Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité por Palavras-chave "diretrizes"
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- ItemGestão escolar democrática e intermitências na rede de ensino de Cansanção-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-29) Jesus, Fernando Pereira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Santos, Claúdio Eduardo Félix dos; educação públicaEstudar a forma como se desenvolve a gestão escolar democrática na rede municipal de educação de Cansanção-BA possibilita discutir ações que permeiam a implantação da gestão escolar democrática nas escolas da rede pública municipal de Cansanção-Ba, ao passo que a melhoria da qualidade social da educação pública se tornará ponto central no que tange à participação democrática da comunidade. Para tanto, toma-se como horizonte investigativo duas questões basilares: Quais as diretrizes orientadoras da política de gestão escolar implementadas pela Secretaria Municipal de Educação para a rede municipal de ensino de Cansanção-BA entre os anos de 2011 a 2022? Em que medida as diretrizes orientadoras da gestão educacional, na rede municipal de educação, favorecem ou dificultam a participação e a autonomia da comunidade na gestão escolar? Objetivamos analisar as diretrizes que orientam a política da gestão escolar implementadas pela Secretaria Municipal de Educação para a rede municipal de ensino de Cansanção-BA, entre os anos de 2011 a 2022, bem como a forma pela qual foi prevista e como se dá a participação da comunidade escolar no processo administrativo da escola. A metodologia da pesquisa se desenvolve nas bases da pesquisa-ação e da pesquisa participante, uma vez que se destina a uma problematização crítica da gestão escolar pelos próprios gestores escolares. Acionamos também o movimento de leitura investigativa, a partir da materialidade das relações sociais, no âmbito da escola. Utilizamos como instrumentos investigativos a pesquisa documental, a roda de conversa e a entrevista. Participaram da pesquisa três secretários de educação e duas equipes gestoras de escolas. Como intervenção e produto realizamos o “Seminário sobre Gestão Escolar Democrática” e o projeto de link de diálogos com a comunidade escolar “Fala, Comunidade”. As discussões versam sobre a compreensão de quais políticas públicas são observadas nos espaços educativos e o ponto de partida para o diálogo acerca da interação exercida pela comunidade no projeto pedagógico escolar, assim como os impactos causados pelas diretrizes educacionais, no viés de democratizar a gestão escolar. Concluímos que a promulgação do PME (2015), o regimento escolar unificado (2011) e os cursos de formação para gestores escolares (Progestão, GEF e FPE) são diretrizes de perspectiva crítica, democrática e que incentivam a participação das comunidades: escolar e local na gestão da escola. No entanto, a escolha dos líderes escolares, por eleição, ainda é um desafio a ser superado pela administração pública da cidade. E, ainda, que todas as ações desenvolvidas no período estudado foram pertinentes ao estímulo da gestão escolar democrática, mas ainda há muito que ser superado quando se trata deste tema, uma longa jornada que iniciada há alguns anos galga a cada dia, cada passo dado, a consolidação de espaços escolares mais democráticos e humanos.