatura infantil para a formação de crianças leitoras. Os objetivos específicos são: provocar a imaginação da criança; ampliar a leitura e a escrita; incentivar a leitura desde cedo. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizamos o estudo como participante e utilizamos a observação como método de coleta de dados. Os resultados da pesquisa, estão refletidos no ebook contendo as produções dos alunos, que demonstra um desempenho geral satisfatório.
- ItemA morte mancha as águas do velho chico: podcast sobre o despejo de vinhoto no Rio São Francisco em 1984(UNEB, 2025-01-10) Lopes, Glícia Barbosa; Oliveira, Geilson Fernandes de; Silva, Fábio Ronaldo da; Martins, Josemar da SilvaEste estudo propõe uma investigação aprofundada sobre o crime ambiental ocorrido em 1984, que envolveu o despejo de vinhoto (ou vinhaça, como também é chamado) no Rio São Francisco, um dos rios mais importantes e extensos do Brasil. O vinhoto, um resíduo altamente poluente resultante da produção de álcool de cana-de-açúcar, foi descarregado de forma clandestina em Itamotinga, distrito industrial de Juazeiro, cidade do extremo norte baiano, causando danos irreparáveis ao ecossistema. A partir disso, o objetivo deste estudo foi a produção de um podcast em série sobre o incidente, explorando os impactos ambientais, econômicos e sociais resultantes do despejo, bem como as implicações legais e as ações tomadas para responsabilizar os envolvidos. A partir de uma pesquisa exploratória e documental, bem como por meio da realização de entrevistas como técnica de coleta de dados, foi realizada uma investigação jornalística e apresentadas narrativas a partir das memórias das pessoas afetadas, articuladas com a análise de documentos, tais como relatórios, o que possibilitou a construção de uma reflexão sobre o acontecimento. Com efeito, este trabalho, em formato podcast, busca problematizar acerca de um crime grave pouco conhecido. Assim, espera-se que este estudo ofereça uma visão aprofundada sobre o caso do despejo de vinhoto no Rio São Francisco em 1984 e seus impactos subsequentes. Além disso, o conhecimento gerado poderá ser utilizado para aprimorar a legislação ambiental, fortalecer as medidas de fiscalização e de punição para esses crimes, bem como fomentar discussões e debates sobre o tema.
- ItemA participação de mulheres jornalista nos esports: um estudo exploratório(2023-12-18) Miranda, Juliana Almeida de Souza; Costa, Teresa LeonelO cenário dos eSports (conhecido como esporte eletrônico) está em constante crescimento, despertando o interesse e a necessidade por profissionais de diversas áreas. Compreendendo que o meio sempre teve mais atividade masculina do que feminina, o presente estudo trata sobre a participação das mulheres jornalistas nos eSports, a fim de compreender a dinâmica profissional na produção de conteúdo nesse tipo de modalidade. Para isso, foi necessário comparar a atividade dos jornalistas dos esportes tradicionais com as dos jornalistas de eSports, apresentar quem são essas jornalistas que podem servir de referência, identificar os desafios na condução da atividade e mostrar alguns caminhos para a inclusão de outros profissionais na área, principalmente mulheres. Dessa forma, foi realizado um estudo exploratório, através de uma entrevista e de pesquisas em referenciais teóricos. Averiguou-se que os esportes tradicionais e os eSports exigem dos jornalistas desafios semelhantes. Foram identificados nomes como Beatriz Coutinho e Evelyn Mackus. Os desafios sofridos por uma jornalista de eSports vão além de compreender o jogo, passando pelo receio em sofrer com o preconceito por ser mulher, e que a forma de trazer mais mulheres para o cenário é propiciando um ambiente mais acolhedor. Assim, foi possível concluir que apesar de esse ser um tema relativamente novo, os avanços acerca da participação profissional e da inclusão de mulheres no cenário são significativos, devido ao fato de o processo vivenciado pelos esportes tradicionais terem influenciado de forma direta na atuação de mulheres.
- ItemA realidade educativa das pessoas com síndrome de Edwards(UNEB, 2025-01-13) Reis, Shakira Lorrane Damaceno; Silvia Lucia Lopes , Benevides; Silva, Antoneide de Santos Almeida; Sousa, Clara Maria Miranda deO estudo objetivou analisar os dilemas, desafios e possibilidades de intervenção educativa para pessoas com Síndrome de Edwards - SE. Para a sua realização lançou mão da abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, envolvendo 4(quatro) mães de pessoas com SE. A análise dos dados foi inspirada na análise temática de Laurence Bardin (2011). Como aportes teóricos principais recorreu aos estudos de Mantoan (2003); Rosa et al (2013); Barnes e Carey, 2018) e Cortivo, Camargo e Panis (2021). Os resultados apontam como principais dilemas: o impacto emocional do diagnóstico, os processos de aceitação familiar, a rede de cuidados e o direito à educação, atrelados às barreiras sociais - arquitetônicas, atitudinais e metodológicas- e a luta por serviços especializados.A escola constitui-se como um espaço formativo importante e necessário para as pessoas com SE, considerando o seu comprovado potencial para a aprendizagem. Faz-se necessário ampliar o debate acadêmico sobre essa síndrome no campo da educação, com estudos que explorem métodos e práticas de ensino inclusivos, rompendo com os modelos homogeneizantes e respeitando as suas singularidades.
- ItemAcervo Dom José Rodrigues: contribuições para mediar e potencializar o fazer pedagógico(UNEB, 2024-07-17) Barros, Alessandro Mateus Vieira Leopoldo de; Silva, Regivaldo José da; Sá, Francisca de Assis de; Gomes, Tadeu FerreiraO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal refletir as possibilidades do ADJR como constructo para aprimorar e potencializar o fazer pedagógico docente e discente da UNEB Campus III, bem como saber o por quê que os alunos não utilizam esse recurso. O projeto de pesquisa busca por meio de uma abordagem qualitativa ressignificar as práticas pedagógicas, sendo os objetivos específicos: I. Contextualizar o histórico do Acervo Dom José Rodrigues de sua fundação até aquisição pela UNEB-Campus III, trazendo suas principais características e recursos disponíveis; II. Investigar de que forma o Acervo Dom José Rodrigues é utilizado pelos Docentes e Discentes em seus estudos e práticas pedagógicas na Universidade do Estado da Bahia-UNEB Campus III; III. Analisar e demonstrar as diversas formas de utilização do Acervo Dom José Rodrigues como constructo de aprimoramento do fazer pedagógico docente e discente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Por meio dessa pesquisa, pretender-se-á contribuir para um novo fazer docente e discente, assim como trazer a valorização do Acervo Dom José Rodrigues, oferecendo uma compreensão aprofundada desse importante Acervo para toda sociedade do Vale do São Francisco. Espera-se como resultados desse projeto potencial para impactar o Campos III da Universidade do Estado da Bahia, aprimorando as práticas e auxiliando tanto alunos quanto professores na tomada de decisões, proporcionando benefícios, pois ampliarão seus repertórios teóricos e metodológicos.
- ItemAlcoólicos anônimos: práticas formativas de uma educação para a sobriedade(UNEB, 2025-01-09) Santos, Jadcelane Thaís Marques dos; Martins, Josemar da Silva; Rios, Rita Cristina Novaes; Santos, Aline Ramalho dosO artigo Alcoólicos Anônimos: práticas formativas de uma educação para a sobriedade é resultado de uma pesquisa qualitativa de perspectiva fenomenológica, desenvolvida no contexto do Estágio Supervisionado IV. O estudo teve como objetivo geral investigar a dinâmica de trabalho dos grupos de apoio do AA enquanto prática formativa eficaz. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a dinâmica de trabalho da educação não formal do AA resulta em uma práxis pedagógica de educação para a sobriedade?Os resultados mostram que o AA promove uma conscientização coletiva e individual, baseada nos 12 passos, que integra reflexão crítica e transformação pessoal. Textos reflexivos e narrativas compartilhadas fortalecem o senso de pertencimento e incentivam uma mudança consciente de comportamento.
- ItemAlfabetização e ludicidade: as contribuições de jogos contextualizados para a convivência com o Semiárido na aprendizagem de crianças nos anos iniciais de escolarização(UNEB, 2025-01-09) Silva, Evelyn Leticia Domingos da; Oliveira, Lívia Brites de; Martins, Adeilda Ana da Silva; Silva, Elis Rejane Santana daEste memorial trata da escrita teórico-metodológica do trabalho de conclusão do curso de licenciatura em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- Campus III. Em que descreve o produto pedagógico chamado Bingo FonoLúdico do Semiárido, um jogo que tem como objetivo discutir as contribuições acerca de jogos lúdicos e contextualizados para convivência com o Semiárido brasileiro, dentro do processo de alfabetização/letramento, a fim de ajudar no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos, este foi experienciado em uma escola pública no município de Juazeiro-BA. A pesquisa tem natureza qualitativa, com abordagem exploratória. O bingo foi aplicado em uma turma de 25 alunos do Ensino Fundamental I, além de uma entrevista realizada com a professora após a aplicação do jogo e rodas de conversas com os alunos. Através da análise desses dados, foi observada uma interação espontânea e significativa por parte da turma e da professora, que culminou em resultados positivos onde concluímos que os jogos lúdicos- contextualizados com a realidade das crianças, possuem um papel fundamental no processo de alfabetização/letramento, contribuindo veemente para uma educação mais inestimável e dinâmica, proporcionando assim um ensino de mais qualidade.
- ItemAlunos com transtorno do espectro autista em escolas comuns: conhecer para incluir(2021-07-07) Silva, Dileane Oliveira; Silva, Rayanne de Souza; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Silva, Antoneide Santos Almeida; Santos, Cleidiane Maurício dosO Transtorno do Espectro Autista-TEA causa um atraso no desenvolvimento intelectual da criança, fazendo com que ela apresente dificuldades de interação social, comunicação, linguagem e padrões repetitivos de comportamento. Considerando o importante papel da escola no desenvolvimento dessas crianças, o presente trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas comuns para garantir a inclusão de alunos com TEA. Para isto, foi realizada uma pesquisa nos documentos oficiais que orientam os sistemas de ensino para inclusão dos estudantes com TEA no âmbito escolar e, para analisar situações concretas de sala de aula, foram eleitas como fonte, as pesquisas empíricas realizadas por Kubaski (2014), Sousa (2015), Santos (2016); Heradão (2020). Através da análise das pesquisas identificou-se como principais desafios da escola comum: a formação docente, implicação de toda equipe escolar no processo inclusivo, articulação dos profissionais da escola em torno dos processos inclusivos, adoção do ensino colaborativo, disseminação dos conhecimentos acerca do transtorno do espectro autista por toda a comunidade escolar e entorno. Estes resultados embasaram a construção de um produto, o Quiz Digital: Conhecer para Incluir, considerando ser o conhecimento a forma mais eficaz para combater as práticas discriminatórias e excludentes, ainda presentes, favorecendo o processo de inclusão dessas pessoas.
- ItemAnálise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos(UNEB, 2023-12-15) Jesus, Julia Stéfani de; Martins, Josemar da Silva; Batista, Denise Amaral; Sá, Francisca de Assis deEste artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico.
- ItemAnálise da cobertura do fechamento do comércio de Petrolina/PE pelo Site G1 local, por conta da COVID em 2020 e 2021(2022-07-22) Alves, Hanah Valeriano; Santos, Céres Marisa Silva dos; Costa, Teresa Leonel; Santos, Márcia Guena dosEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma análise de conteúdo no Portal on-line do G1 Petrolina e região, com o objetivo de conhecer a cobertura do portal e a sua contribuição ao jornalismo regional no direito à informação, sobre o fechamento do comércio em Petrolina/PE. Nesse sentido, foram identificadas 12 matérias, nos períodos de 18 a 24 de março de 2020 e 18 a 24 de março de 2021. O trabalho recorre a uma pesquisa on-line, com cunho netnográfico, de natureza quanti-qualitativa e a uma Análise do Conteúdo para se conhecer as narrativas das matérias postadas no G1PR durante a COVID-19 e o isolamento social, se elas foram objetivas e informativas, por exemplo. Este TCC ainda recorreu ao uso do conceito de amostragem para selecionar 70% do total dos textos identificados e realizarmos a Análise de Conteúdo. Por fim, o presente estudo comparou e analisou as notícias nos dois períodos já citados. Como referência teórica, tratamos sobre o papel da comunicação durante a pandemia; do excesso de informações sobre o tema - infodemia -; desinformação; Fake News, mídias sociais, e fizemos breve perfil do Globo e do Site G1 Petrolina e Região.
- ItemAnálise interseccional da novela Lado a Lado (2013)(UNEB, 2025-01-16) Leal, Eloisa Raquel da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Paiva, Carla Conceição da Silva; Santos, Márcia Guena dosO início do século XX foi uma época crucial para a independência das mulheres, marcado por mudanças sociais, políticas e culturais que pavimentaram os direitos femininos. Transformações essas que contribuíram para o movimento sufragista, mercado de trabalho e direitos sobre os seus corpos. A novela Lado a Lado (2013) retrata esse período da história por meio das narrativas das protagonistas, Isabel Nascimento, uma mulher negra pobre, e Laura Assunção, uma mulher branca de classe alta. Essa monografia apresenta uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe, ancorado nas metodologias feministas, através de uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo para realização do aprofundamento das questões trazidas pelas categorias dessa investigação.
- ItemAs angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) Ribeiro, Elissandra da Cruz; Lopes, Tathiana da Silva Souza; Martins, Josemar da Silva; Sousa, Clara Maria Miranda de; Carvalho, Luzineide DouradoEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemAprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea(UNEB, 2023-12-14) Dias, Carla Raquel Gomes; Silva, Francineide Santana; Antunes, Claudia Maisa; Silva, Francisco de AssisO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI.
- ItemAratubaia: memórias e racismos submersos livro-reportagem memorial analítico descritivo(2023-12-18) Oliveira, Victória SantanaEste memorial tem como finalidade expor o percurso de elaboração e os resultados do livro Aratubaia: memórias e racismos submersos, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Trata-se de um produto experimental, apresentado na modalidade livro-reportagem, que evidenciou os impactos do racismo ambiental no panorama sociocultural da Praia dos Artistas, localizada na Boca do Rio, em Salvador, bairro abandonado pelos gestores públicos, onde a maioria da população é negra e assalariada. Porém, com uma história ancestral. Neste trabalho são narradas memórias de 10 (dez) personagens que frequentaram a Praia nas décadas de 1970 e 1980, além de especialistas em raça e meio ambiente. O livro se aproxima dessas vivências a partir de entrevistas, do fotojornalismo e da fotografia documental, trazendo em cada capítulo a história individual e/ou coletiva desses personagens. O objetivo desse trabalho foi visibilizar e resgatar, culturalmente, essas histórias, evidenciando as relações entre degradação ambiental e injustiça social. Para isso, metodologicamente foram realizadas as pesquisas bibliográfica e ativista, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas, em profundidade.
- ItemAs contribuições do Colégio Professor Artur Oliveira em minha formação pessoal, acadêmica e profissional(UNEB, 2025-01-10) Pereira, Suzana Kelly Carvalho; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Carvalho Filho, AntônioEste trabalho monográfico investiga as experiências formativas vividas ao longo dos anos no Colégio Professor Artur Oliveira da Silva, localizado na cidade de JuazeiroBA, que abrange todos os níveis da Educação Básica. A pesquisa visa retratar como essa trajetória escolar contribuiu para meu desenvolvimento pessoal e intelectual, destacando a importância das interações com gestores, professores e o ambiente cultural da instituição. A experiência de retornar ao colégio durante o estágio obrigatório na universidade foi essencial, permitindo uma reflexão sobre minhas memórias afetivas. O estudo tem como objetivos específicos relatar essas memórias, identificar as contribuições culturais significativas da escola e analisar como essas vivências influenciaram minha compreensão do processo de ensinoaprendizagem, assim como minha prática pedagógica. A metodologia adotada é a pesquisa (auto)biográfica, que possibilita uma reflexão profunda sobre as experiências vividas. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender o impacto do apoio dos professores e da estrutura escolar na formação de um estudante. Este trabalho não apenas expressa gratidão à instituição, mas também propõe uma reflexão sobre o papel crucial da escola e da família na vida do estudante. Espera-se, ainda, que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel da escola na formação integral do aluno e do futuro profissional, servindo como referência para estudos futuros sobre o tema.