Navegando por Autor "Oliveira, Maria Olívia de Matos"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar(2015-04-29) Barbosa, Kallila; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Moreira, Lúcia Vaz de Campos; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Almeida, Alba Riva Brito deEsse estudo, nomeado O amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar, nasce em terreno potencialmente fértil para discussões e produções sobre a temática, ainda pouco exploradas, seja nos campos da educação, psicologia, psicanálise ou no universo jurídico. Meu objetivo geral foi analisar a formação do professor da educação infantil e o manejo diante da alienação parental. Como problema, delineei: Que lugar e posição ocuparia o professor da educação infantil na dinâmica de alienação parental e qual a formação e que estilo poderia implicá-lo no processo (des)alienante de presença-ausência na vida escolar do aluno? Neste escrito, conceituo Alienação Parental (AP), o contexto histórico de sua teorização, tendo Gardner como referência. Além disto, proponho escutar a dinâmica psicossocial em questão pelas lentes da psicanálise e educação e entender o laço estabelecido na tríade primária constituinte da Alienação Parental, pai-mãe-criança, pela via da transferência, norteada pela teorização de Freud e Lacan. Escolho, ainda, pensar a formação do educador, com nomes como Tardif, Pardim e Souza, como possibilidade de dirimir os efeitos desses atos de Alienação Parental na estruturação do sujeito em foco. A rota metodológica traçada para a pesquisa foi a teórica bibliográfica, a partir do levantamento do estado da arte, de investigação e leituras. Os resultados mostram que a Alienação Parental é um sintoma da contemporaneidade; que atos de Alienação Parental são um maltrato à criança, uma prática de violência doméstica silenciosa, velada e recorrente; uma ampla possibilidade de contribuição para avaliar as pulsões de vida e de morte; a inexistência de uma política educacional de formação de professores que contemple o sintoma contemporâneo da Alienação Parental, e que prepare o professor para a identificação e a comunicação às instâncias competentes; e a falta de ações que contemplem a (des)alienação da criança. O texto busca lugares e posições dos pares envolvidos na dinâmica da Alienação Parental, primários e secundários, e a reverberação nos espaços de educação infantil.
- ItemCurrículo Regional Flexível: Uma Experiência Para a Disciplina “História de Canudos”, No Município de Canudos / Bahia.(2009) Ruas, Lilian de Souza Santos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Galeffi, Dante Augusto; Boaventura, Edivaldo MachadoEste estudo analisa as potencialidades de uma Proposta Pedagógica para uma Disciplina Geradora o diálogo com o contexto regional possibilitando acesso à educação de um sujeito ao conhecimento e flexível. Esse diálogo se apoiou na abordagem sócio-construtivista da educação. O Currículo Regional e Flexível é apresentado como uma possibilidade de uma prática pedagógica com bases na contextualização regional, neste caso específico, de Canudos/BA e na flexibilização dos modos de acessibilidade do sujeito aprendiz ao conhecimento. A perspectiva metodológica adotada é analítico-dialógica, de modelo praxiológico e participante. A proposta Pedagógica foi apresentada e amplamente discutida entre a comunidade de Canudos/BA, professores-pesquisadores da temática de Canudos com esta autora. Na consulta dialógica características como “valorização das tradições”, “resgate cultural”, “Estudo e reflexão sobre o processo de formação social de Canudos, a região e entorno”, “repensar o ensino de história de Canudos” foram destacadas. O Currículo Regional e Flexível na forma de Proposta Pedagógica para uma disciplina geradora mostrou-se ser uma prática pedagógica possível para as escolas do município de Canudos/BA. Conclui-se que a referida proposta constitui numa abordagem pedagógica que se compromete com o contexto sócio-históricocultura dos sujeitos envolvidos (professor e estudante), a partir da história de cada um num coletivo que se organiza e se regionaliza
- ItemDesign didático na WEB: autoria colaborativa do professor em contexto da EJA(2016-11-11) Fernandes, Gilberto Pereira; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de; Ferreira, Maria Conceição AlvesA presente escrita dissertativa busca traduzir de forma intersubjetiva e mutirreferencial, o processo de investigação científica vivenciado por mim, pesquisador e um grupo de professores da educação básica durante a realização de oficinas de formação docente em um Projeto de Extensão na Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Campus-XVIII-Eunápolis-BA. Essa pesquisa aplicada se desenvolve na perspectiva investigação-ação-formação, de caráter mediacional baseada nos saberes da experiência dos professores, diante das interfaces multimidiáticas e referenciais teóricos, em contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito inicial era promover uma reflexão analítico-crítica do material didático produzido com finalidade educacional, levando em consideração algumas potencialidades do uso de interfaces da Web, suscitando a necessidade de criação de design didático de autoria colaborativa de professores. Foram tomados como referência: portais educacionais de atividades pedagógicas voltados para a EJA e os outros ambientes online como: blogs, AVA, aplicativos e softwares. Tais aspectos foram norteados pela questão de pesquisa: como a autoria colaborativa de professores e professoras pode (re)significar o processo de produção de material didático em contexto de ensino/aprendizagem na EJA, diante das possibilidades da Web? O objetivo central consistia em contribuir para criação de um design didático online valorizando a autoria colaborativa de professores e professoras na produção de material didático para EJA diante das possibilidades da Web. Três eixos temáticos circundam a pesquisa: A Educação de Jovens e adultos (EJA); as tecnologias digitais; e o processo de produção didático pedagógico na Web. A concepção teórica adotada, parte da visão de que professores e alunos são pesquisadores e produtores de conhecimentos e situações de ensinagem (FREIRE, 1996, 2007), a criticidade do sujeito (FREIRE, 1982, 1987, 1997, 2000, 2000a); a nova ecologia cognitiva e inteligência coletiva (LEMOS, 2002; LÉVY, 1993, 1999); o papel hegemônico e informacional das Redes (CASTELLS, 1999, 2003); as subjetividades múltiplas e singularidades (SANTAELLA, 2004, 2013), concepções sobre design instrucional contextualizado (FILATRO, 2007), o design educacional, (MATTAR, 2013); e o (design) desenho didático (SILVA, 2012a) e (ALMEIDA; SILVA, 2012); e as autorias colaborativas (SILVA, 2012), (MARTINS, 2014). No processo de pesquisa e formação, ficou evidente que os sujeitos educativos da EJA não são os off-liners de outrora, e que a inserção das tecnologias digitais no processo de escolarização representa uma oportunidade de redimensionar a prática pedagógica, considerando os novos tempos e modos de ensinagem para desenvolver autonomias na cultura digital insurgente.
- ItemFormação continuada docente na educação infantil e suas implicações na prática pedagógica(2018-04-06) Souza, Regiane Santana de; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Canda, Cilene Nascimento Canda; Sodré, Liana Gonçalves PontesA presente pesquisa surgiu das inquietações acerca da qualidade do atendimento que é oferecido na Educação infantil, compreendendo a especificidade da docência e a atenção destinada à educação das crianças ao longo da história. Desse modo, este trabalho consiste na investigação sobre o processo de formação continuada do professor que atua Educação Infantil, norteado pelas seguintes questões: a formação continuada do professor da Educação Infantil possui implicações na sua prática pedagógica? Há articulação entre teoria e prática na formação continuada? Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar sobre o processo de formação continuada do professor da Educação Infantil e suas implicações na articulação teórica e prática pedagógica. Apreciando a formação continuada que é desenvolvida nos Centros de Educação Infantil no município de Amargosa-BA. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e está caracterizada como Estudo de Caso; adotamos como base epistemológica a inspiração dialética e nos ancoramos em aportes teóricos que embasaram potencialmente as discussões. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada - com professoras e gestoras de dois Centros de Educação Infantil. A análise da pesquisa evidenciou que as docentes compreendem a formação continuada como fator que auxilia na construção de conhecimentos e embasamento para a prática. As implicações da formação continuada na prática pedagógica ocorrem de maneira satisfatória para a maioria das professoras, e favorecem as possibilidades de buscar estratégias para a prática diferenciada e refletirem sobre suas ações (práxis). À articulação entre teoria e prática apresenta-se insuficiente, com necessidade maior de trocas de experiências com colegas de outras instituições. Foram evidenciadas práticas pedagógicas expressivas e mediadoras das aprendizagens das crianças. Algumas contradições foram demonstradas entre as gestoras e docentes com relação à elaboração da formação continuada, desse modo, para superar possíveis desafios, é preciso favorecer um ambiente dialógico e colaborativo na instituição. De modo geral, considerando a proposta, a formação continuada possui implicações positivas na prática pedagógica. Todavia, considerando as constantes mudanças, precisamos ter o olhar atento e crítico, propondo sempre melhorias para o atendimento às crianças e valorização docente.
- ItemFormação docente em educação física na UNEB campus XII: análise de um currículo em ação(2017-07-21) Cruz, Marlon Messias Santana; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Silva, Welington Araújo; Conrado, Margarete de Souza; Leiro, Augusto Cesar RiosO presente estudo insere-se entre os que investigam as relações EducaçãoSociedade e Práxis Pedagógica. Especificamente busca contribuir com respostas cientificas das problemáticas significativas correspondentes à formação de professores de Educação Física na Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação, Campus XII, Guanambi-Bahia. Analisa, especificamente, a realidade da formação docente em Educação Física na UNEB – DEDC XII e suas contradições no que concerne a falsa dicotomia teoria/prática. Desta forma, delineamos o problema de pesquisa: Quais as concepções de formação presentes nas proposições pedagógicas dos professores do curso de licenciatura em Educação Física da UNEB – DEDC Campus XII? Considerando o problema exposto, traçamos como objetivo geral averiguar a base teóricometodológica do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB – DEDC Campus XII, com o propósito de reconhecer as contradições e compreender a realidade da formação docente. trilhando o caminho da abordagem de pesquisa qualitativa, o diálogo com o tema Formação Docente e Currículo, para assim analisar o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – DEDC Campus XII. Os instrumentos utilizados para levantamento dos dados foram a análise de documentos e entrevistas. Além da abordagem qualitativa, caracterizamos esta investigação como um Estudo de Caso (Yin, 2001), pois, foi investigado um grupo exclusivo professores que atuam no mesmo curso, na mesma instituição de ensino. Neste sentido, faz necessário refletir sobre a formação de professores de Educação Física, levando em consideração às determinações históricas, sócio-econômicas e políticas da sociedade. Destarte, acredita-se que os currículos de formação em Educação Física, devem propor as mudanças necessárias para a futura atuação. Esta atuação está imbricada na formação de sujeitos críticos capazes de transformar o atual quadro da Educação Física que é tanto questionada e acima de tudo, legitimar sua prática no ambiente escolar.
- ItemGeometria e educação infantil: múltiplas imagens, distintos olhares(2008) Santana, Mirian Brito de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Martins, Maria Cristina; Sonneville, Jacques Jules; Oliveira, Maria Olívia de MatosOs conhecimentos geométricos foram fundamentais para os seres humanos no desenvolvimento das mais diversas atividades que realizaram ao longo da história. Na educação, porém, esta ciência encontra-se sem espaço definido, mesmo quando pesquisas já apontam para a sua necessidade nos currículos escolares, desde a etapa inicial, para auxiliar na consolidação dos conhecimentos. Partindo deste pressuposto, procuramos estudar os conhecimentos geométricos presentes numa das etapas mais importantes da escolarização - a educação infantil, e verificar se estes conhecimentos eram visíveis para as professoras das turmas pesquisadas e para alunos e alunas do Curso de Licenciatura em Matemática. Realizamos um estudo a partir de imagens das atividades diárias de três turmas de educação infantil de uma escola pública do município de Senhor do Bonfim (Bahia, Brasil) e optamos por uma abordagem descritiva e qualitativa através de grupos focais. Estas imagens foram submetidas às professoras das turmas envolvidas, e também aos alunos e às alunas do segundo ano do Curso de Licenciatura em Matemática da UNEB. A pesquisa nos mostrou que as crianças (seja em atividades usualmente desenvolvidas na escola, como a escrita, a leitura e a pintura; seja em atividades que envolvem jogos e brincadeiras; ou mesmo nos intervalos das aulas) usam os conhecimentos originários da geometria e constroem relações geométricas. Também mostrou que as professoras e os alunos e as alunas do curso de Licenciatura em Matemática estão distantes de visualizar grande parte dos conhecimentos geométricos. Acreditamos que a ausência da geometria nas diferentes etapas da educação os impedem de identificá-los. Verificamos, ainda, que a reunião destes grupos num único grupo focal possibilitou não só identificar mais conhecimentos das crianças em relação à geometria, como entrever os benefícios que estes conhecimentos poderão trazer para a formação das crianças. Destacamos, além disso, que um grande desafio a vencer é a construção de currículos locais ou regionais livres das atuais amarras impostas por um sistema baseado apenas nos conteúdos assinalados no Referencial ou nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
- ItemGestão na EAD: A Contribuição do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB(2011-09-26) Rocha, Ana Karine Loula Torres; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Alonso, Kátia Morosov; Novaes, Ivan LuizEsta dissertação tem por objetivo caracterizar e analisar a gestão adotada na Educação a Distância (EAD) do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB, destacando o aspecto da flexibilidade e da construção coletiva no processo de tomada de decisão como elementos significativos que perpassam a gestão de cursos na EAD e por objetivos específicos analisar os desafios da contemporaneidade e as novas demandas apresentadas pela sociedade, além de historicizar a EAD a partir da década de 1990, identificando aspectos, entraves e perspectivas na gestão da EAD a partir da experiência do Projeto Piloto da UNEB. Definimos enquanto categorias de análise a EAD, gestão, flexibilidade e tomada de decisão. Com esta pesquisa foi possível compreender que a garantia do espaço da “escuta”, reflexão, avaliação, (re)significação, intervenção e mudança por meio da flexibilidade e tomada de decisão coletiva/colegiada é imprescindível em cursos de EAD que buscam desenvolvê-la como uma modalidade que precisa construir uma educação de qualidade; entendemos ainda que é preciso ampliar os estudos, pois estes ainda são um percurso em formação, e estabelecer uma política de educação que respeite a EAD, buscando compreendê-la melhor, numa perspectiva de construção de uma educação sem “distâncias” na universidade pública. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo método de estudo de caso para compreender o que propõe o objetivo deste trabalho; quanto ao enfoque, definimos como de caráter descritivo/interpretativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário, análise documental, observação direta, entrevistas e o ambiente virtual de aprendizagem – Moodle; para análise dos dados, empregamos a técnica de análise de conteúdo. O estudo de caso tem como campo de pesquisa o Curso de Administração a Distância da UNEB, Projeto Piloto da UAB.
- ItemModelagem do role-playing game digital para cidadania crítica entre os jovens do cabula e entorno(2016-04-28) Duarte, Caroline Alcântara; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Neto, Adelmo de Souza Machado; Rocha, José Cláudio; Oliveira, Maria Olívia de MatosEste trabalho analisa como o RPG digital enquanto ferramenta pedagógica e tecnológica pode criar condições para que os jovens alunos de escolas públicas da região do Cabula e entorno possam desenvolver uma consciência crítica da cidadania e criar habilidades de resiliência através do jogo. Neste tocante, o estudo sobre a história das crianças e jovens no Brasil permite compreender quais os instrumentos que forjam a visão do jovem como ser marginal. Compondo o campo empírico, é analisada a construção urbana do Cabula enquanto espaço de afastamento das famílias pobres do centro metropolitano e sua atual especulação imobiliária, refazendo a história de afastamento e exclusão social. A pedagogia histórico-crítica cunhada por Demerval Saviani trouxe a base pedagógica necessária para modelar o jogo tendo em vista a trajetória de exclusão e alienação sofrida pelos jovens sujeitos da pesquisa: os moradores e estudantes de escolas públicas do Cabula e entorno. O socioconstrutivismo de Lev Vygotsky sustenta a base epistemológica necessária para criar os mecanismos de apoio e fomento a atuação do jovem de forma engajada, através da mediação e interação entre os pares. As habilidades sociais do sujeito enquanto ser social é ampliada e promovida de forma a criar meios de construção da autonomia e resiliência nos jovens através das simulações do RPG digital. Os dados obtidos sobre a condição social do jovem e da criança pertencentes ao Cabula e entorno, analisados com base na filosofia da práxis, e o conceito de intelectual, desenvolvido por Gramsci, e relacionados à abordagem metodológica DBR, serão desenvolvidos na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos na pesquisa a partir da simulação de situações cotidianas que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre situações cotidianas que necessitam de intervenção de forma positiva para apoiar desenvolvimento pessoal e local de maneira colaborativa e ativa.
- ItemOi kabum! Escola de arte e tecnologia: a educação como produto do marketing(2010) Cunha, Leonardo Santa Inês; Silva, Ronalda Barreto; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Filho, Genauto Carvalho de FrançaPesquisa documental que buscou investigar projetos educacionais de responsabilidade social, tomando como objeto a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em Salvador. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma os mecanismos de comunicação institucional da empresa financiadora interferem na formatação e execução da Escola. Para tanto, realizou-se uma contextualização das mudanças na configuração do Estado e das políticas públicas em educação nas décadas e 1980 e 1990, bem como a discussão do conceito de “terceiro setor”. Discutiu-se ainda o conceito de responsabilidade social em suas diferentes abordagens e relação com o marketing. O estudo de caso observou ainda a participação da empresa Oi, do Governo do Estado da Bahia e da ONG Cipó Comunicação Interativa para a realização do projeto. Identificou-se que o projeto educacional adaptou-se em sua trajetória às demandas de visibilidade da marca “Oi” e que a empresa de telefonia é o principal agente na realização da iniciativa.
- ItemA organização dos espaços/ambientes de educação infantil sob a perspectiva das crianças e das professoras(2016-05-30) Santana, Djanira Ribeiro; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Cordeiro, Karina de Oliveira Santos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Oliveira, Maria Olívia de MatosO interesse pela pesquisa nasceu da experiência na coordenação pedagógica de uma instituição de Educação Infantil, na qual a inadequação da infraestrutura do espaço contribui para a carência de ambientes organizados para atender às especificidades das crianças. Teve por objetivo analisar a organização e os elementos presentes nos espaços/ambientes escolares, com a contribuição das crianças e das professoras. A principal questão que direcionou a problemática em estudo foi a seguinte: Como devem ser organizados os elementos presentes nos espaços/ambientes de uma instituição de Educação Infantil municipal sob a perspectiva das crianças e professoras? Para a realização do estudo, optamos pela abordagem da pesquisa de ordem qualitativa, com um estudo de caráter descritivo que nos permitiu adotar uma estratégia metodológica pautada em quatro procedimentos distintos: 1) observações com registros no caderno de campo; 2) questionário aplicado junto às professoras; 3) fotografias tiradas pelas crianças e professoras dos diferentes E/A da escola; 4) interlocução junto às crianças e professoras. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Infantil no município de Ibicuí-Ba e contou com a participação de nove crianças e duas professoras como sujeitos informantes. O processo de interlocução usado junto aos sujeitos da pesquisa foi mediado pelo uso da fotografia, que permitiu a fluidez dos sujeitos, sobretudo das crianças, que se dispuseram a analisar de modo crítico todos os espaços que fotografaram, emitindo sua opinião sobre os mesmos. Para analisar os dados produzidos, empregamos o procedimento de análise de conteúdo de Bardin (2011), por nos permitir ter flexibilidade na organização dos dados e revisão teórica e favorecer o desvendar do discurso de maneira crítica através da inferência na interpretação das informações. Os resultados apontam tanto para a inadequação da infraestrutura dos espaços físicos e para a ausência de espaço para a brincadeira e o movimento, quanto para uma organização desses E/A caracterizada pela desconsideração do interesse das crianças.
- ItemRefletindo sobre os processos pedagógicos de sala de aula através da vivência e refuncionalização do the sims(2017-06) Fonseca, Lázaro Emanuel Souza; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Hetkowshi, Tânia Maria; Cruz, Dulce Márcia; Oliveira, Maria Olívia de MatosAtravés do desenvolvimento da pesquisa autobiográfica, buscamos redimensionar as possibilidades refuncionalizadas no game The Sims, a partir da vivência que tivemos com ele e da nossa experiência de jogador, no desejo de inter-relacionar tais descobertas e potencialidades do game no processo pedagógico escolar. Por meio do sentido e uso que conferimos ao jogo, nos possibilitaram identificar a interação, a criatividade e a representação dos pápeis sociais como os elementos característicos do game, os quais lhe fundamentam como pedagógico. Com o transcorrer da investigação qualitativa, chegamos ao entendimento que, por intermédio de interação com o The Sims, o sujeito-jogador poderá potencializar, direta ou indiretamente, as habilidades de concentração, imaginação, senso crítico e de responsabilidade, e a autonomia, tão importantes para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Por isso, chegamos à consideração que o game investigado, por conter elementos pedagógicos contidos em sua estrutura, pode ser considerado como um suporte-pedagógico escolar, sendo utilizado pelo professor como um meio espontâneo dos seus alunos conseguirem produzir, individual e coletivamente, conhecimento e saberes, imprescindível para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social.
- ItemSujeito em janelas: a relação com o saber na EAD(2012-03-09) Medrado, Adonai Estrela; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Charlot, Bernard; Matta, Alfreo Eurico Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino deNa tela do computador, vivemos em janelas. Simultaneamente, adotamos várias identidades e estamos em vários locais. Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação com o saber que se estabelece quando nos propomos a construir uma formação universitária fazendo uso da modalidade (supostamente) a distância. Neste caso, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) torna-se mais uma janela em nossas vidas. O objetivo da dissertação é analisar e refletir a relação com o saber num curso para formação de professores de Letras na Educação a Distância (EaD). O método adotado foi a etnografia virtual – o pesquisador matriculou-se no curso de uma conceituada universidade privada para vivenciar e analisar a experiência de uma turma. A experiência etnográfica descrita ocorreu entre o segundo semestre de 2009 até o segundo semestre de 2011. Foram coletas três entrevistas utilizando-se a abordagem (auto)biográfica. Cada colaborador entrevistado trilhou percurso distinto no curso – um trancou, outra evadiu e uma terceira permanece – e estabeleceu sua forma própria de relação com o saber. Sem julgamento de valor, trechos específicos das entrevistas foram selecionados e analisados conforme os objetivos da pesquisa. Optou-se pela análise semântica e privilegiou-se o levantamento dos participantes, dos eventos e das características associados ao contexto da formação na vida e ao processo adaptativo à condição de estudante. Concluiuse que a formação, o estudo e a aprendizagem possuem significados diferentes para cada sujeito. A maneira como cada um se relaciona com o saber favorece ou dificulta sua permanência e seu sucesso na EaD. Não é a modalidade ou a instituição ou o design didático adotado que é bom ou ruim em si, mas a relação construída que é frutífera ou não.
- ItemTecnologias Digitais no Ensino Presencial: um Estudo Inscrito na Universidade do Estado da Bahia(2018-03-26) Ferreira, Suiane Costa; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Maraschin, Cleci; Souza, Antônio Vital Menezes de; Alves, Lyn Rosalina GamaSegundo a Teoria Ator-Rede (TAR), o ambiente da universidade é compreendido como um híbrido formado por professores, alunos, gestores, salas de aula, laboratórios, computadores, internet, regras de conduta, rituais cotidianos, cadernetas eletrônicas, política institucional, etc, que se associam e formam redes sociotécnicas. Essas associações entre humanos e não-humanos produz como efeito uma política cognitiva que por sua vez direciona os modos de ensinar e de se relacionar do professor, seja com seus pares, com os estudantes ou com a tecnologia. Desse modo, esta pesquisa definiu como objetivo geral mapear a rede sociotécnica para uso da tecnologia digital no ensino presencial na Universidade do Estado da Bahia evidenciando a articulação entre a política institucional, a tecnologia e as práticas educacionais. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso apoiado no método cartográfico, desenvolvida na UNEB. Para a construção do caso foi utilizado a pesquisa documental, o questionário online e entrevitas individuais com gestores e docentes. Na busca por mapear a rede conformada, a pesquisa revelou um longo processo de tradução, descrito a partir de duas escalas: contexto internacional mobilizando mudanças nacionais (surgimento da política pública de formação de professores apoiada na EaD), que por sua vez agenciaram mudanças dentro da universidade. A UNEB, enquanto ator-rede, objetivando contribuir para o crescimento e estabilização da rede mobilizou outras ações e agenciou novos atores. Esta dinâmica de associações favoreceu a produção de uma rede que subutiliza a tecnologia disponibilizada pela universidade, além de performar uma política cognitiva bastante recognitiva e individualista. A rede conformada (pautada em resoluções, vinculações superficiais, inexistência de ambiências coletivas de diálogo e de formação, suporte técnico precário) vem dificultando que o professor atue com competência. Como a rede mapeada disponibiliza a tecnologia mas não agrega/mobiliza os atores ao redor da mesma, permitiu que alguns professores assumissem um modo de utilizar a tecnologia na sua prática pedagógica alinhado com os engajamentos que estebeleceram para além das ações institucionais. Nesta rede mapeada, existe portanto a coexistência de múltiplas práticas, múltiplas políticas cognitivas e múltiplas realidades do uso da tecnologia no ensino presencial na UNEB. A partir desta cartografia, se faz importante pensar como essas práticas interferem em outras práticas. Atentar para a percepção de uma multiplicidade de práticas e realidades sobre as tecnologias digitais dentro do ator-rede UNEB pode nortear novas decisões sobre a aquisição de tecnologias, processos formativos, redes de colaboração, melhoria de infraestrutura e novas resoluções/decretos institucionais.
- ItemVariações da forma na cena educacional: experimentação e corpos (im)possíveis(2013-05-24) Ferraz, Ana Rita Queiroz; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Leite, Alex Sandro; Galeffi, Dante Augusto; Mendonça Filho, Manoel Carlos Cavalcanti de; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta tese trata da variação das formas na cena educacional, a partir da experimentação. Traça cartografias, ressaltando o determinismo da representação e a fabricação de “corpos dóceis e úteis” pelas politicas de forças baseadas na recognição. Investiga situações nas quais as tensões entre as forças da recognição e forças livres produzem des-figurações nos esquemas simplificadores e fixadores de formas, resultando em corpos intensivos e produtores de potência. Pelo caráter de pesquisa-experimentação levanta questões sobre a pesquisa e o pesquisar, bem como sobre um modo de escrita possível na variação, porquanto produza rasuras na representação. Apresenta o objeto como uma nuvem de virtuais que se efetua na medida do desenrolar da pesquisa, demandando uma implicação radical do pesquisador com o plano da imanência. Propõe, para além da formação, a des-figuração como estratégia para fugir ao essencialismo do sujeito e à produção social das forma-academia, forma-escola, forma-professor, forma-pesquisador-escritor, forma-aula, forma-aluno, forma-currículo. Reconhece a variação como o que vige “entre” a arte, a educação, a filosofia e a ciência. Para tanto, trabalha com ideias de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Luis Fuganti, Mikhail Bakhtin, dentre outros.
- ItemVivenciando a EAD: os múltiplos olhares dos aprendentes(2009-03-10) Santos, Adilson Gomes dos; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Boneti, Lindomar Wessler; Oliveira, Maria Olívia de MatosEsta pesquisa tem por objetivo analisar as opiniões dos professores-cursistas sobre o percurso de aprendizagem na educação a distância (EAD) e a sua influência no exercício da docência presencial. É uma investigação de natureza qualitativa, que teve como objeto de estudo as políticas públicas de formação inicial de professores, tendo como campo empírico o curso de licenciatura em Letras Português-Inglês, primeiro curso de graduação na modalidade a distância do estado da Bahia. Foi adotado como procedimento metodológico o Estudo de Caso numa abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa documental e aplicação de questionários. Para análise e reflexão, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2008). Os resultados da pesquisa apontaram que, a partir da vivência do processo educativo na EAD, a maior parte dos professorescursistas conseguiram romper com a concepção tradicional de educação, incorporando no seu percurso de aprendizagem e, conseqüentemente, no exercício da docência presencial, as tecnologias da informação e comunicação (TIC), por meio de uma postura crítica, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Os resultados ainda mostraram as potencialidades da EAD como uma alternativa para os cursos de formação de professores em consonância com as novas exigências da sociedade da informação. Afinal, há uma década Lévy (1999) já nos convidava a analisar o futuro da educação fundamentada na “mutação contemporânea da relação do saber”, que acelerou a renovação dos saberes e modificou a concepção de trabalho fundamentada no aprender, no transmitir saberes e no construir conhecimentos. E os resultados desta e de outras pesquisas sugerem que a formação na EAD mediada pelas TIC favorece novas formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio e de conhecimento.