Teses e Dissertações não defendidas na UNEB
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações não defendidas na UNEB por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRaça, Gênero e Educação Superior(2001) Queiroz, Delcele Mascarenhas; Guimarães, Antonio Sérgio Alfredo; Guimarães, Nadya Araújo; Boaventura, Edivaldo; Santos, Jocélio Teles dos; Verhine, Robert; Castro, Ubiratan; Menezes, Jaci Maria Ferraz deEsta tese trata das desigualdades raciais e de gênero no ensino superior, elegendo como espaço empírico a Universidade Federal da Bahia. A partir da utilização de dados fornecidos pelos arquivos da UFBA, para os anos 1993, 1994, 1995 e 1997, e de informações coletadas diretamente pelo pesquisador, analisa a participação de estudantes na Universidade, segundo a cor e o gênero, e examina comparativamente categorias e procedimentos de atribuição de identidade racial. Partindo da construção de uma escala de prestígio das carreiras oferecidas pela UFBA, analisa a inserção dos estudantes no curso, considerando a cor e o gênero. Busca verificar o efeito do status socioeconômico, da cor e do gênero sobre o desempenho dos estudantes, através do exame dos resultados do vestibular o do rendimento do estudante no curso. Os resultados evidenciam que a UFBA é um território de predomínio de estudantes claros (brancos e morenos). A distância entre claros e escuros (mulatos e pretos) mostra-se mais expressiva nos cursos de levado prestígio social. A desigualdade se expressa também, de modo significativo, entre os gêneros; mas sobre as mulheres pretas ela se exerce com rigor especial. A análise do desempenho mostrou que os estudantes claros e do sexo masculino atingem as mais elevadas médias de ingresso, mas são os escuros e as mulheres os responsáveis pelas maiores médias de rendimento no curso. O exame da trajetória das variáveis envolvidas no estudo, demonstrou que a cor tem uma contribuição para a inserção do estudante em cursos de prestígio e para o seu desempenho no vestibular, que não se confunde com o efeito do status socioeconômico e da renda.
- ItemO conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores(2004-09-17) Souza, Elizeu Clementino de; Marques, Maria Ornélia; Nóvoa, António; Catani, Denice Bárbara; Macedo, Roberto Sidnei; Santos, Stella Rodrigues dos; Ataíde, Yara Dulce Bandeira deA tese analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no espaço do Departamento de Educação - Campus I - da Universidade do Estado da Bahia, no período de março de 2001 a março de 2002. Constituem-se atrizes da pesquisa dez alunas do Curso de Pedagogia, da Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência. A pertinência desta pesquisa inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no campo de um projeto experiencial de investigação-formação. A intenção primeira deste trabalho consiste em analisar e compreender as implicações das narrativas no processo de formação e autoformação. Tenciono sistematizar os percursos da construção do trabalho no contexto do estágio supervisionado e os procedimentos utilizados para análise do corpus - narrativas - no contexto do projeto de investigação-formação. Para a análise interpretativa das fontes utilizei a idéia metafórica de uma leitura em três tempos - leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva do corpus -, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A tese conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, através de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre a sua própria prática.
- ItemFalando em imagens! O processo de produção de sentido sócio-pedagógico no uso do texto imagético-verbal em atividades de ensino da língua portuguesa(2004-10-10) GOMES, Antenor RitaEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre os processos pedagógicos de produção de sentido dos textos imagético-verbais (charges, tiras, quadrinhos, e outros similares) em atividades de ensino da Língua Portuguesa. Inicia-se por enfatizar a linguagem imagética-verbal como sendo híbrida, de natureza distinta da linguagem imagética e da linguagem verbal, separadamente, ou da simples junção delas. Considera a natureza social dos textos imagético-verbais, o gradativo aumento desses textos em práticas e materiais escolares e a perspectiva tecnicista/utilitarista que norteia as poucas produções sobre o tema. Para a realização da pesquisa foi considerada a premissa de que os textos imagético-verbais, em função da sua especificidade lingüística, guardam dobras potencializadoras de sentido que possibilitam os professores teóricos e ideologicamente orientados, transitarem da materialidade lingüística e textual para o significado pedagógico e social do texto, possibilitando a reflexão em torno de temas e interesses da sociedade contemporânea. Assim sendo, o trabalho de pesquisa se desenvolveu por meio da observação participante de um grupo de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de escolas públicas da DIREC 16 (Diretoria Regional de Ensino), participantes de um Curso de Extensão Universitária desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Cidade de Jacobina), sobre os sentidos dos textos imagético-verbais e o seu uso em sala de aula. Dessa vivência origina-se o corpus da análise, que se constitui de 37 (trinta e sete) textos imagético-verbais e suas respectivas propostas de atividades didáticas, extraídos de 03 (três) manuais didáticos (coleções de 5ª a 8ª Série) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, 04 (quatro) projetos de leitura envolvendo o texto imagético-verbal, elaborados pelos professores participantes do curso, depoimentos e entrevistas. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva etnográfica de base interpretativa.
- ItemEducação e Mídia Esportiva: Representações Sociais das Juventudes(2004-10-27) Leiro, Augusto César Rios; Taffarel, Celi Zulke; Pais, José Machado; Pires, Giovanni de Lorenzi; Santos, Stella Rodrigues dos; Macedo, Roberto Sidnei; Pretto, Nelson De LuccaA presente escrita resulta de estudos e pesquisas em torno da Educação/Educação Física e Comunicação. Trata-se de uma Tese de Doutoramento em Educação que reúne cinco capítulos. Inicialmente diz das inspirações que levaram o autor ao tema, delineia o percurso investigativo desenvolvido no Brasil e na Europa e apresenta uma tríade cultural, envolvendo as culturas esportivas, televisivas e juvenis. Busca-se, fundamentado numa concepção dialética, compor um referencial teórico crítico que destaca o habitus no universo ideológico e representacional das juventudes. Desenha um talhe metodológico que acolhe diferentes e articulados procedimentos empíricos e, a partir de uma problematização acerca da realidade social, apresenta sínteses possíveis e desafios estratégicos. Pela via dos Universos Temáticos, discute a mídia esportiva como um espaço dinâmico de veiculação de bens simbólicos e materiais e a reconhece como conhecimento qualificado para a formação profissional em Educação Física e Jornalismo.
- ItemHistórias de leitura na terceira idade: memórias individuais e coletivas(Universidade Federal da Bahia, 2005-04-15) Silva , Ana Lúcia Gomes da; Arapiraca, Mary de Andrade; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Moura, Ana Célia ClementinoEste trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo as histórias de leitura na 3a idade: memórias individuais e coletivas, cuja problemática delineada foi a investigação da formação leitora desses sujeitos, bem como sua relação com a leitura/manifestações textuais, a partir das reminiscências ambiências de leitura/experiência de vida e testemunho oral. A pesquisa teve como “locus” o Centro de Convivência do Idoso–Jacobina/BA. A metodologia adotada foi o tipo etnográfico, tendo como fundante os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de coleta/análise dos dados, entrevistas abertas e/ou aprofundadas, práticas leitoras, como círculo de leitura e contação de história, utilizando, também, fitas VHS e observação-participante, de forma a apreender o máximo possível das memórias, narrativas e fabulações dos sujeitos-leitores envolvidos em diferentes situações analisadas, na perspectiva “interpretativa” da Análise do Discurso. O resultado do trabalho traz as histórias de leitura da 3a idade jacobinense, suas memórias pessoais, coletivas e oficiais imbricadas, os diferentes efeitos de sentido, bem como, o perfil dos leitores da 3a idade, suas ambiências de leitura e contribuições deste público leitor concreto e singular, para a formação do leitor ativo e includente e seus reflexos na comunidade onde estão inseridos, bem como nas Instituições Escolares/Academias.
- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(2007) Barbosa, Eliene Maria da Silva.; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Almeida, Maria Conceição Xavier deO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemAnálise de confiabilidade aplicada aos ensaios de óleos lubrificantes para motores de tratores(2007-06-29) Alves, Gilmar Ferreira; Bormio, Marcos Roberto; Fernandes, João Cândido; Corrente, José Eduardo; Santos Filho, Abílio Garcia dosAs análises de óleos lubrificantes de motores de tratores agrícolas são importantes como meio gerador de informações à manutenção mecânica e da racionalização quando da substituição dos mesmos. Porém, a confiabilidade da permanência destes óleos no cárter pode ser tratada de maneira formal através de métodos estatísticos. Foram utilizados dados referentes ao tempo, em horas, de uso dos óleos lubrificantes dos motores de dois grupos de tratores, marca Massey Ferguson, modelo 275 4x2. Os dados do primeiro grupo são oriundos de seis tratores onde foram obtidas setenta observações. Os do segundo grupo de sete tratores foram verificadas quarenta e seis observações. Avaliou-se o tempo de uso do óleo através das seguintes variáveis explanatórias: viscosidade, ponto de fulgor, diluição por combustível, fuligem, presença de água e desgaste metálico (Fe, Cu, Cr, Pb, Al e Si) para ambos os grupos de tratores. No segundo grupo foram verificados também níquel e molibdênio. O modelo de Cox foi utilizado para análise de tais variáveis. Estudaram-se as curvas de confiabilidade do óleo lubrificante para cada trator, utilizando-se o estimador de Kaplan-Meier. No primeiro grupo, as variáveis explanatórias não foram significativas para o período de troca do óleo lubrificante de motores dos tratores. Para o segundo grupo apenas o Pb apresentou diferença significativa com relação ao tempo de troca do óleo lubrificante. A utilização do estimador de Kaplan-Meier permitiu identificar o comportamento do óleo lubrificante durante o período de uso. O modelo de Cox mostrou-se apropriado para explicar o comportamento das variáveis explanatórias.
- ItemEducação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os (des)velamentos de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos(2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Passos, Elizete Silva; Arapiraca, Mary de Andrade; Santos, Cosme Batista dos; Silva, Márcia Rios da; Araújo, Edivalda AlvesEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemO ensino de gramática/análise linguística: do discurso à prática docente(2011-11-10) Santos, Ana Carolina Ferreira dosÉ inviável falar em ensino de gramática sem, a priori, referir-se à natureza da língua/linguagem, pois o modo que se compreende ou concebe tal caráter tem implicações teórico-metodológicas específicas no ensino da primeira língua e, consequentemente, no de gramática. Por isso, é a partir da consideração dessa interferência que procuramos analisar e refletir o ensino de gramática. Para tanto, a pesquisa se volta à análise de inclinações teórico-metodológicas subjacentes ao “saber” linguístico-pedagógico das professoras, sujeitos da pesquisa, com o intuito de verificar em que medida essas inclinações são concretizadas a favor da efetivação da prática de reflexão/análise linguística em contrapartida à influência da tradição do ensino de gramática. Assim, abordamos como referencial teórico estudos de autores como, Travaglia (2002), Mendonça (2006), Costa Val (2002) e Antunes (2007), para fundamentar a análise dos dados, os quais foram obtidos através de entrevistas e observações de aulas. A análise de tais dados é realizada a partir do paradigma interpretativista, de forma que alcançamos resultados reflexivos e de possíveis implicações à fundamentação da prática linguístico-educacional. Entendemos assim, a partir de tais dados que os professores conseguem explicitar em seus discursos algumas questões teóricas voltadas para o ensino de gramática em consonância com as orientações de reflexão sobre a língua, contudo, evidenciando a existência de aspectos que dificultam a efetivação desse “saber” teórico-metodológico.
- ItemA Aula Universitária Figurações das Coreografias de Ensino(2012-12-15) Barboza, Maria das Graças Auxiliadora FidelisEste estudo foi delineado a partir de três dimensões relacionáveis que estruturam o campo da educação e são estruturadas por ele: a pedagogia universitária, a docência universitária e a aula universitária. A aula foi assumida como interesse investigativo, metaforizada como coreografia de ensino. O objetivo geral foi compreender a aula/coreografia de ensino, os modos como é produzida e interpretada pelos docentes universitários e o contexto/circunstâncias em que ela se desenvolve. A metodologia foi construída na perspectiva qualitativa com observação direta de situações de aula e entrevistas semidiretivas. Participaram oito docentes de uma Universidade privada brasileira. Os resultados demonstraram que a dinâmica da aula coreografada envolve: sequências didáticas, ritmos e temporalidades, corporeidade, gestos, modos de ação e interações pedagógicas que variam conforme as relações interativas, a intencionalidade e o contexto; os modos de ensinar, de ser e estar na sala de aula e a performance de aprendizagem do estudante. O estudo é também uma via para a compreensão da docência como construção que congrega as estruturas visíveis e a dimensão não visível (ressignificação da sala de aula e da docência). Conclui-se que a aula universitária é um acontecimento e, como tal, não pode ser pensada num enquadramento previsível e padronizado, aplicável em contextos diversos, devendo ser entendida no seu sentido plural, de “aulas”. A docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradição entre discurso e prática, e, embora o docente deseje uma coreografia centrada na aprendizagem do estudante, na prática predomina a coreografia centrada no ensino. Apesar das controvérsias existentes no campo pedagógico, atravessado por diferentes crenças e valores, a docência lida com desafios que a estão reconfigurando ou ressignificando. Consideramos a aula e a docência como um fenômeno que tem natureza coletiva e de alta complexidade, sendo vivido socialmente, não podendo, portanto, ser simplificado.
- ItemÁgua como fator de sustentabilidade e de desenvolvimento regional para a população de Canudos: o açude público Cocorobó(2013) Azevedo, Antonio José Batista de; Spinola, Noelio Dantaslé; Boaventura, Edivaldo Machado; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Souza, Regina Celeste de Almeida; Souza, Constância Maria Borges deO propósito deste estudo, que se constitui como tese, é contribuir para o possível e viável desenvolvimento sustentável de Canudos, município situado na região semiárida do Estado da Bahia. Tanto o lugar em foco quanto sua região se caracterizam pela pobreza acentuada por causa da estagnação de sua estrutura produtiva. Entretanto, como o estudo de caso apresentado — de caráter exploratório e descritivo — procura demonstrar, seu desenvolvimento endógeno, com sustentabilidade de base local, poderá vir a ser uma alternativa tecnicamente exequível e mesmo promissora. Essa perspectiva exige, porém, fundamentalmente a implementação de políticas público-privadas, com vistas à requalificação e redimensionamento do açude público Cocorobó. O multiuso das águas desse açude, além de viabilizar seu aproveitamento para a geração de hidroeletricidade e biomassa, a fim de atender às demandas da região e inserir o município no sistema nacional de energia elétrica, poderá estimular uma série de arranjos produtivos locais, como, entre outros, a agricultura irrigada e a piscicultura. O fomento ao turismo cultural, em sua vertente histórica, ao valorizar o acervo de objetos e documentos relativos à tragédia social que foi a Guerra de Canudos (1896-97), é um dos vetores do desenvolvimento proposto, no qual, em seus vários aspectos, tem importância relevante o papel das universidades baianas. Para focalizar o tema, que, como se espera, poderá suscitar novos estudos, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica em articulação com um referencial teórico pertinente. Ao fim e ao cabo, justifica-se e detalha-se a função multiuso do Cocorobó, visando a possibilitar as condições de crescimento econômico do município, a se traduzir na geração de renda e emprego. Essa recomendação, porque corrobora a hipótese do estudo, é o fator-chave para incluir a região em apreço no circuito do capital circulante do Estado da Bahia e, nessa medida, significar a efetiva melhoria da qualidade de vida de sua população.
- ItemLudicidade e Infância: os processos de subjetividade na escola(Universidad Del Mar, 2013) Gomes, Virginia Mota Lages; Salazar , Leopoldo Briones; Van Lamoen, Siegfried Muñoz; Donoso, Enrique SepulvedaA presente tese aborda o fenômeno lúdico como atividade educativa estética (cultura livre) e está vinculada à linha de pesquisa: Ensino e Educação. A pesquisa conta com o auxílio de bolsa fornecida pelo Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação (PAC) da UNEB. Estabeleceu como objetivo descrever as contribuições do fenômeno investigado no que se refere a uma alternativa a disciplinarização oriunda dos processos de constituição da subjetividade entre educador e educando na escola. Para tanto, a temática do jogo será abordada numa relação com a infância, envolvendo sujeitos, que fazem parte do Ensino Fundamental, ou seja, professoras da rede municipal de Itaberaba (Bahia), que são graduandas em Pedagogia da Plataforma Freire, do campus XIII (UNEB). Para tal, fundamentou-se em autores da literatura científica que tratam do tema do jogo. O estudo mostra que as atividades lúdicas são compreendidas como possibilidade de ser uma contrapartida aos processos disciplinares na escola. Em relação ao procedimento metodológico optou-se pelo emprego de uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. Para subsidiar a pesquisa utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados, a observação e a entrevista semi estruturada. Quanto ao referencial teórico recorreu-se aos estudos de autores relevantes na matéria em questão, dentre os quais as principais referências utilizadas serão as de Emanuel Kant, Friederich Nietzsche, Giorgio Colli e Danil Elkonin sobre o jogo e numa leitura de Michel Foucault sobre a questão da constituição dos processos de subjetividade na escola. Os dados do estudo foram coletados em duas escolas públicas de Ensino Fundamental, no município de Itaberaba (Bahia), da zona urbana e rural. A análise das informações obtidas pela pesquisa será tratada a partir do procedimento da Análise de Conteúdo, que tomaremos como base para elaboração de proposição para configurar uma perspectiva do jogo como atividade estética que não pode ser negligenciada pela escola.
- ItemA mediação docente na formação do(a) pesquisador(a) atuante na consolidação da ciência da informação no Brasil(Universidade Federal da Bahia, 2018-07-31) Silva, Regivaldo José da; Gomes, Henriette Ferreira; Silva, Zuleide Paiva da; Novo, Heldenise FerreiraPresente em diversas atividades humanas, a mediação constitui um processo dialógico que envolve indivíduos, ou grupos sociais, no âmbito da elaboração de conhecimento em sujeitos. Assim, a mediação docente visa a proporcionar recursos essenciais à formação de indivíduos em diferentes contextos, com orientação ao seu protagonismo social. Mas como a mediação docente vem favorecendo a formação dos egressos, pertinente ao fortalecimento do ensino, pesquisa, produção científica, lideranças em ambientes de informação e em instituições que atuam na consolidação da Ciência da Informação no Brasil? Para responder referida pergunta de partida, o objetivo geral desta dissertação procurou identificar a participação de egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA) na pesquisa, produção científica, atividades de ensino e atuação em instituições da área da Ciência da Informação (CI) no Brasil, a partir da mediação docente. Os objetivos específicos propuseram a: mapear as áreas e subáreas temáticas da CI de atuação dos egressos; verificar a permanência das interlocuções, parcerias e produção entre os egressos e seus orientadores e; identificar a atuação dos egressos em atividades envolvidas com o processo de consolidação da CI brasileira. Para cumprir os objetivos desta investigação, aplicou-se o método de estudo de caso e o documental. Como técnica adotou-se a observação indireta dos Currículos Lattes, e o instrumento foi a criação de formulário para registro dos dados levantados nos currículos. Do universo com 162 egressos, nossa amostra foi de 96 egressos, do curso do PPGCI/UFBA, que apresenta duas linhas de pesquisa: Linha de Pesquisa 1 – Políticas e Tecnologias da Informação e; Linha de Pesquisa 2 – Produção, Circulação e Mediação da Informação. Os resultados revelam que os egressos do Programa vêm contribuindo significativamente, porém ainda sendo uma parte limitada em pesquisa e produção científica. E que, embora tenha egresso que se mantenha na pesquisa de seus temas e tenha realizado uma produção científica relevante, esse número ainda é limitado. Por outro lado, o Programa tem egresso atuando na docência tanto no ensino superior público quanto no privado. E, mostra também um número significativo de egressos que atuam em entidades representativas da área da Ciência da Informação. A grande necessidade de análise da mediação pedagógica e da auto- avaliação do Programa é na questão do ingresso e no acompanhamento do egresso para assegurar a sua permanência na pesquisa e na produção científica.
- ItemMEDIAÇÕES SÍGNICAS DA BELEZA DA MULHER JOVEM NEGRA QUILOMBOLA(2018-12-12) Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Rodrigues, Maria Clotilde PerezO presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.
- ItemMediações Sígnicas da Beleza da Mulher Jovem Negra Quilombola(2019-06-27) Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Rodrigues, Maria Clotilde PerezO presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.
- ItemSeguridad jurídica y protección a la confianza: límites a la revisión y a la revocación de los actos del poder público Brasileño(2020-09-25) Santana, Luiz Antonio Costa de; Cozzi, Carlos Alberto; Brauner, Susana; Echaide, Javier Iñigo; Biagi, Marta CristinaEste trabajo de pesquisa, de abordaje cualitativo, hay por objetivo resolver las siguientes indagaciones; ¿En el Derecho Administrativo Brasileño posee límites en lo que toca al poder de anulación y revocación de los actos realizados por el Poder Público? ¿En caso afirmativo, como se hace tales límites? La investigación ha buscado estudiar los Principios de la Seguridad Jurídica y de la Protección de la Confianza Legítima, con el objetivo de aumentar la estabilidad y previsibilidad de las relaciones jurídicas en el ámbito del Derecho Administrativo Brasileño, por medio también de contribuciones que dispone el derecho comparado, especialmente el Derecho Argentino. La Administración Pública Brasileña es fuente perene generadora de instabilidad jurídica, pues políticas públicas, directrices, actos reglamentares y actos concretos (actos administrativos) son constantemente revisados (anulados) o revocados, sin la necesaria juridicidad. Será evidenciado que el principio de la protección de la confianza es el sentido subjetivo de la seguridad jurídica, para además de los elementos tradicionales que componen el aspecto objetivo de la seguridad jurídica (acto jurídico perfecto, hecho juzgada y derecho adquirido). Así, se analiza en este trabajo de investigación como el principio de la confianza legítima puede proteger al ciudadano brasileño de cambios violentos y repentinos de los actos del Poder Público, por medio del establecimiento de límites para la revisión (anulación) y a la revocación de los actos administrativos, confiriendo estabilidad y previsibilidad en las relaciones jurídicas establecidas entre los administrados que confían en las justas expectativas creadas por la Administración Pública. Palabras-clave: Seguridad jurídica. Protección de la confianza. Derecho Administrativo Brasileño. Límites a la anulación y a la revocación de los actos del Poder Público.
- ItemJuventude, educação profissional e projetos de futuro: Trajetórias de Mediação entre Escola e Trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-26) Teixeira, Anna Donato Gomes; Rosistolato, Rodrigo; Prado, Ana Pires do; Soares, Carolina Zuccarelli; Fernandes, Marinalva Nunes; Heringer, Rosana Rodrigues; Koslinski, Mariane Campelo; Marques, Tatyanne GomesEsta tese, inserida no debate sobre as oportunidades educacionais, analisou as trajetórias escolares e os projetos de futuro de estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional de uma escola estadual em Guanambi, Bahia. A pesquisa etnográfica ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. Foi realizada observação participante (FOOTE-WHYTE, 2005) numa classe com 36 jovens interlocutores matriculados no curso Técnico em Farmácia entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Partiu-se da hipótese de que a opção pela educação profissional estaria diretamente conectada aos projetos de futuro que têm como foco principal o mercado de trabalho. Argumentou-se que a escolarização é percebida pelos jovens como um meio para a realização de um fim que pode ser o mercado de trabalho ou o ingresso no Ensino Superior. A pesquisa mapeou as motivações de escolha e expectativas de futuro na transição para o Ensino Médio e analisou as percepções dos estudantes sobre o mundo do trabalho e a escola. Evidenciou que os jovens constroem projetos de futuro pautados em expectativas balizadas por seu campo de possibilidades. A escolha do Ensino Médio profissional consolida-se como estratégia para a realização de projetos que têm como finalidade o mercado de trabalho e/ou a formação profissional. Durante o Ensino Médio, expectativas de futuro na escola e no trabalho são atualizadas e ressignificadas no decorrer das interações desenvolvidas pelos estudantes com seus colegas de turma, professores e gestores da escola.
- ItemPermanência e evasão estudantil na Universidade do Estado da Bahia (UNEB): O caso do Campus XII – Guanambi(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-17) Pereira, José Aparecido Alves; Heringer, Rosana Rodrigues; Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha; Amaral, Daniela Patti do; Vargas, Hustana Maria; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraA evasão é um fenômeno presente em todas as instituições educacionais. No ensino superior, é um problema recorrente em nível mundial, e seus índices variam conforme o país, a instituição e o curso. No Brasil, a evasão não é algo recente, mas com a maior democratização e massificação desse nível nos últimos 20 anos, com a chegada de um público historicamente excluído, a evasão e a mobilidade discente ganharam novos contornos como um fenômeno a ser compreendido. Assim, este estudo investigou as relações entre as formas de ingresso (Sisu e vestibular) e as influências dos fatores econômicos, acadêmicos, pessoais e sociais no processo de permanência, evasão e mobilidade dos estudantes dos quatro cursos de graduação do campus XII da UNEB, em um recorte temporal d e 2005 a 2018. Buscou, também, levantar o índice de titulação e o perfil dos estudantes que evadiram ou deixaram o curso no exercício da mobilidade nesse período. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa e quantitativa nos cursos de graduação em Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Administração. A coleta de dados deu-se por meio de análise documental nos arquivos da secretaria acadêmica do campus XII, e aplicação de questionários com questões abertas e fechadas por meio da plataforma Google Forms, respondidos por 43 estudantes. As questões fechadas levantaram características da vida pessoal e social dos estudantes que deixaram o campus XII, e as questões abertas mostraram as motivações para abandonar ou transferir-se do curso ou da instituição. O tratamento dos dados foi por meio de análise qualitativa e interpretativa. No marco teórico, a evasão e a mobilidade são questões antagônicas no contexto do ensino superior. Assim, as ideias de Gaioso (2005), Silva Filho et al.., (2007), Cardoso (2008), Ristoff (2021; 2014; 1999), Montmarquette, Mahseredjian e Houle (2001) e Tinto (1975; 1982; 2015) foram as bases teóricas para a construção e ampliação dos conceitos das duas categorias centrais deste estudo: a evasão e a mobilidade. O estudo evidenciou que mais da metade da amostra não deseja retornar ao curso de origem, mas 1/3 deixou em dúvida uma possível volta. Aproximadamente 36% da amostra já concluiu ou está frequentando outro curso superior. As condições pessoais, financeiras, de trabalho, maior identificação, convocação e interesse pelo novo curso foram as razões mais evidentes para o exercício da mobilidade, mas problemas de saúde, greve e distância do campus também foram citados como fatores que motivaram a movimentação. O abandono voluntário da graduação teve como causas os fatores trabalho, finanças e falta de identificação com o curso como as motivações mais fortes na percepção dos estudantes.
- ItemVariação acústica de f2 da vogal [i] em contexto de palatalização das consoantes oclusivas dentoalveolares em falas de dois municípios baianos(2023-02-06) Correia, Adilson da Silva; Meireles, Alexsandro Rodrigues; Santos, Gredson de; Oliveira, Demerval da Hora; Tesch, Leila Maria; Scherre, Maria Marta PereiraA investigação, nesta tese, desenvolve a análise do formante F2 da vogal [i], em contexto de palatalização das consoantes oclusivas dentoalveolares, no Português Brasileiro (PB). Por meio de metodologia experimental em Fonética Acústica e fundamentado na Teoria da Fonte-Filtro da produção da fala (FANT,1960), o estudo empreendeu coleta de fala em dois municípios baianos, visando gerar dados da vogal [i] em contexto de consoantes não palatalizadas [t, d], no município de Nova Soure, e palatalizadas [tʃ, dʒ], no município de Alagoinhas, a partir de oito sujeitos-participantes, quatro homens, dois novassourenses e dois alagoinhenses e quatro mulheres, duas novassourenses e duas alagoinhenses. Baseado no argumento de que o F2 da vogal [i], nas consoantes palatalizadas, é menor do que o F2, nas palatalizadas, o estudo demonstrou, por meio das medidas centrais e dispersivas de F2, que a massa de dados das medidas formânticas, nas consoantes palatalizadas, representa estatística e significativamente diferenças em relação às consoantes não palatalizadas. Na amostragem das mulheres, essa diferença é bem mais marcada do que na dos homens. Além disso, observamos como a curva de distribuição normal se desloca assimetricamente e como a massa dos dados se agrega em torno das medidas centrais por meio de coeficientes de assimetria. As conclusões do estudo tendem a confirmar a hipótese de que o F2 das consoantes palatalizadas é menor do que o das não palatalizadas. Esse argumento fortalece a hipótese sobre a anteroposterioridade da vogal [i] em contextos de palatalização das consoantes oclusivas dento-alveolares, corroborando o argumento de que a vogal se mostra mais anterior diante da variante não palatalizada e mais posterior diante da palatalizada.