Navegando por Autor "Souza, Heron Ferreira"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento territorial no Estado da Bahia: o caso das escolas agrotécnicas estaduais de Amargosa e Irecê(2009) Souza, Heron Ferreira; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Junior, Alexandre Américo Almassy; Fialho, Nádia HageO objetivo desta dissertação é discutir a territorialidade das escolas agrotécnicas estaduais na Bahia. Para tanto, tem-se como objetivo central a compreensão de como as escolas agrotécnicas têm contribuído para a promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade dos territórios baianos. São analisadas as escolas agrotécnicas de Amargosa e Irecê. Tomam-se como referenciais de análise o currículo, as práticas pedagógicas e o contexto regional/territorial. Propõe-se uma análise calcada na dialética materialista e histórica. A pesquisa é de cunho qualiquantitativo. Foram feitas entrevistas e/ou aplicação de questionários semiestruturados aos diretores, professores, ex-professores, educandos, egressos. A análise esteve direcionada as seguintes dimensões curriculares: proposta curricular; prática pedagógica; relação trabalho-educação; formação político-social; e as vivências dos sujeitos do processo educativo. Ficou evidente a necessidade de: articulação mais direta entre as escolas agrotécnicas e as políticas de desenvolvimento territorial; repensar a relação escola-comunidade, a fim de abarcar o meio rural como elemento pedagógico; e uma formação técnica mais pautada na formação sócio-política, sócio-ambiental. De modo geral, observou-se que a territorialidade das escolas agrotécnicas esteve historicamente atrelada a racionalização do capital do campo, porém, a dialética entre o currículo concebido e vivido permitiu a estruturação da contra-ordem.
- ItemEducação ambiental e contemporaneidade: produção e práxis do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios - GEPET/UNEB (2010-2020)(2021-10-26) Almeida, Jeane Pinto de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Aline de Oliveira Costa; Souza, Heron Ferreira; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Sales, Mary Valda SouzaO presente estudo teve como objetivo geral analisar como a práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios se expressa (ou não) na sua produção científica entre 2010 e 2020, no tocante as discussões sobre Educação Ambiental e Contemporaneidade. E, como objetivos específicos: a) Mapear a produção do GEPET (teses e dissertações) entre 2010-2020 destacando os principais enfoques temáticos e referenciais teóricos e metodológicos utilizados nas análises sobre EA; b) identificar possíveis contribuições da produção acadêmica do GEPET para o fortalecimento da linha 03 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável; c) analisar se e como a práxis educativa do GEPET se apresenta na sua produção entre 2010 e 2020, destacando possíveis contribuições para o campo da EA na Bahia e no Brasil. Para subsidiar a análise realizou-se discussões teóricas em torno das categorias Educação Ambiental e Contemporaneidade e a apresentação de um breve histórico da Educação Ambiental (EA) no mundo, no Brasil e na Bahia. Destacou-se o papel da Universidade na produção do conhecimento científico, a missão institucional da UNEB/PPGEduC e produção acadêmica sobre EA, a partir das suas tendências e/ou correntes, apresentadas também como objeto de discussão. Metodologicamente a pesquisa foi embasada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com a utilização da abordagem bibliográfica, inspirada nos estudos do tipo estado da arte. Foram apresentados o processo de formação e as principais atividades do GEPET, assim como o mapeamento da sua produçõ acadêmica (2010-2020) e a análise de 13 (treze) dissertações de mestrado, que constitui a amostra da produção sobre EA do GEPET. Conclui se que essa amostra expressa a práxis educativa do GEPET a partir do compromisso com abordagens político-pedagógicas que defendem a EA em todos os espaços de aprendizagem (formal, não formal e informal) numa perspectiva integral, participativa, emancipatória e em defesa da construção de sociedades sustentáveis. No entanto, o estudo também identificou na produção do GEPET, sobre Educação Ambiental, a ausência de proposituras de temáticas, relacionadas a Plantas Alimentícias e Não Convencionais/PANCs; Saneamento Básico, e temas direcionados a Educação Infantil, apontando a necessidade de lançar novos olhares sobre temáticas e novos contextos, com o intuito de colaborar com futuras pesquisas sobre EA nos contextos baiano e brasileiro.
- ItemEducação para a emancipação no instituto federal baiano - campus Santa Inês: um olhar do projeto à práxis(2023-02-07) Bastos, Anaéli Silva; Nascimento, Antônio Dias; Souza, Heron Ferreira; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo visou compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos formadores à relação entre educação para a emancipação e as práticas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal Baiano, no contexto do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. A questão chave se constituiu em torno do entendimento de como a perspectiva da educação para a emancipação, presente na Lei 11.892/2008 e nos documentos que abordam o projeto político dos institutos federais, é percebida pelos sujeitos formadores do instituto e em que medida ela se materializa em práticas educativas no território. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como lócus o Campus Santa Inês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e como sujeitos centrais da investigação professoras e professores do campus. Como técnicas de coleta de informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze docentes, além de análise documental e observação participante. A abordagem hermenêutica-dialética foi a base para interpretação dos dados, em três dimensões de análise: político-conceitual, pedagógica e territorial. Os sentidos expressos pelos docentes convergem na indicação de desafios, tensões e potencialidades. Em que pese o reconhecimento da existência de práticas educativas de tendência emancipatória na instituição, especialmente no âmbito dos cursos ofertados na modalidade Proeja, dos projetos de extensão e das licenciaturas, foram apontadas uma série de necessidades para o fortalecimento da perspectiva emancipatória na educação profissional e tecnológica ofertada. Tais necessidades concernem ao fortalecimento do ensino médio integrado; à maior articulação entre educação básica e superior e entre as áreas técnica e propedêutica; ao aumento da interlocução com os saberes populares do território; à valorização das identidades e das vocações produtivas locais; à amplificação dos movimentos de aproximação com a comunidade do Vale do Jiquiriçá, possibilitando a apropriação do ambiente escolar pelos sujeitos do território; e à imprescindibilidade das ações formativas conjuntas com os movimentos socioterritoriais. Em diálogo direto com estas questões, permanecem as demandas de tornar a educação do campo e a educação popular mais presentes na identidade institucional e em seus processos educativos, em todos os níveis; e da ampliação de fazeres no sentido de uma práxis educativa territorial. Estes temas seguem como pautas e esforços fundamentais para a materialização do projeto dos institutos federais nas proximidades dos 15 anos de sua criação.
- ItemEducação pública municipal do campo em Barrocas - Ba: espaço virtual de práticas pedagógicas como possibilidade de enriquecimento do currículo vivido(2022-07-21) Araújo, Patrícia de Sena; Soares, Marcia Torres Neri; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Heron FerreiraO presente trabalho tem aderência ao campo de investigações da/na educação básica, com centralidade no currículo da Educação do Campo, mais especificamente nas práticas docentes exitosas vivenciadas na realidade educacional de escolas públicas municipais do Campo, em Barrocas-BA. Ancorado na metodologia pesquisa-ação, apresenta a criação de um Espaço Virtual de Práticas Pedagógicas/Blog, para compartilhamento, divulgação e acesso a informações destas práticas, tencionando o fortalecimento do currículo vivido. Para tanto, foram realizadas sessões reflexivas com professoras e coordenadoras das referidas escolas, bem como levantamento documental e aplicação de questionário através do google forms, para acessar os dados. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como o espaço virtual de práticas pedagógicas pode colaborar para o fortalecimento do currículo vivido nas escolas públicas do campo, no município de Barrocas-BA? Traz como objetivo geral sistematizar experiências pedagógicas, através do Espaço Virtual, para o fortalecimento das práticas curriculares, no sistema educacional, das escolas públicas do Campo, no município de Barrocas-BA. Seguido dos seguintes objetivos específicos: caracterizar os aspectos normativos e organizacionais da Educação do Campo no município de Barrocas-BA; e realizar sessões reflexivas, dialógicas e problematizadoras com os professores sobre suas vivências, experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Campo e criar um Espaço Virtual (Blog) para socialização, divulgação, acompanhamento e trocas contínuas, de práticas pedagógicas, bem como informações do contexto educacional das escolas do Campo, direcionadas aos educadores, estudantes e sociedade civil, tencionando uma soma nas práticas curriculares vividas. O trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Thiollent (1986), Barbier (1977), Bardin (2016), Freire (1997), Holliday(2006), Arroyo (2013), Molina (2012) e Caldart (2011; 2012), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível socializar materiais e sugestões literárias/pedagógicas acerca da educação do Campo, no espaço virtual, visibilizar e estimular a socialização de práticas exitosas das professoras de escolas do Campo, bem como tornar os dados acessíveis à sociedade civil para conhecimento, acompanhamento e utilização como fonte de pesquisa e enriquecimento do currículo vivido.
- ItemMúltiplas dimensões da educação ambiental e agroecologia: interfaces e especificidades na análise dessa relação(2020-05-20) Paixão, Tereza Verena Melo da; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Souza, Heron Ferreira; Nunes, Eduardo José Fernandes; Brito, Francisco Emanuel MatosEsta pesquisa buscou compreender quais as principais interfaces e especificidades entre as Políticas de Educação Ambiental e de Agroecologia a partir do olhar de sujeitos intencionais envolvidos no processo social dessas políticas. A pesquisa é de cunho qualitativo, para efetivação da mesma foi necessário fazer um levantamento das pesquisas já realizadas no que tange à Educação Ambiental e a Agroecologia, buscando assim perceber o que já foi discutido nessas duas temáticas. Utilizamos dois dispositivos: a análise documental observando os pressupostos implícitos nas Políticas da Educação Ambiental e da Agroecologia (dimensão do concebido) e a percepção dos sujeitos a partir também de suas vivências, através de entrevistas semiestruturada, procurando compreender as possíveis inter-relações entre as Políticas de Educação Ambiental e de Agroecologia e suas especificidades. Os sujeitos da pesquisa são atores que estão envolvidos nessas duas políticas (gestores, professores e Movimento social). Para a análise das Políticas públicas e das percepções dos sujeitos, como ponto de partida utilizamos as estruturas elementares formal, substantiva e simbólica das Políticas públicas proposta por Geraldo di Giovanni (2009) interligadas com a compreensão das categorias definidas como concebido, percebido e vivido discutidas por Lefebvre (1991), por David Harvey (2005) e adaptadas para os objetivos da análise de políticas. Como fundamentos teóricos dessa pesquisa, destacam-se a Educação Ambiental, a Agroecologia e as Políticas Públicas. Dialogamos com alguns autores como Caporal (2001, 2004 e 2009), Crivellaro (2008), Giovanni (2009), Gliessman (2005), Han e Hill (1993), Leff (2001), Loureiro (2005, 2006 e 2008), Mutim (2007 e 2018), Sorrentino (1998 e 2005). Deste modo, pela análise das duas políticas e pelas percepções dos sujeitos ficou evidente a necessidade da Educação Ambiental e a Agroecologia estarem interligadas. O trabalho demonstra que se configuram como interfaces dessas políticas os seguintes aspectos: discussão da relação entre sociedade e natureza; ações que garantam repensar os critérios sociais, ambientais, científicotecnológicos e econômicos nas políticas de desenvolvimento; discussões em torno da alimentação saudável. As especificidades estão relacionadas aos seguintes aspectos: a prática científica; ao campo de saber; às ações realizadas; aos processos educativos (formais e/ou não-formais. Por fim, compreendemos como as vivências nos diferentes espaços considerados para análise com os sujeitos - instituições de ensino, órgãos governamentais e movimentos sociais - são indutoras de aprendizagens à medida que se constituem como formativas, assim como a importância do diálogo entre os sujeitos desses espaços a fim de constituírem redes colaborativas, ações de cooperação e, sobretudo, fortalecer as estratégias educativas formais e não-formais articuladas de Educação Ambiental e Agroecologia. Destacando-se, dessa forma, o papel crucial dos Movimentos sociais e ambientais nos processos de formação dos sujeitos, nas lutas por direitos e consequentemente na formação da agenda de governo, bem como a participação nos processos de avaliação das políticas e na construção de novas estratégias de lutas.
- ItemNarrativas e existências negras na roça: entrelaçamentos da vida na formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-10) Silva, Ana Maria Anunciação da; Oliveira, Iris Verena Santos de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Rego, Adriano Eysen; Souza, Heron FerreiraEste trabalho tem por objeto de estudo minhas narrativas de vida e de formação como professora Negra da Roça. Estabeleço por objetivo geral compreender quais sentidos de formação são construídos a partir dos entrelaçamentos entre vida e profissão. Assim, tenho por objetivos específicos: i) narrar, na perspectiva da escuta sensível, a existência, enquanto mulher, negra, agricultora, da roça, explicitando os saberes experienciais e experiências formativas que se entrelaçam; e ii) interpretar criticamente a história de vida, episódios, vivências, experiências que marcaram o processo de tomada de consciência de mim, o produzir a vida (i)materialmente e as implicações à docência. Defini como questão de pesquisa o seguinte questionamento: quais sentidos de formação são construídos como professora Negra da Roça, a partir dos entrelaçamentos entre vida e docência? A natureza do estudo dá-se a partir da metodologia (auto)biográfica, alicerçada na estratégia investigativa das histórias de vida, de abordagem autoetnográfica e ancorada na filiação epistemológica hermenêutica-fenomenológica. Utilizo o dispositivo memorial de vida e formação, como intervenção/produto, apresentando-o como um dispositivo teórico e formativo, que poderá ser utilizado em espaços-tempos na formação continuada de professoras(es), como mobilizador/fomentador de diálogos-problematizadores sobre os sentidos de ser professoras(es)/educadoras(es) negras(os) da/na roça. No memorial, faço o anúncio do resultado do exercício de experimentação da curiosidade epistemológica, pelas veredas da contextualização, diálogo de saberes, calcado numa enunciação poética do meu repertório pessoal, profissional, histórico, político, cultural, agroecológico, econômico, geográfico, social, antropológico, artístico, linguístico, formativo, existencial e filosófico baseado numa educação centrada na ética da vida, na formação crítica e antirracista, o produto singular desse movimento vivido.
- ItemAs trajetorias de vida e as experiências formativas escolares dos sujeitos adultos: caminhos da EJA no território de identidade do sisal(2020-05-15) Santos, Paulo José Pereira dos; Nunes, Eduardo José Fernandes; Souza, Heron Ferreira; Sales, Mary Valda SalesEste trabalho apresenta uma reflexão sobre as trajetórias de vida e as experiências formativas escolares dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos do município de Valente-Ba, objetivando conhecer as experiências contadas sob o ângulo do percurso de formação ao longo da vida, evidenciando as práticas formativas inerentes ao itinerário escolar dos estudantes trabalhadores do município de Valente, com base na fenomenologia fizeram-se entrevistas narrativas com 15 estudantes adultos (acima de 24 anos) matriculados nas escolas públicas de Valente em 2018 e 2019, estes são sujeitos que estavam ligados direta ou indiretamente com o trabalho, em especial com a cadeia produtiva do sisal. A partir dos dados do Observatório de Educação de Jovens e Adultos (OBEJA) juntamente com os dados do IBGE, INEP, SEAGRI, IPEA foi realizada análise do contexto histórico-social local e com a contribuição teórica dos autores: Brandão (2002, 1986), Freire (2011; 2002; 2001; 1996; 1992; 1979; 1976), Arroyo (2018; 2016; 2012; 2006; 2005), Gadotti (2007; 2000) sobre suas reflexões a respeito dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos; Di Pierro (2000; 2005), Ferraro (2009), Haddad (2000, 1994), Perez (2013), Paiva (1990, 1987, 1973), que colaboraram nos aspectos históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, assim como Arendt (2001) e Arroyo (2005; 2007; 2012; 2019), Bauman (2007; 2001), Giddens (1991), Frigotto (2012), colaboraram com suas reflexões sobre a modernidade, educação e o trabalho na trajetória dos sujeitos pesquisados. Durante as narrativas foram evidenciados quatro temas centrais elegidos como categorias que foram analisados, são eles: o estudo na infância; o trabalho; o retorno ao estudo; e os sonhos dos sujeitos. Nesta dissertação ficou evidente que: os estudantes abandonaram a escola precocemente, que eles têm, em sua maioria, pais analfabetos ou que tiveram ínfimo acesso a escolarização; a necessidade de trabalhar e as dificuldades de acesso à escola, foram as principais influencias no abandono precoce; o que motivou o retorno foram as necessidades de uma melhor comunicação, acesso a informações para almejar a melhores colocações nos postos de trabalhos; e que a maioria tem um sonho de concluir os estudos e proporcionar boas condições de vida aos familiares.