Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "CATE"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação Continuada de Professores a Distância: Contribuições do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais na Prática Docente(2019-03-19) Cruz, Diêgo Aric Cerqueira Souza e; Sales, Mary Valda Souza; Kenski, Vani Moreira; Santo, Eniel do Espírito; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEsta investigação foi despertada pelo desejo de investigar as ações e atividades de Formação Continuada possibilitadas pela EaD na Bahia. Nesse sentido, apresentamos o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) como lócus da pesquisa, visto que o mesmo foi ofertado na modalidade à distância e abrangeu professores cursistas em todo o estado com uma formação continuada em tecnologias educacionais. Partindo desse contexto, o problema de pesquisa foi: de que maneira a Formação Continuada, ofertada na modalidade a distância no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE), contribuiu na prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino no Estado da Bahia? e a partir dele, delineamos três objetivos: 1. Mapear o conhecimento básico dos professores em relação às Tecnologias Educacionais (TE); 2. Identificar de que forma o curso possibilitou a inserção das TE na prática docente; 3. De maneira descritiva, demonstrar as contribuições do CATE na prática docente na Educação Básica. Para tanto, realizamos um estudo de caso descritivo e contrastivo, de modo a desvelar o fenômeno estudado e atender aos aspectos relativos ao rigor metodológico necessário para o acesso, coleta e tratamento dos dados e informações do campo. Desse modo, dialogamos com uma gama de autores que sustentaram a construção teórica e conceitual que fundamentaram a pesquisa que foram: Kosik (1976), Peters (1983), Marques (1992), Castells (1999), Gatti (2003), Kenski (2003; 2012; 2013), Moore (2007), Vásquez (2007), Macedo (2010), Burke e Orstein (2010), Sales (2013), Ibernón (2010; 2011), André (2016), Tardif (2011) e Libâneo (2013). Destarte, buscou-se compreender em que medida a Formação Continuada ofertada a distância está se consolidando na Bahia, suas ações, apontamentos e propostas já realizadas, a fim de encaminhar proposições para ampliação das ofertas, discutindo o papel da EaD na Formação Continuada de professores e as necessidades didático-pedagógicas provenientes da Educação na Contemporaneidade. Somado a isso, perceber o papel da EaD como contributo para o desenvolvimento da fluência digital e para a inserção das TE no cotidiano escolar pelos professores. Nessa direção, os resultados demonstraram que os docentes adquiriram conhecimentos em relação as Tecnologias Educacionais e afirmam que o curso proporcionou contribuições para repensar as suas práticas pedagógicas e, que a EaD pode contribuir efetivamente para a melhoria da educação ofertada nas salas de aula e para a formação continuada de professores.